Sassaricando – Oscar Nora-18 de janeiro de 2020

0


Com 12 clubes, 7 da capital e 5 do interior, começa hoje o Campeonato Estadual de Futebol Profissional do Rio de Janeiro, popularmente conhecido como Campeonato Carioca. Na primeira fase, a da Taça Guanabara, 6 do Grupo A enfrentam os 6 do Grupo B. Na segunda, a da Taça Rio, os integrantes de cada grupo se enfrentam entre si.
+
Diferente dos anos anteriores, se uma equipe vencer os dois turnos será o campeão estadual da temporada, desde que não haja nenhum clube com maior número de pontos, considerando as disputas das fases de grupos dos dois turnos. Neste caso, haverá disputa de duas partidas entre as equipes, com vantagem para a equipe que vencer os dois turnos.
+
Na turma do andar de cima, o Fluminense já participou de 113 edições do Campeonato, o Botafogo 112, Flamengo 107 e Vasco da Gama 96. Na turma do andar de baixo, os clubes da região são competidores mais novos. O Resende disputará o Estadual pela décima terceira vez e o Volta Redonda pela quadragésima primeira.
+
Com 284 gols, Roberto Dinamite (Vasco da Gama) lidera a lista dos maiores goleadores do Campeonato Estadual. Zico (Flamengo) marcou 239 gols, Romário (Vasco, Flamengo e Fluminense) e Ademir de Menezes (Vasco e Fluminense) 197.
+
Com 112 gols, o volta-redondense Claudio Adão faz parte da elite dos goleadores. Em 1978, foi artilheiro do campeonato ao lado de Zico e Roberto Dinamite, cada um com 19 gols. Em 1984, com Baltazar, 12 gols de cada, novamente foi artilheiro. Quatro anos antes, 1980, reinou absoluto. Com 20 gols marcados, foi artilheiro isolado do Estadual.
+
Aos 45 minutos do segundo tempo da produção e fechamento dessa Coluna, o técnico Alberto Valentim insistia em utilizar o meio-campista Cícero como zagueiro no Botafogo. Em São Januário Abel Braga entregava a camisa de titular do Vasco da Gama ao argentino Germán Cano.
+
Nas laranjeiras todos comemoravam o fim da novela envolvendo a renovação do Digão. O Fluminense renovou o contrato do zagueiro até 2022. Na Gávea e no Jardim Botânico Flamengo e Rede Globo não chegaram a um acordo para a compra dos direitos, tanto para a TV aberta, quanto para pay-per-view.
+
Em suas estreias, Resende e Voltaço contam com o imponderável que pode virar ponderáveis. Estatisticamente, em 15 jogos contra o Boa Vista, são 9 vitórias do alvinegro, 1 empate e 32 gols marcados contra 22 sofridos. Na cidade do aço, 44 anos atrás, o Volta Redonda começava sua participação no campeonato carioca. O Jogo foi no Raulino de Oliveira e, de virada, o Voltaço venceu o Botafogo por 3 a 2.
+

Neste domingo, às dez e meia da noite, Brasil e Peru se enfrentam na primeira rodada classificatória para as olimpíadas Japão/2020. Desta vez disputado na Colômbia, duas seleções se classificarão entre as dez que participam do torneio pré-olímpico. Na América do Sul, o Brasil possui 6 medalhas olímpicas: uma de ouro, três de prata e duas de bronze. Uruguai, duas de ouro. Argentina, uma de ouro e duas de prata. Paraguai, uma de prata.

error: Conteúdo protegido !