Produção de cerveja artesanal em Itatiaia é destaque no crescimento do setor de bebidas no estado

0

ITATIAIA

Com sete produtores de microcervejarias e cervejarias o setor de cerveja artesanal de Penedo, em Itatiaia contribui para o destaque estadual da produção de bebidas. A bebida artesanal obtida pelos grãos da cevada registram em média 51 mil litros da bebida, garantindo a oferta de uma bebida distinta da cerveja convencional produzida pelas grandes marcas em processo industrial.

Cerveja é qualquer uma das variedades de bebidas alcoólicas produzidas pela fermentação de matéria com amido, derivada de cereais ou de outras fontes vegetais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que a produção industrial e teve crescimento do setor de bebidas em 21,9%. A Cervejaria do Fritz, em Penedo, é responsável por grande parte do volume produzido na localidade. “Nós produzimos cerca de 42 mil litros de cerveja artesanal por mês e estamos aumentando a capacidade da cervejaria, pois as vendas tem aumentado. Esse é um mercado em expansão então estamos otimistas com o resultado, porém, sabemos que o retorno vem a longo prazo. Decidimos investir na nossa própria marca e concentrar o restaurante e a cervejaria no mesmo local, em Penedo”, justifica o proprietário, André Dias Pinto.

Em Penedo a cervejaria produz distintos tipos de cerveja artesanal

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, o crescimento do mercado de bebidas na cidade incrementa a economia e gera novos postos de trabalho. “O município tem uma tendência para o trabalho manual o que torna viável a produção desses produtos. A busca pela cerveja local é crescente e é um dos elementos de Penedo que vem atraindo turistas, pois as fábricas estão em nossos pólos turísticos e as pessoas gostam de experimentar coisas novas. Essa crescente do mercado de bebidas é mais uma forma de incremento da economia da cidade, além de gerar novas vagas de emprego para os munícipes”, destaca o secretário, Cristian de Carvalho Soares.

PRODUTO NATURAL

A cerveja artesanal tem a maioria ou totalidade do seu teor alcoólico derivado da fermentação de ingredientes tradicionais ou inovadores é produzida com maior quantidade de malte e leva em conta particularidades de sabor e aroma que são preferência dos consumidores. Em Penedo a cerveja utiliza matéria-prima de alta qualidade e água pura das montanhas da Região das Agulhas Negras.

As fábricas de cerveja e de algumas outras bebidas alcoólicas são geralmente chamadas de cervejarias. O mercado cervejeiro artesanal está em expansão no Brasil, tendo inclusive apoio de cursos do Sebrae/RJ. O consumo, entretanto, tem sido concentrado no público de classe A e B, já que a classe C permanece fiel ao modelo de cerveja das grandes marcas.