Profissionais da Assistência Social se vestem de preto por luto à violência contra a mulher

0

BARRA MANSA

Na celebração ao Dia Internacional da Mulher, ontem, 8, na Praça da Matriz, no Centro, profissionais da Secretaria de Assistência Social se vestiram de luto como forma de repudiar a violência contra as mulheres. Na ocasião, estiveram presentes também a Secretaria de Saúde, em parceria com a OAB Mulher e a vice-prefeita, Fátima Lima. Foram entregues informativos à população abordando acerca dos equipamentos públicos existentes de proteção e defesa da mulher.

Segundo a secretária da Pasta, Ruth Coutinho, a Rutinha, o trabalho desenvolvido pelo órgão, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem sido focado principalmente na ruptura do ciclo da violência. “Temos atuado incansavelmente para que as mulheres vítimas de violência busquem auxílio dos serviços públicos e denunciem pelo 180 da Central de Atendimento à Mulher e 190 da Policia Militar.

A gerente do Núcleo de Atendimento à Mulher, Vanessa do Amaral Serpa, disse que de janeiro a outubro de 2018, o órgão recebeu, através do CREAS, 46 denúncias de violência doméstica. “De outubro do ano passado a janeiro de 2019 já foram registradas 20 ocorrências. Esses números não correspondem a realidade, já muitas mulheres se calam, outras denunciam direto na 90ª Delegacia de Polícia ou vão ao hospital onde buscam socorro, mas não formalizam a ocorrência”, enumerou.

O presidente da OAB Barra Mansa, Aloizio Perez, disse que a entidade está com uma campanha maciça de combate a violência contra a mulher nas redes sociais. “A sociedade precisa entender que não é não. O que passar do não é assédio”, esclareceu. A presidente da OAB Mulher, Giani Mendes, reforçou: “Hoje, mais do que nunca, nossa luta é por respeito, dignidade e pelo controle total e irrestrito da vida de nós, mulheres”, disse.

ITATIAIA

As moradoras de Itatiaia tiveram uma manhã especial. Para comemorar a data, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres organizou uma programação variada na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro. A abertura aconteceu às 8 horas com uma mensagem da secretária da pasta, Janaína Sá Dantas que falou da importância de comemorar a data todos os dias. Na sequência foi realizado um show com a cantora Rafaela Rodrigues, vencedora do ‘Show de Calouros’ do programa Plugue. No local também foram montadas tendas com oferta de serviços de saúde, como aferição da pressão arterial e também de orientações sobre as oportunidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e  sobre o trabalho de microempreendedor individual, voltadas para a Mulher Empreendedora.

VOLTA REDONDA

Mulheres da Pastoral do Acolhimento à Mulher (PAM), da Diocese Barra do Piraí/Volta Redonda saíram às ruas nessa manhã, em Volta Redonda. Concentradas na Biblioteca Municipal, elas distribuíram panfletos e conscientizaram pessoas sobre o verdadeiro sentido do Dia Internacional da Mulher. Os panfletos entregues nas ruas explicavam a história do movimento que levou ao dia 8 de março e também a Campanha da Fraternidade 2019. Outra atividade foi da Secretaria Municipal de Ação Comunitária em parceria com a primeira escola de gastronomia e confeitaria do município, foi promovida uma aula social onde as beneficiadas são as mulheres assistidas pelo CRAS.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !