Setor turístico de Itatiaia respira aliviado com a reabertura do setor nesta sexta-feira

0

ITATIAIA

Foi com alivio que o setor turístico da região recebeu a notícia de que o funcionamento de empreendimentos e estabelecimentos que compõem a rede hoteleira poderiam funcionar já a partir desta sexta-feira, dia 5. Em decreto de número 3.459 de 02 de Junho, fica determinado que o limite de disponibilidade da capacidade de acomodação em hotéis seja de 40% e de que sejam efetuadas todas as regras de higienização já determinadas (decreto 3.435/2020).

O presidente da Mauatur, Paulo Gomes Oliveira, destaca que o setor já tem boas expectativas e que já estão recebendo pedidos para reservas para o feriado prolongado de  Corpus Christi, celebrado na próxima quinta, dia 11. “É um feriado prolongado, que ainda conta com o Dia dos Namorados, então, a expectativa já é boa por conta disso. Nosso turista vem em busca de belezas naturais e do frio, ambos bem característicos da nossa região”, destaca.

Sobre a reabertura do setor, ele conta que todos os envolvidos estão preparados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e itens de higienização, tanto pessoal, quanto para os estabelecimentos. “A reabertura proporciona fôlego para o pequeno empreendedor, para o artesão que sobrevive do turismo. A reabertura proporciona o movimento da economia, além de melhorar a vida das pessoas que sobrevivem do setor”, cita.

Sobre porcentagem de taxas, ele cita ainda não poder informar, já que é tudo muito recente e o fato de Resende ainda não ter autorizado a reabertura do setor de hotelaria. “Inclusive, hoje temos uma reunião para tratar disso. A região turística de Visconde de Mauá, é composta por Itatiaia, Resende e Bocaina de Minas (MG), nós havíamos um acordo de abrir conjuntamente, só falta Resende acatar, estamos negociando a flexibilização responsável do setor. O turismo é que elava o nome dessas cidades e movimenta a economia”, destaca.

REGRAS DE FUNCIONAMENTO

Para que as pousadas, hotéis ou similares voltem a funcionar no cumprimento da nova lei, é necessário encaminhar à Secretaria Municipal de Turismo, informações como: o nome do estabelecimento, as datas e controle das reservas realizadas, com o nome e CPF de todos os hóspedes agendados.

O mesmo procedimento deve ser adotado por restaurantes da região turística do Parque Nacional, Penedo, Maringá e Maromba ou de qualquer outra localidade (deve ser respeitando o limite máximo de 50% de ocupação).

O prazo mínimo para o envio do formulário é de pelo menos 24 horas de antecedência da data de confirmação de reserva e deverá ser realizado pelo e-mail: [email protected], ou ainda por meio de ofício protocolado na própria Secretaria.

A liberação para a entrada do visitante ficará disponível em todas as barreiras sanitárias e os mesmos serão submetidos à avaliação de alteração de temperatura corporal pelos agentes públicos. Os casos em que gerarem dúvidas serão imediatamente encaminhados para uma unidade hospitalar e passarão por avaliação clínica.

Ainda sobre o retorno das atividades, a Secretaria orienta que cada espaço de acomodação passe a utilizar termômetros com infravermelho para aferir a temperatura de seus hospedes e funcionários, em todas as ocasiões, tanto de entrada, quanto as de saída dos mesmos.

Todas as novas regras estão disponíveis no ‘Boletim Oficial da Prefeitura de Itatiaia’ que pode ser acessado em  https://bit.ly/30dx6TF

 

 

 

 

error: Conteúdo protegido !