Programa do Sebrae Rio visa acelerar negócios de alto impacto

0

SUL FLUMINENSE

Voltado para empresas que estão prontas para enfrentar o desafio de crescer e escalar, o Programa ScaleUp Sebrae está com inscrições abertas. A iniciativa visa acelerar negócios de alto impacto que tenham sede no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://sites.rj.sebrae.com.br/scaleup/

O programa tem início em outubro e dura oito meses, com prazo de conclusão em maio de 2022. Vinte empresas serão selecionadas e para participar do processo seletivo é necessário possuir CNPJ ativo de ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte); o modelo de negócio precisa ser escalável e inovador; ter tido crescimento de 20% no faturamento ao ano, nos últimos três anos; e o empreendedor precisa ter um perfil voltado ao crescimento e à inovação.

ScaleUp Sebrae começou em 2016. Nesta época, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), existiam no Brasil, aproximadamente, 20 mil empresas de alto impacto, que ocupavam 2,7 milhões de pessoas assalariadas, o equivalente a 8,3% das pessoas ocupadas no país. E, de lá pra cá, a necessidade de mudanças fez com que pequenos negócios já nascessem ambiciosos, com pensamento global, atentos às tendências tecnológicas e abertos à inovação. Esse perfil de empresa tem grande característica a gerar alto impacto.

O programa de aceleração apresenta resultados incríveis: juntas, as empresas participantes das turmas anteriores já registraram aumento de 200% em faturamento e geraram mais de 500 novos empregos. Os selecionados desta edição recebem um subsídio de 82% no valor do programa.

Evento gratuito esclarece dúvidas 

O Sebrae Rio inicia o ciclo 2021/22 do Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Aceleração de Negócios Internacionais em Bioeconomia, o Prointer Bio. Podem participar empresas com base tecnológica que tenha como foco de atuação a transformação do conhecimento técnico em produto ou serviço, com aplicação no mercado e potencial de internacionalização em cinco áreas macro: agro (agrotech e foodtech); cosméticos; saúde (humana e animal); meio ambiente (energia, biomassa e bioprodutos); problemas globais. As inscrições podem ser realizadas pelo site: https://prointerbio.com.br/. As empresas concorrentes no edital recebem 85% de subsídio do Sebrae e os critérios também podem ser observados no site.

Por isso, antes de se inscrever no edital, a dica é que o participante tire todas as dúvidas no evento que vai acontecer hoje, às 18 horas, pelo Zoom, destinado exclusivamente aos interessados no edital. O evento de Tira-dúvidas já é uma tradição em programas como esse, no Sebrae Rio. Para participar, o interessado pode se inscrever gratuitamente pelo link:  https://bit.ly/inscricaoTiraDuvidas

São 30 vagas disponíveis no edital. As empresas selecionadas terão 14 meses de atividades coletivas e individuais, entre elas: oficinas e cursos; eventos de networking e negócios; mentorias; visitas técnicas; inteligência comercial através de informação qualificada, desenvolvida especialmente para as necessidades do grupo; promoção comercial através dos parceiros internacionais; eventos com convidados para troca de boas práticas e informação; consultorias pós cursos, consultoria de mapeamento tecnológico e outros temas personalizados de acordo com a necessidade de cada negócio.