Resende foi destaque no carnaval da região das Agulhas Negras

0

RESENDE

O mês de fevereiro está marcado na memória do folião resendense e visitantes que estiveram no município prestigiando a maior programação de Carnaval das Agulhas Negras. A contar com os eventos do Pré-Carnaval organizado na Praça da Bandeira, em Campos Elíseos, nos finais de semana dos dias 8 e 9, 15 e 16, e a programação da folia entre os dias 21 e 25, a cidade promoveu programação gratuita para o público de todas as idades e em diversas localidades.

Com o Pré-Carnaval houve o prenúncio do sucesso da programação da folia em 2020 no município. Dezena de milhares de pessoas brincaram antecipadamente no cenário montado pela prefeitura com Espaço Kids, quase 100 agentes de segurança entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e controladores de público. O evento teve banheiros químicos, palanque com sistema de sonorização e iluminação, além de food trucks e barracas com venda de bebidas e lanches.

O Bloco Ki-Beleza levou foliões inspirados no desenho animado ‘Caverna do Dragão’ para Campos Elíseos

Foram atração no Pré-Carnaval, com shows, o Grupo Comprazer, Quartetum Brasil, Bloco das Safadas, Baile da Mari, Grupo Nosso Lema, Mistura Carioca, Mistureba e a banda do Cordão do Bola Preta. Além deles, muita alegria e descontração com os inúmeros blocos que desfilaram pela Rua Nilo Peçanha, como Ki-Beleza, Bloco Brega, Bloco Tamborim de Ouro, Bloco das Marias, Bloco Vai Quem Quer do Ipiranga e Bloco UBM, entre outros.

Com o sucesso do evento de ‘aquecimento’, o governo municipal definiu a programação da folia para o período de Carnaval. Na sexta-feira de Carnaval, dia 21, teve desfile do Bloco das Safadas, na Avenida Marcílio Dias, no Jardim Jalisco; desfile do Bloco da Solidariedade, no Pátio da Igreja Nossa Senhora da Paz, na Cidade Alegria e ainda a abertura das Matinês que seguiram até o dia 25, na Praça Oliveira Botelho, no Centro. De sábado a terça houve também Matinê no Parque das Águas, no Jardim Jalisco. Na terça-feira o Bloquinho do Lavapés prestou homenagem ao historiador Claudionor Rosa (in memorian), com desfile do Lavapés em direção à Praça da Igreja Matriz, no Centro.

A criançada dançou e brincou se refrescando durante as matinês no Parque das Águas, no Jardim Jalisco

A festa também chegou aos distritos e zona rural. Teve programação de Carnaval em Engenheiro Passos, na Praça São Benedito, de sábado a terça-feira, com apresentações da Banda Quartetum Brasil, JQ Axé Band, Nosso Lema e Comprazer. Na Vila da Fumaça ocorreu o Bailinho de Carnaval de sábado a terça-feira. Em Visconde de Mauá houve Matinê no dia 23, no Lote 10.

O Bloquinho do Lavapés homenageou o historiador Claudionor Rosa no desfile na Praça da Matriz

O ápice da programação resendense foi na segunda-feira de Carnaval, com o tradicional Bloco das Piranhas, onde homens e mulheres saem para a folia travestidos. A concentração teve início na Rua do Rosário, no Manejo e mesmo debaixo de chuva os foliões seguiram com carro de som até a Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, a Beira Rio.

O Bloco das Piranhas levou irreverência e muita criatividade para o Carnaval da Beira Rio

No espaço delimitado pelos organizadores, com presença da Polícia Militar, Guarda Municipal e seguranças, ocorreu ainda o Baile da Mari. “Acho que o Bloco das Piranhas é a única atração que sobrevive ao passar dos anos no Carnaval de Resende”, conta o industriário Paulo Roberto Oliveira, 29, que saiu às ruas de ‘Fada Madrinha’. Em meio aos foliões de ‘sexo trocado’ a estudante Ana Cláudia da Cunha, 21 anos, curtiu a festa e garantiu a paquera. “É sexy e engraçado ver um homem com roupa de mulher, na minha opinião. Tem muito menino bonito e não é uma roupa que vai me impedir de dar uns beijos. Se o cara for legal e não estiver bêbado, já é um bom início”, disse.

O Bloco das Piranhas foi a principal atração do Carnaval do município

Com uma roupa que remete à personagem Elza, do desenho animado Frozen, Flávio Matheus, 29, queria fazer nevar no Carnaval da cidade. “É o meu momento de princesa do gelo, você não gostou?”, brincou o folião que logo foi contido pela namorada, Isadora, 22.

MAIS CARNAVAL NO SÁBADO

O Carnaval de Resende oficialmente só termina no próximo sábado, dia 29, após o desfile do Bloco ‘Que Horas Passa o Vicentina?’. Coordenado pelo jornalista e radialista Mauro Campos, o ‘Chocolate’, a festa terá concentração às 14 horas, na Praça da Bandeira, em Campos Elíseos.

error: Conteúdo protegido !