Temporal desta tarde atinge vários bairros de Volta Redonda e deixa ruas alagadas

0

VOLTA REDONDA

O temporal que atingiu a cidade na tarde de hoje, dia 7, deixou vários bairros alagados e muitas ruas se transformaram em verdadeiros rios com forte correnteza, cuja águas até cobriram carros. Moradores dos bairros Aterrado, Vila Mury, Retiro, Aterrado, Vila Brasília, Vale Verde, Belmonte e Siderlândia foram alguns que registraram o caos por causa da chuva. Segundo a Defesa Civil, até o fechamento da edição, quatro casas tinham sido interditadas preventivamente. Duas no bairro Eldorado e duas no bairro Belo Horizonte. O motivo da interdição é o risco de deslizamentos em trechos próximos dos imóveis. No total, nove pessoas foram abrigadas temporariamente em casas de parentes. Uma das casas do Eldorado, três pessoas precisaram ser resgatadas, inclusive uma senhora de 90 anos.

No Retiro, além de invadir residências, a chuva causou transtornos no trânsito. Alguns carros foram arrastados e impedidos de transitar. Em alguns pontos, faltou energia, como no Santa Cruz. No caso do bairro Vila Mury, os moradores da Avenida José Alves Pereira declararam que enchente como essa não era registrada desde 2000. Muitas pessoas ficaram impedidas de sair de casa, mesmo de carro. A Avenida Antonio de Almeida ficou totalmente alagada, impedindo a passagem de carros e pedestres.

Na Avenida Sobreira Pires, entrada do Vila Brasília, uma forte correnteza assustou os moradores. No Aterrado também, várias ruas foram invadidas por um grande volume de água. No bairro Vila Santa Cecília, o Rio Brandão transbordou e também causou alagamento na Rua 33, e acabou interrompendo o trânsito por algumas horas. Um carro foi arrastado pela correnteza e a exemplo do que ocorreu em outros pontos da cidade, residências e estabelecimentos comerciais foram invadidos pela enxurrada.

AÇÃO DA DEFESA CIVIL

Logo após o temporal, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda atendeu, na tarde de hoje, chamados por alagamentos em diversos pontos da cidade. Uma das principais causas dos alagamentos, segundo a Defesa Civil, foi o nível alto em que se encontrava o Rio Paraíba do Sul, que estava 2,15 metros acima do normal. Com isso, o escoamento foi prejudicado e a água da chuva acaba retornando por algumas manilhas já cheias com a água do rio. Até a tarde de hoje, a chuva atingiu 44.5 milímetros.

As equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura foram aos locais mais atingidos e trabalharam para ajudar a população e no escoamento da água.

RESGATE DE FAMÍLIA

No bairro Eldorado, uma família, composta de três pessoas, uma idosa de 90 anos, um homem de 45 e um adolescente de idade não informada, precisou ser resgatada de uma residência.

O local ficou com acessos impedidos pela queda de lama e barranco. O resgate, na Rua Nova Friburgo, foi feito pelo caminhão do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública. Ninguém ficou ferido.

 

*Matéria atualizada às 20h57min, após informação de desalojados

 

Deixe um Comentário