RESENDE
Apontada pelas famílias como um dos principais problemas enfrentados pela Educação Especial do município, a falta de cuidadores nas escolas será amenizada em breve, por meio da realização de um concurso público. A informação foi dada pelo controlador geral da administração municipal, João Paulo Perez dos Anjos e pela secretária de Educação, Rosa Frech, durante audiência pública sobre o tema, realizada na noite de quarta-feira, na Câmara Municipal, no Centro Histórico da cidade. O evento, que foi agendado a pedido dos vereadores Tiago Forastieri (PP) e vereadores Raphael Mariano Fernandes, o Kael (PSD), contou também com a presença do superintendente pedagógico Mário Dias; da presidente do Educar, Alice Brandão; do presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Marcos Emídio e a advogada Anna Clara Guizi, representando a Comissão da Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB-Resende. Além disso, a presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara e vice-presidente do Legislativo, a vereadora Soraia Balieiro (PSD), que acompanhou o evento de forma remota.

Informação sobre concurso foi dada por representantes da Prefeitura de Resende – Divulgação CMR
Na oportunidade, o controlador geral revelou, ainda, que o Orçamento 2024 previsto para a Educação Especial do Município é de mais de R$ 9,3 milhões e afirmou que a Prefeitura de Resende investe no setor o dobro do percentual mínimo estabelecido pela Lei Orgânica. “Em comparação com a maioria das cidades, Resende está na vanguarda dos investimentos em Educação Especial, mas sabemos que ainda temos o que melhorar nessa área”, declarou João Paulo.
Mário Dias e Alice Brandão salientaram que a rede pública atende hoje, 818 alunos com necessidades especiais, com pouco mais de 200 autistas entre eles. A presidente do Educar também que o número aluno especial na rede vem aumentando nos últimos anos, o que, segundo ela, dificulta o atendimento das demandas desse público.
O vereador Tiago Forastieri, por sua vez, cobrou ações mais efetivas da administração municipal, como a divulgação do número de vagas de cuidadores disponíveis no concurso e o pagamento de salários mais alto para esses funcionários. No encerramento do evento, o parlamentar destacou, ainda, a importância de dar retorno às famílias em relação a todas as demandas, ainda que a resposta precise ser negativa, e reforçou a importância da Câmara e das audiências públicas para dar voz à população.