Resende completa 221 anos com obras em diversos setores

0

RESENDE

Resende comemora nesta quinta-feira, dia 29, o aniversário de 221 anos de emancipação político-administrativa. O prefeito Diogo Balieiro Diniz e o vice-prefeito Geraldo Cunha, o Geraldinho, colhem os frutos de uma gestão reconhecida.

Diogo foi reeleito para o segundo mandado com a marca de 82,57% dos votos, considerada a mais alta aprovação da história de Resende e a segunda mais alta do Estado do Rio. É natural de Resende, oftalmologista.

Prestes a entrar na metade do segundo mandado, Diogo disse que precisou colocar a casa em ordem, quando assumiu a prefeitura em 2017. “Eram muitas dívidas e contas que não fechavam, além do Brasil e do Estado do Rio estarem em uma forte crise. Cortamos gastos, refizemos contratos, conseguimos organizar a casa e passamos a investir no município para trazer melhorias ao morador de Resende”, disse o chefe do Executivo, acrescentando que esse segundo mandato, acaba sendo uma continuação da forma de fazer política que implantou: “fazer mais com menos”.

INVESTIMENTOS NA SAÚDE

Foto: Divulgação/PMR


A Saúde é uma prioridade na gestão municipal do prefeito Diogo desde o primeiro mandato. Segundo ele, os investimentos, que vêm acontecendo desde 2017, garantiram que o município passasse pela pandemia da Covid-19 sem que faltasse nada para os munícipes. “Não faltou nada. Nem leitos, medicamentos, oxigênio ou qualquer outra necessidade nesse período que foi tão difícil e duro para todos nós”, disse Diogo. Ele afirma, que continua trabalhando para oferecer uma saúde cada vez mais digna para a população. “Continuamos a melhorar a Santa Casa com novos investimentos em infraestrutura e equipamentos. Estamos revitalizando os Postos de Saúde e construindo novas unidades nos bairros Santo Amaro e Morada do Contorno. Fizemos a aquisição, de novos tomógrafos, que servirão tanto para o Hospital do Câncer, que estamos construindo, quanto para o Hospital de Emergência. Depois de criar o Hospital Veterinário, construímos a primeira Farmácia Veterinária pública do país, que reafirmam o pioneirismo e o compromisso com a saúde animal de Resende, uma referência no país”, enfatiza.

EDUCAÇÃO

A área da Educação tem recebido inúmeros investimentos do Governo Municipal, principalmente no que diz respeito a obras de melhorias nas unidades de ensino. Já conseguiram recuperar 50% das unidades escolares do município, com obras estruturantes, construíram unidades onde não havia, como em Mauá, e criaram mais de 600 vagas em creche. Agora a prefeitura está com 20 unidades escolares em obras simultaneamente e construindo mais três.

O prefeito lembra que a prefeitura implantou um sistema tecnológico de gestão educacional que integra todas as unidades municipais, desde creches até o ensino médio e, entre muitas funcionalidades, ajuda a combater a evasão escolar.  Para estimular a transparência com dinheiro público em todas as escolas, a prefeitura criou um projeto que tem a participação dos estudantes. Aponta ainda que a prefeitura volta a pagar as vantagens pecuniárias e o auxílio ensino, que não eram pagos desde 2013. “Equiparamos o salário dos profissionais da educação ao piso nacional e conseguimos dar aumento. Claro que não proporcionalmente ao que eles merecem, mas foi uma melhoria que podíamos pagar”, destaca.

OBRAS E INFRAESTRUTURA

Foto: Divulgação/PMR


Nos últimos anos, Resende, se tornou um canteiro de obras. Além das unidades de ensino em obras na educação na Saúde, a prefeitura finaliza o projeto do Hospital do Câncer. A Residência Terapêutica, localizada na Vila Julieta recebe obras de reforma e ainda estão sendo construindo os Postos de Saúde da Morada do Contorno e no Santo Amaro. Já os Postos de Saúde da Caixa D’água e do Cabral estão sendo revitalizados e também estão sendo construídas mais duas unidades. A Santa Casa também passa por obras na Saúde Mental e enfermarias. Enquanto que as obras da nova Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que será um passo muito importante na otimização do armazenamento de medicamentos na cidade, estão na reta final.

Já na infraestrutura, uma das grandes intervenções acontecem nos Trechos 1 e 2 da Estrada Resende-Riachuelo, com quase 4 km de via. “Essa obra terá um impacto enorme para a infraestrutura, trânsito e mobilidade da cidade, inclusive para acabar com alagamento em alguns bairros. Ainda iniciamos a construção da quarta ponte da cidade sobre o Rio Paraíba e também as obras de duplicação do viaduto sobre a linha férrea, no bairro Barra III. A quarta ponte vai integrar todos os bairros da região das Barras e o distrito industrial de Resende, onde estão instaladas grandes montadoras da indústria automotiva, como a Man Latin America e a Nissan, além de interligar Resende ao município vizinho de Porto Real. Ruas de diversos bairros estão sendo pavimentadas”, explica.

Diogo ainda aponta as obras no setor de lazer, como o Clube e a área de lazer de Visconde de Mauá, por exemplo.

GERAÇÃO DE NOVOS EMPREGOS

A atual gestão municipal tem realizado diversas melhorias em Resende com o objetivo de atrair novas empresas e, consequentemente, gerar novos postos de trabalho. “Além da infraestrutura, é fundamental também considerar a Educação e a Saúde, além das finanças do município. Esses indicadores pesam muito na atração de empresas, pois garantem uma boa condição de vida para os colaboradores”, frisa Diogo. Ele lembra que o município tem a vantagem que é a localização geográfica.

HABITAÇÃO

O Setor de Habitação também tem sido uma preocupação da atual administração municipal. “Em breve, serão entregues 64 novas unidades habitacionais, na Baixada da Olaria, que já estão prontas e vamos construir mais 400, com a parceria com o Governo do Estado. Processo que já está em tramitação. É importante destacar que retomamos essas tratativas após 12 anos de espera por parte da população”, anuncia o prefeito.

SERVIDOR MUNICIPAL

Foto: Divulgação/PMR


“Conseguimos fazer um pequeno reajuste nos salários dos funcionários públicos em 2019, e já tínhamos a previsão de manter aumentos nos anos seguintes, mas com a Lei Complementar 173/2020 do Governo Federal, que proibiu o aumento de funcionários públicos durante a pandemia, só pudemos dar um novo reajuste em janeiro de 2022. Com o reajuste, a atual gestão garantiu três anos seguidos de melhorias salariais, chegando a no mínimo 33% de acréscimos”, contou o chefe do Executivo. Diogo ainda disse que, caso seja possível, o reajuste para os próximos dois anos pode ser maior do que estimado até o momento.

Deixe um Comentário