>
a voz da cidade presencial 2025

Prefeitura de Resende anuncia concurso para cuidadores de Educação Especial em Audiência Pública

Por Cyntia Freitas
728x90 seguranca

RESENDE

Apontada pelas famílias como um dos principais problemas enfrentados pela Educação Especial do município, a falta de cuidadores nas escolas será amenizada em breve, por meio da realização de um concurso público. A informação foi dada pelo controlador geral da administração municipal, João Paulo Perez dos Anjos e pela secretária de Educação, Rosa Frech, durante audiência pública sobre o tema, realizada na noite de quarta-feira, na Câmara Municipal, no Centro Histórico da cidade. O evento, que foi agendado a pedido dos vereadores Tiago Forastieri (PP) e vereadores Raphael Mariano Fernandes, o Kael (PSD), contou também com a presença do superintendente pedagógico Mário Dias; da presidente do Educar, Alice Brandão; do presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Marcos Emídio e a advogada Anna Clara Guizi, representando a Comissão da Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB-Resende. Além disso, a presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara e vice-presidente do Legislativo, a vereadora Soraia Balieiro (PSD), que acompanhou o evento de forma remota.

Informação sobre concurso foi dada por representantes da Prefeitura de Resende – Divulgação CMR

Na oportunidade, o controlador geral revelou, ainda, que o Orçamento 2024 previsto para a Educação Especial do Município é de mais de R$ 9,3 milhões e afirmou que a Prefeitura de Resende investe no setor o dobro do percentual mínimo estabelecido pela Lei Orgânica. “Em comparação com a maioria das cidades, Resende está na vanguarda dos investimentos em Educação Especial, mas sabemos que ainda temos o que melhorar nessa área”, declarou João Paulo.


Mário Dias e Alice Brandão salientaram que a rede pública atende hoje, 818 alunos com necessidades especiais, com pouco mais de 200 autistas entre eles.  A presidente do Educar também que o número aluno especial na rede vem aumentando nos últimos anos, o que, segundo ela, dificulta o atendimento das demandas desse público.

O vereador Tiago Forastieri, por sua vez, cobrou ações mais efetivas da administração municipal, como a divulgação do número de vagas de cuidadores disponíveis no concurso e o pagamento de salários mais alto para esses funcionários. No encerramento do evento, o parlamentar destacou, ainda, a importância de dar retorno às famílias em relação a todas as demandas, ainda que a resposta precise ser negativa, e reforçou a importância da Câmara e das audiências públicas para dar voz à população.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos