Receita Federal libera consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda

0

SUL FLUMINENSE

Os contribuintes que declararam Imposto de Renda Pessoa Física neste ano e que tem direito à restituição e ainda não foram contemplados nos lotes depositados pela Receita Federal, podem consultar a partir desta segunda-feira, dia 10, seus dados referente ao pagamento do quarto lote. Segundo a Receita Federal, o lote que será liberado somente a partir do dia 17 contemplará ainda restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

Serão R$ 3,3 bilhões pagos em restituição a 2.646.626 de contribuintes. Segundo a Receita Federal, desse montante constam quase R$ 220 milhões em restituições a serem pagas para contribuintes com prioridades estabelecidas, sendo 4.863 idosos acima de 80 anos, 36.308 contribuintes entre 60 e 79 anos; 5.490 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 18.409 contribuintes que tenham no magistério sua maior fonte de renda.

CONSULTA

Para o contribuinte saber se teve a declaração liberada, basta o contribuinte acessar a página da Receita Federal na internet www.idg.receita.fazenda.gov.br, ou ligar para o Receitafone no número 146. Pela internet é possível acessar o extrato da declaração e verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Outras opções de consulta são os aplicativos para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Os aplicativos estão vinculados diretamente na base da Receita Federal e geram as informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Uma vez inclusa neste lote e caso o dinheiro não esteja creditado no dia 17 na conta indicada pelo contribuinte, será preciso procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento da instituição por meio do telefone 0800-729-0001. Os deficientes auditivos devem ligar para 0800-729-0088.

LOTES

Caso tenha direito à restituição o contribuinte tem o prazo máximo de 12 meses para o resgate dos valores. Ultrapassando esse prazo, o contribuinte deve preencher o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição. Outra alternativa é solicitar no e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, no serviço de Extrato de Processamento da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Até o momento a Receita Federal já liberou três lotes de restituição, sendo o quarto previsto para o dia 17 de setembro. Após, serão creditados mais três lotes residuais até o fim do ano: dias 15 de outubro, 16 de novembro e 17 de dezembro.

Deixe um Comentário