Prefeitura de Barra Mansa inicia ‘Desafio dos 60 dias’

0

BARRA MANSA

Com o objetivo de contribuir com a melhoria de qualidade de vida dos cidadãos, a Prefeitura de Barra Mansa iniciou nessa segunda-feira, 11, a primeira edição do ‘Desafio dos 60 Dias’. O programa tem foco na área nutricional e a pratica de atividades físicas, por meio das pesagens do Índice de Massa Corporal (IMC), e verificação de diabetes e sobrepeso. A iniciativa é da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, em parceria com a Secretaria de Saúde, através do programa de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT).

Os Programas de Caminhada Orientada, iniciação desportiva e atividades extras serão fundamentais para o desenvolvimento da iniciativa. De acordo com a assistente administrativa da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Verena Sacchetti, um dos principais objetivos é incentivar hábitos saudáveis nas pessoas, além de diminuir os  atendimentos nos postos de saúde do município. “Queremos que o município seja referência  pela qualidade da saúde das pessoas, com informações e atividades que transformem os hábitos cotidianos. Estamos determinados e esperamos a adesão e aprovação da população”, explicou.

Para a coordenadora do setor de DCNT, Marina Monteiro, ter hábitos alimentares saudáveis e praticar esportes implica diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Nós como profissionais da saúde temos que estimular nossos usuários a terem hábitos que, além de prolongar sua vida, dará a ele uma expectativa melhor de vida, garantindo que doenças crônicas transmissíveis ou não, doenças articulares, entre outras, não irão afetá-lo”, concluiu.