>
renascer ead digital

Robótica do Colégio João XXIII de Volta Redonda prepara programação especial de 10 anos

Projeto ampliou número de alunos participantes e contará com diversas atividades ao longo do ano

Por Tânia Cruz
notas robótica prepara programaçãol de 10 anos divulgaÇÃo secom
728x90 seguranca

VOLTA REDONDA
O projeto de robótica desenvolvido com alunos do Colégio João XXIII, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), completa 10 anos em 2025, e o coordenador do projeto, o professor Frederico Pitassi, adiantou que uma programação especial está sendo preparada para celebrar a data. Serão realizadas diversas atividades ao longo do ano, que culminarão em um grande evento previsto para o mês de agosto. “Estamos planejando muitas atividades e teremos mais eventos este ano. Para isso, ampliamos a equipe para 70 alunos — antes eram 50. Também começamos a criar um memorial no Instagram do projeto (@robotica.joao23), onde teremos depoimentos de pessoas que passaram por aqui, contaremos um pouco da história e compartilharemos materiais como fotos e vídeos desde o início do projeto”, explicou o professor Frederico.
Segundo o coordenador, uma nova logo foi criada para comemorar os 10 anos, e serão produzidas camisetas especiais para a equipe de robótica e para os organizadores do evento.
“Faremos um evento em agosto para contar essa história. Será montada uma exposição interessante, reuniremos os ex-alunos do Projeto de Robótica do Colégio João XXIII, exporemos troféus, medalhas e uniremos alunos atuais e antigos. Também realizaremos uma mostra de trabalhos desenvolvidos pelos alunos para toda a comunidade”, destacou o professor.
O presidente da Fevre, Caio Pinheiro Teixeira, ressaltou que o projeto chega aos 10 anos com muita vitalidade e se prepara para receber novos alunos. “É um projeto de sucesso, que utiliza o aprendizado de robótica para incentivar o interesse pela tecnologia, oferece oportunidades para estudantes da rede pública acessarem esse tipo de conteúdo gratuitamente e qualifica o ensino. Esperamos um ano marcante, com comemorações para alunos, ex-alunos e toda a comunidade escolar”, afirmou.
COMPETIÇÕES
De acordo com a coordenação do projeto, estão previstas participações dos alunos em diversas atividades e competições, como a Roboventure, que faz parte da Olimpíada Brasileira do Saber, em Barra Mansa, no Colégio Nossa Senhora do Amparo, no dia 28 de junho.
Neste primeiro semestre, a equipe participará, pelo oitavo ano consecutivo, da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), modalidade teórica. Todos os alunos do projeto testarão seus conhecimentos em robótica e tecnologia, com possibilidade de conquistar medalhas olímpicas em nível nacional. Nos anos anteriores, a equipe conquistou 32 medalhas.
No segundo semestre, no dia 23 de agosto, acontecerá, pela segunda vez, a Regional da OBR, modalidade prática, com equipes de todo o estado do Rio de Janeiro, no Colégio João XXIII — agora sede regional do maior evento de robótica da América Latina.
Em setembro, os alunos participarão de mais uma edição do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), no qual tentarão, pela terceira vez, se classificar para a Etapa Nacional em São Paulo (em dezembro) e buscar o tricampeonato brasileiro.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos