Prefeito de Resende assina convênio com a Fundação Santa Cabrini para aproveitar mão de obra prisional

0

RESENDE

A Prefeitura e a Fundação Santa Cabrini, do Rio de Janeiro, assinaram, nesta quinta-feira, um convênio para oferecer uma nova oportunidade para 25 internos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), que cumprem penas na Casa de Custódia, localizada no distrito de Bulhões. O convênio foi assinado durante encontro na capital Fluminense,  entre o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas), o secretário de Estado de Administração Penitenciária, David Anthony Gonçalves Alves e o presidente da Fundação Santa Cabrini, Fernando Vidal, responsável pelo gerenciamento do trabalho prisional no Estado.

Serão beneficiados com a iniciativa internos que cumprem penas nos regimes semiaberto, aberto ou em prisão albergue domiciliar (PAD). Entre as funções que poderão ser exercidas pelos beneficiados com a medida estão: auxiliar de serviços gerais, calceteiro, servente, pedreiro, jardineiro e pintor, que atuarão nas dependências da Prefeitura ou nos demais órgãos vinculados à administração municipal. O trabalho, que deverá ser desempenho de segunda a sexta-feira, será remunerado com um terço do salário mínimo, conforme prevê a Lei de Execuções Penais nº 7.210/84.

Para o prefeito Diogo a iniciativa significa muito mais que o simples cumprimento de uma lei: a medida representa uma nova chance de reintegração dos internos à sociedade, uma mão erguida para que eles possam retomar suas vidas, após o término da pena. “Infelizmente, o sistema carcerário ainda é muito deficiente no nosso país, pois a maioria das prisões não oferece uma oportunidade para que os internos trabalhem, ocupem seu tempo ocioso e aprendam uma nova profissão, o que seria fundamental para sua reinserção na sociedade. Por isso, esta iniciativa é tão importante e merece todo o nosso apoio”, disse o chefe do Executivo.

RESGATE DA CIDADANIA

A Fundação Santa Cabrini atua desde 1977 com pessoas apenadas no Estado do Rio de Janeiro. Sua principal função é realizar parcerias com órgãos públicos e empresas privadas para aproveitamento da mão de obra prisional. Atualmente, a Fundação mantém parcerias com a Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Itaperuna e Secretaria Estadual de Educação, além da empresa IceBang Fábrica de Gelo Ltda.

Deixe um Comentário