Temporal com granizo surpreende moradores da região

0

SUL FLUMINENSE

Angra dos Reis, Paraty, Piraí e Volta Redonda foram cidades do interior atingidas por fortes temporais acompanhados de granizo na noite de quinta-feira, dia 7. O fenômeno surpreendeu moradores, como o analista de sistemas Gledson Cruz, que mora no bairro Roma, em Volta Redonda. Ele contou que a chuva foi rápida, mas lembrou que ninguém espera ver granizo nessa época do ano que é característica pelo tempo seco e sem incidência de chuvas. “Foi um susto. Moro em um condomínio e foi todo mundo descendo para colocar edredons sobre os carros. Apesar disso, não tivemos informação de estragos e a chuva foi bem rápida, durante entre 10 e 15 minutos”, afirmou.

Em Antônio Rocha, distrito de Barra Mansa, alguns moradores também relataram a queda de granizo durante temporal.

Moradores do Roma foram surpreendidos com a queda de granizo – Foto: Cedida por Gledson Cruz

Segundo o observador meteorológico Rafael Bellan, do Centro de Monitoramento Climático Fluminense, o temporal acompanhado de granizo foi fruto de uma passagem de uma frente fria aliada a um sistema de baixa pressão entre o litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro. “Esses sistema de baixa pressão sugou a umidade dessa frente fria que estava estacionada sobre a região e formou nuvens carregadas que causaram essas áreas de instabilidade climática”, explicou.

PREVISÃO DO FIM DE SEMANA

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o sábado e domingo serão diferentes dos últimos dias, que foram de tempo frio. O clima neste fim de semana começa a dar uma firmada, pois a frente fria vai embora de uma vez e o sistema de baixa pressão perde força e se afasta do território fluminense.

O sábado ainda será de muita nebulosidade, mas quase nenhuma chuva no estado. Se chover será fraco e pontual; o sol aparece entre muitas nuvens e a temperatura sobe um pouco mais no período da tarde. O clima continua ameno apesar do ligeiro aquecimento.

No domingo, o tempo firma de vez em todo o estado do Rio com o fim da frente fria e o sistema de baixa pressão. O amanhecer ainda pode ser com um pouco de nebulosidade em boa parte do estado, mas à tarde o céu fica limpo, com quase nenhuma nuvem e a temperatura sobe consideravelmente, deixando uma sensação de abafamento. O sol voltará a brilhar forte.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !