Eventos digitais orientam os pequenos negócios pela internet

0

SUL FLUMINENSE

Conversas on-line e gratuitas para fomentar as atividades dos proprietários de pequenos negócios no Rio de Janeiro, esta é a meta da série de palestras e seminário que o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa no Rio de Janeiro (Sebrae Rio) promove até quinta-feira, dia 29. A programação teve início no dia 26 e aborda os mais diferentes temas para qualificar as empresas. Os interessados podem se inscrever através do site https://loja.rj.sebrae.com.br/loja/.

Para empresários do setor do turismo, considerado um dos mais prejudicados durante a pandemia, o Sebrae Rio tira dúvidas sobre o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que é o crédito voltado exclusivamente para empresas do setor de turismo. Outro tema será entender como o PIX, novo sistema de transferência de valores bancários, pode aumentar o faturamento das empresas. Também será discutida a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor e gera dúvidas em vários empresários.

Todas as talks, palestras curtas e com tópico único, foram elaboradas para atender aos donos de pequenos negócios. A programação conta ainda com informações sobre logística, gestão do tempo, questões tributárias, crédito para as MPEs, investimentos para as startups, comportamento do consumidor, e impulsionamento de marcas pelo Instagram e TikTok.

Na segunda-feira foram realizadas as atividades sobre as implicações do registro de marcas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e as exigências da Vigilância Sanitária para abertura de um empreendimento.

QUESTÕES TRIBUTÁRIAS

Nesta terça-feira, dia 27, a programação contou pela manhã com os temas “Novo Normal: entenda o impacto da logística na geração de negócios” e “Questões tributárias”.

Para o período da tarde, a programação será retomada às 14 horas, com os temas “Como se tornar um MEI”, “Passo a passo para manter sua empresa em dia”, às 14h30min; “Fungetur – crédito para o setor de turismo”, às 16 horas; “Impulsione sua marca com Instagram e TikTok”, às 18 horas e fechando a programação “Conheça a Lei Geral de Proteção de Dados”, às 19 horas.

ESTRATÉGIA DE VENDAS

A programação volta aos empresários dos pequenos negócios terá sequência na quarta-feira, dia 28: “O comportamento do consumidor digital como estratégia de vendas”, às 16 horas; “Gestão do tempo: como ser mais produtivo”, às 17 horas; “Acesso ao crédito para micro e pequenas empresas” e “O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados para as empresas”, ambas às 19 horas.

Finalizando a programação, na quinta-feira, dia 29, às 16 horas, acontecerá o Seminário on-line: “Fique por dentro das novidades do mercado: PIX e Lei Geral de Proteção de Dados”. E em seguida, a talk “Como startups podem atrair investimentos e captar recursos”, às 17 horas.