Uma pessoa morre e outras 106 ficam desalojadas após cabeça d’água atingir Lídice, em Rio Claro

0

RIO CLARO

Uma senhora faleceu e mais de cem pessoas ficaram desalojadas após uma  cabeça d’água atingir o município, em principal, o distrito de Lídice.

Flávia Fraga, de 56 anos era diabética hipertensa, e, provavelmente, infartou com o susto de ver toda a sua casa sendo alagada. Ela foi levada para o Pronto Atendimento, que também estava alagado, mas não resistiu.

De acordo com informações do diretor da Defesa Civil, Leonardo Rodrigues de Oliveira, foram 106,8 milímetros de chuva em 24 horas. Das 20 às 23 horas, o volume de concentração de chuva foi de 50 milímetros, o que causou o transbordo do Rio Piraí ocasionando a inundação total do centro do distrito e interdição da RJ-155, com vários pontos de deslizamentos de barreira. Todos moradores que conversamos são unanimes em dizer que nunca se viu tanta chuva no distrito. A Defesa Civil está percorrendo a localidade fazendo levantamentos e prestando ajuda a essa população, os desalojados estão voltando para suas casas e estamos todos analisando a situação dessas moradias”, comenta o diretor.

Assessoria da prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Obras e Planejamento Urbano, Defesa Civil, Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está em plena ação para desobstruir totalmente a rodovia. Máquinas, homens e caminhão pipa estão  ajudando na remoção dos entulhos, limpeza e outras ações. Ao mesmo tempo  estará atuando em Rio Claro, no Morro do Estado, Itambé e outros locais.

Videos em redes sociais mostram que o volume de água nas ruas chegou a encobrir até mesmo carros, imagens  mostraram  cavalos passando no meio da rua com água quase no pescoço.

A Secretaria de  Assistência Social e Direitos Humanos, através do secretário Julio Cesar, está fazendo um levantamento para iniciar uma campanha de doação. As igrejas do município e do distrito também já começaram ase mobilizar para arrecadar roupas, alimentos dentre outros itens.

A Cedae teve de interromper o abastecimento em Lídice pois as bombas foram atingidas e estão sofrendo reparos para limpeza e obstrução.

O Pronto Socorro, o Centro Cultural e a Creche Menino Jesus de Praga já estão limpos, mas com perdas muito grandes. O Secretário Estadual das Cidades – Engenheiro Uruan Cintra de Andrade, esteve em nome do Governador Cláudio Castro visitando a cidade e já se comprometeu em reequipar os prédios com tudo que foi perdido na enchente. Além disso, outras medidas serão tomadas em favor dos moradores que tiveram suas casas invadidas pela água e também comerciantes que perderam tudo. 

De acordo com a Secretaria de Obras, a cabeceira da ponte do Alto do Rio das Pedras foi completamente destruída e medidas estão sendo tomadas para reabrir a estrada. A ponte de Santana provavelmente será interditada devido à avarias.

 

 

Deixe um Comentário