Programa de ocupação artística apresenta espetáculos gratuitos neste fim de semana

0

BARRA MANSA

A cidade terá um fim de semana com apresentações teatrais gratuitas no centro e na Região Leste. As localidades foram contempladas pelo Edital de Contratação de Artistas 001/2019, publicado pela prefeitura, por meio da Fundação Cultura.  O edital cumpre o Plano Municipal de Cultura lei nº 4602/16 e o Decreto Municipal nº 8.953/2017 com a difusão, exibição e fruição de obras produzidas, compondo uma programação aberta ao público gratuitamente. Ambas as peças tem classificação livre.

No sábado, às 20 horas, a Cia. Calegari apresenta o espetáculo ‘Experimento Comédia’. O evento acontece na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade. Já no domingo, às 14 horas, o Coletivo Sala Preta encena o espetáculo de teatro de rua intitulado ‘Estamos em Obras’, durante as atividades programadas no Lazer na Leste. A peça será apresentada na praça situada atrás da Policlínica do bairro Nove de Abril.

O espetáculo ‘Experimento Comédia’ é um projeto de humor baseado em jogos de improviso no qual a plateia tem fundamental importância para criação das cenas. Nele, um mestre de cerimônias explica os jogos, dá os desafios aos atores e seleciona as sugestões da plateia. Como tudo é baseado no improviso, o público sempre verá uma peça diferente e interativa. No elenco estão os jovens atores Amanda Lemes, Samanta Lemes, Gabriela Araújo, Douglas Resendy, Devison Bruno, Leonardo Dias, Thiago Oliveira, Larissa Filho, Melissa Pereira, Renan Cruz, Carla Baptista, Caio Siderio, Vitória Caroline e Gão.  A direção é do ator e professor Danilo Calegari e a produção é de Rafaela Barbosa, Rafael Cruz e Helena Figueiredo.

O diretor Danilo Callegari exaltou sua felicidade com a oportunidade. “Estou feliz não só por ver nossa cidade investindo na cultura, mas também por apresentar as cenas em um espaço público. Desejo que o Programa de Ocupação Artística traga bons frutos para Barra Mansa. Nossa cidade merece”, ressaltou Callegari.

DOMINGO

O Coletivo Sala Preta, dando continuidade à sua pesquisa em artes cênicas há mais de uma década em Barra Mansa, apresenta a obra inacabada, com direção coletiva, ‘Estamos em Obras’. Um espetáculo que intervém na paisagem urbana, característica do grupo. A encenação trata da instalação de um buraco na cidade e todo o aparato característico de uma obra pública inacabada.  Os integrantes do Sala Preta acreditam em meios transparentes e democráticos de investimento público, com editais como esse. “Esperávamos por esse edital e ficamos felizes com a nossa aprovação, afinal é uma oportunidade de investir em nosso trabalho e ainda ter contato com outras comunidades de Barra Mansa. Assim como nas demais áreas, é imprescindível que os poderes públicos destinem verbas para a cultura e invistam no artista local”, completou o grupo.

O processo mantém vivo o interesse do coletivo por improvisação, dramaturgia autoral e em espaços não convencionais, teatro físico e música executada ao vivo pelos atores. No elenco estão Danilo Nardelli, Bianco Marques, Viviane Saar, Carla Marques e Jkely. A produção é de Luísa Ritter.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !