Prefeitura de Magé forma 73 crianças e adolescentes em agentes mirins da Defesa Civil

0

MAGÉ
Depois de um mês de muito treinamento e aprendizagem, 73 crianças e adolescentes que participaram da primeira turma do “Projeto Defesinha” receberam o certificado de conclusão numa cerimônia realizada neste sábado, dia 25, no poliesportivo Renato Medeiros, em Fragoso.
A melhor forma de mudar o mundo, segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, José Amaral, é pela Educação. “E nós temos que fazer com que as crianças interajam conosco e levem para suas casas o que é o trabalho da Defesa Civil. A maioria das pessoas que participou do nosso projeto mora em áreas de encosta ou próximo a rios e montanhas. Com o conhecimento que passamos, eles vão poder ajudar lá na frente os pais e a sua comunidade sobre o que fazer no período de risco. Eles não vão atuar, mas vão saber explicar como agir no momento”, contou o secretário de Proteção e Defesa Civil, José Amaral.
HISTÓRIA DA DEFESA CIVIL
Durante todo o mês de setembro, os pequenos mageenses tiveram a oportunidade de conhecer a história da Defesa Civil e participar de atividades físicas, ordem unida, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos. Além de uma visita ao 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), em Magé.
Andrew Gustavo de Souza, tem 15 anos e mora em Piabetá. Para ele, o curso trouxe motivação para entrar na carreira militar. “Eu aprendi muitas coisas. Conheci mais sobre o meu Estado, a Polícia, o Corpo de Bombeiros e é claro sobre a Defesa Civil. Pensei que quase ninguém fosse se inscrever, mas a turma começou a crescer. Conheci novos amigos e isso me incentivou a entrar nas Forças Armadas, porque já era um desejo e depois de hoje tenho certeza que é isso que quero”, afirmou.
IMPORTÂNCIA DE CAPACITAR AS CRIANÇAS
A vice-prefeita de Magé, Jamille Cozzolino, esteve na cerimônia acompanhada dos secretários de Comunicação e Saúde, Bruno Lourenço e Larissa Storte. Ela destacou a importância de capacitar as crianças. “Nosso governo se preocupa em não só capacitar os adultos, mas as nossas crianças que são o futuro da nossa cidade. Um curso como esse incentiva ao militarismo, ao trabalho comunitário e quem sabe no futuro entrar na Defesa Civil. Estamos cuidando do mageense com muito amor e oferecendo capacitações. Assim será durante toda nossa gestão”, garantiu Jamille.
Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, o projeto não vai parar e em breve uma nova turma será formada. “Começamos com 40 crianças e encerramos a primeira turma com mais de 70 alunos. Foi um mês de trabalho aos sábados e vamos estender esse projeto, porque teve um muito retorno. Em breve vamos abrir as inscrições e quem se interessar é só ficar atento às redes sociais da Prefeitura”, finalizou José Amaral.

error: Conteúdo protegido !