Trabalhadores da Stellantis aprovaram proposta negociada pelo sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos

0

PORTO REAL

Recentemente o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Sul Fluminense atuou no caso de demissões da Stellantis. Na ocasião, a empresa desligou 137 funcionários contratados por tempo determinado, sem consultar o sindicato.

De acordo com o  presidente do sindicato, Edimar Leite, o prazo do contrato dos trabalhadores seria encerrado em outubro, mas o desligamento aconteceu antes do carnaval. “A direção do Sindicato tomou conhecimento, através dos próprios trabalhadores, sobre as demissões. Imediatamente, ainda na semana do carnaval, o sindicato procurou os representantes da empresa e acionou o Ministério Público Trabalho na tentativa de buscar uma mediação para preservar os empregos, através de lay off ou férias coletivas”, destaca.

Ainda de acordo com o sindicato, essa atitude da empresa violou uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que exige intervenção sindical prévia (exigência procedimental) imprescindível à dispensa em massa de trabalhadores. “A negociação com a Stellantis teve um resultado favorável aos trabalhadores, embora a proposta da nossa gestão à frente do sindicato seja sempre a preservação dos empregos. A empresa reconheceu que deveria ter entrado em contato com o sindicato primeiro. Comemoramos o resultado porque ficou bastante claro o nível de satisfação e confiança dos trabalhadores, que ficaram estampadas nos rostos de todos, em uma assembleia que aprovou por unanimidade a nossa negociação com a empresa. Responder às necessidades dos trabalhadores sempre será a nossa prioridade. O sindicato convocou uma assembleia, onde foi aprovado por aclamação e por unanimidade a proposta apresentada no valor de R$ 7 mil, além dos valores já pagos na rescisão. A empresa se comprometeu a pagar esse valor até o dia 29 de março”, destaca o presidente, acrescentando que a empresa também se comprometeu em dar preferência a esses trabalhadores nos processos seletivos da empresa. Sendo divulgadas a eles as vagas compatíveis com a sua experiência profissional, e grau de escolaridade.

 

 

Deixe um Comentário