Programa Formare abre inscrições para futuros profissionais

0

AGULHAS NEGRAS

Os jovens estudantes na faixa etária entre 17 e 18 anos interessados em conquistar uma vaga na indústria podem aproveitar a oportunidade de inscrições do Programa Formare – programa social de educação profissional criado e conduzido pela Fundação Iochpe em parceria com empresas de vários setores econômicos.

O Formare oferece cursos de educação profissional para jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio de escolas públicas. O programa acontece dentro de fábricas ou unidades de negócios. Os educadores voluntários são os próprios funcionários das companhias parceiras. É desenvolvido em 13 estados, sendo que no Rio de Janeiro possui três unidades formadoras: Consórcio Modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus (Resende), DHL (Itatiaia) e PSA Peugeot Citroën (Porto Real). No momento, apenas em Resende há inscrições abertas através da Volkswagen Caminhões e Ônibus e suas parceiras Maxion, Meritor, Continental, Carese, AKC e Powertrain.

O Consórcio Modular recebe inscrições para seu curso de qualificação profissional ‘Mecânico de Montagem de Produto’ até a próxima sexta-feira, dia 9, das 10 horas às 16 horas, na fábrica da Volkwagen situada na Rua Volkswagen, nº 100, no Polo Industrial. “Ao todo mais de 250 pessoas já passaram pelo programa Formare em nossa fábrica e temos um alto índice de sucesso: uma média de mais de 90% de aproveitamento desses jovens após o ano de formação que recebem. Valorizamos esta iniciativa, especialmente por proporcionar uma pluralidade que enriquece nosso ambiente de trabalho”, avalia Lineu Takayama, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Podem se inscrever jovens de ambos os sexos com renda familiar média de meio salário mínimo por dependente, que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio e tenham 17 ou 18 anos no período das inscrições. Os interessados devem apresentar cópia da identidade ou certidão de nascimento e CPF, cópia do comprovante de residência e duas fotos 3×4 atuais no ato da inscrição. O processo seletivo conta com prova, dinâmica de grupo, entrevistas, análise do histórico escolar, visita domiciliar e exame médico.

O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e oferece o certificado de qualificação profissional como Mecânico de Montagem de Produto. Os alunos têm aulas teóricas e práticas, de segunda a sexta-feira, na própria fábrica, ministradas por cerca de 130 colaboradores voluntários da empresa. Ao todo, são 31 disciplinas, divididas por 704 horas de aulas teóricas e 110 horas de prática, além da apresentação de um projeto final. Os documentos necessários são a cópia da identidade ou certidão de nascimento e cópias do comprovante de residência e duas fotos 3×4 atuais.

Cada Formare inicia suas aulas em períodos diferentes, assim o processo de seleção da nova turma varia em cada empresa. Tanto a DHL quanto a PSA devem anunciar período de inscrições e cursos em 2019.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !