Sassaricando – Oscar Nora

0

Foto: Tony Rotundo/ UWW

No dicionário, melancolia é um substantivo. E significa o estado de tristeza e apatia profundas continuamente sentidas por alguém. A melancolia é um tipo de depressão e possui os mesmos sintomas: a pessoa não se interessa por nada ao seu redor e nenhum acontecimento lhe traz prazer ou alegria.

+

Para a arquibancada do Vasco da Gama, o substantivo virou adjetivo porque sua torcida está melancólica. E depois da partida com o Cruzeiro, na quinta-feira passada, ela ficou ainda mais macambúzia com a exibição de qualidade deplorável da equipe. O Vasco não era um time, era um bando. Se continuar assim, não sobe e pode descer ainda mais.

+

As lutadoras Aline Silva e Laís Nunes iniciam segunda-feira, no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, a reta final de preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio/2020. As atletas vão treinar com uma equipe de oito sparrings e orientação do treinador, o cubano Nisdany Perez.

+

Cada vez mais, o esporte vem abrindo caminho para o sexo feminino e para novas modalidades. Por essa razão, não só para as atletas, e sim para os atletas em geral – os que já estão formados, os que estão em formação e, especialmente, para as crianças nas escolas – o gestor público precisa ficar mais atento.

+

Um século atrás, vinte brasileiros, entre eles Guilherme Paranhos, foram participar dos jogos olímpicos na Antuérpia. Todos por conta própria, viajaram de 3ª classe, dormindo no chão do bar do navio. Em Lisboa embarcaram em um trem aberto que os deixou na cidade olímpica 27 dias depois.

+

No trajeto seus equipamentos foram roubados e só participaram dos jogos porque tiveram a solidariedade de outros atletas. Guilherme Paranhos, por exemplo, no dia 23 de junho de 1920, conquistou a primeira medalha olímpica de ouro do Brasil atirando com pistolas emprestadas por seus colegas norte-americanos.

+

Os tempos são outros e é incompreensível que, há anos, o Plano Nacional do Desporto durma sono profundo no Governo Federal, aguardando ser encaminhado ao Congresso Nacional. A atualização e execução do PND, que estabelece diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento nacional do Esporte é muito importante para os atletas brasileiros – aqueles que já estão formados e os futuros atletas, especialmente os que ainda não foram descobertos em nossas escolas.

+

Ah, sobre a mulher no esporte, vale a pena conhecer www.dibradoras.com.br.

error: Conteúdo protegido !