Novos desafios são avaliados e projetados pelo MEP de Volta Redonda para o próximo ano  

0

Desafios avaliados e novos projetos foram discutidos pelo Movimento Pela Ética na Política (MEP), em Volta Redonda, durante a retrospectiva 2018, apresentada pela pedagoga do Pré-Vestibular Cidadão (PVC), professora Nelma Vieira. Durante o evento, o também professor e membro do PVC, Caio Teixeira, reagiu surpreso com a quantidade de presenças do MEP na sociedade.

O professor destacou alguns dados da retrospectiva. Disse que são mais de 30 presenças em instituições com visitas às universidades, colégios públicos e associações, 30 estudantes do Pré no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), presenças de 20 pesquisadores no Movimento, visita da Universidade Popular (UniPop) de Volta Redonda e mais de 20 ex-alunos na ‘Escola MEP’ dando testemunhos, além de 5 novos voluntários que passaram a integrar a equipe e ainda a presença dos professores em vários eventos públicos. Em síntese, de acordo com os organizadores do encontro do Pré-Vestibular Cidadão MEP foi o cenário de trabalho do encontro realizado no último dia 24, na sede do MEP.

LINHA DE AVALIAÇÃO

Após apresentação no encontro, a professora Nelma abriu para o debate na linha da avaliação e proposições para o ano de 2019. No diálogo, que se seguiu elogios, ponderações e indicativos, entre eles o olhar para a grave situação da evasão escolar no Movimento, com a triste marca de 70%, situações carências afetivas, sociais e econômicas, contudo o conjunto de professores avaliou.

Ainda de acordo com a professora, a turma 2018 foi um diferencial nos aspectos da solidariedade e interesse dos alunos, como o maior comprometimento dos professores. Foi informado durante o encontro que 25 pessoas já se inscreveram para 2019 e que serão acolhidos no dia 10 de dezembro, às 19 horas para confirmação de matricula. Todos irão  participar de ‘mesa redonda sobre DHs’, na marca dos 70 anos da Declaração Universal dos DHs. Novas inscrições para completar a turma serão realizadas em fevereiro de 2019.

INDICATIVOS PARA 2019

No encontro foram acertados os indicativos para 2019, entre eles a realização de maior proximidade com os alunos utilizando de forma conjunta as ciências de serviço social, psicologia e pedagogia de forma concomitante trabalhar ‘cidadania e escuta direta e continuada aos alunos’. A ex- aluna do MEP, a assistente social Karina Avelar, formada e graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), irá mediar a construção do novo formato. A estruturação da proposta será apresentada no dia 16 de fevereiro de 2019 ao conjunto da equipe MEP. No foco, a ‘inclusão e diminuição a evasão’.

Foi definida ainda reestruturação de ‘conteúdos em blocos’, com agrupamento de forma alternar presenças dos professores. A equipe pedagógica formatará a proposta no próximo dia 8.  Foi definida ainda programar formação e debate com os professores diante do cenário político  no que diz dos direitos civis, além da realização do 2º  Encontro dos Pré- Vestibulares Sociais de Volta Redonda. “O encontro foi muito positivo. Cumprimento a todos e agradeço em especial a presença e sugestões do professor Januário Feliciano do Pré PIC, projeto de inclusão social, na cidade de Pinheiral”, finalizou a professora Nelma.

 

Deixe um Comentário