Sassaricando – Oscar Nora – 15 de maio de 2021

0

Seis meses depois da sua última atuação – Brasil 2×0 Uruguai em 17 de novembro de 2020 – ontem a seleção brasileira voltou a ser convocada. Tite chamou 24 jogadores que se apresentarão daqui a duas semanas na Granja Comary, iniciando os preparativos para enfrentar o Equador dia 4 de junho, em Porto Alegre, e o Paraguai, no dia 8, em Assunção, em partidas classificatórias para a Copa do Mundo Catar/2022.
+
As novidades da convocação são Lucas Veríssimo e Fred. Hoje jogador do Benfica, o zagueiro é o único da relação chamado pela primeira vez. Quanto ao meia Fred, do Manchester United, ele voltou a ser chamado dois anos e meio depois. Pode-se dizer que também são novidades as convocações de Gabigol e Daniel Alves.
+
O Brasil lidera invicto e com 12 pontos as eliminatórias da Copa do Mundo. Nos primeiros quatro jogos, venceu a Bolívia (5 a 0), Peru (4 a 2), Venezuela (1 a 0) e Uruguai (2 a 0). Exigente na busca de desempenho e resultado, Tite marcou para dia 27 de maio a chegada dos jogadores na Granja Comary e incluiu na relação o meia Douglas Luiz que está suspenso na primeira partida, mas poderá atuar contra o Paraguai
+
A CBF ainda não fechou a programação dos adversários, contudo como a data Fifa será entre 31 de maio e 8 de junho, o técnico André Jardine ontem também convocou os jogadores da seleção olímpica para os possíveis últimos amistosos-testes antes dos Jogos Tóquio/2020. Avaliadas sob o ponto de vista do futebol brasileiro como um todo e o do Rio em particular, as convocações do Tite e do André fazem revelações interessantes.
+
Entre os quarenta e sete convocados 34 jogadores atuam no exterior e apenas 13 em equipes brasileiras. O disparate de mais de setenta por cento do elenco em outros países não é explicado apenas pelo confronto das cotações do Real, Dólar e Euro. Acima de tudo confirma a realidade de que o apaixonante esporte se transformou num atraente ativo financeiro de forte especulação.
+
Entre os 13 jogadores em clubes brasileiros, quatro jogam no Flamengo, dois no Palmeiras e dois no São Paulo. Atlético Mineiro, Atlético do Paraná, Bragantino, Fluminense e Grêmio, cada clube com um atleta completam a lista. No Botafogo e no Vasco da Gama nem Tite nem o André encontraram um jogador sequer a altura de convocação. O que desmente aquele famoso dito popular: “quem já foi rei não perde a majestade”.
+
Fluminense e Flamengo começam esta noite a decisão do campeonato estadual. Quem será o campeão deste ano? O Flamengo que é o papa-títulos da atualidade? Ou será o Fluminense que tem demonstrado um grande crescimento na qualidade do seu futebol? Quem será? Procurei ajuda com alguns amigos que são pai-de-santo na Bahia. O telefone tocava e ninguém atendia. Acho que não atenderam de propósito, porque nem eles sabem responder.

+

Foto: Miriam Jeske/COB

Os primeiros atletas residentes no Brasil que representarão o país nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 começaram a ser vacinados contra a Covid-ontem no Rio. A ação conjunta entre os Ministérios da Defesa, da Saúde e da Cidadania, com coordenação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), permitirá a imunização de cerca de 1.800 profissionais que viajarão ao Japão, incluindo atletas e demais credenciados. A vacinação do Time Brasil não terá custos para o país, uma vez que são doação do Comitê Olímpico Internacional (COI) as vacinas das empresas farmacêuticas Sinovac e Pfizer.
+

error: Conteúdo protegido !