Porto Real inicia licitação através de pregão eletrônico

0

PORTO REAL

A Prefeitura de Porto Real, através da Secretaria Municipal de Licitações, Compras e Contratos, realizou recentemente a primeira licitação na modalidade Pregão Eletrônico (PE 01/2020), sob o Processo 508/2020. Na oportunidade, quatro empresas de diversos estados (duas de São Paulo, uma de Minas Gerais e uma do Rio Grande do Sul) concorreram para o contrato de aquisição de equipamentos (pranchas abdominais) para as Academias Ao Ar Livre, localizadas nos bairros: Freitas Soares; Vila Romana e Bulhões (Vila Marina).

Segundo o secretário de Licitações, Compras e Contratos, Carlos José da Silva, foram 74 lances em menos de uma hora. “Reduzimos pela metade o tempo de conclusão dos trabalhos. Por esse motivo, conseguimos dar mais celeridade à execução dos serviços contratados, uma vez que os documentos da empresa serão apresentados somente se a mesma vencer a licitação. Desse modo, conseguimos atrair mais concorrência, reduzindo os custos que os participantes de licitações presenciais têm com transporte e hospedagem, por exemplo, sem terem a certeza que vencerão a licitação”, disse.

Segundo a Secretaria a previsão é de 30 dias o prazo que envolve a entrega dos equipamentos da empresa vencedora da licitação e as instalações dos equipamentos. O pregão eletrônico é uma modalidade licitatória utilizada pelo governo brasileiro para contratar bens e serviços, independentemente do valor estimado. O objetivo da prefeitura é aumentar a quantidade de participantes e baratear o processo licitatório. De acordo com o prefeito Ailton Marques, os participantes das licitações de pregões eletrônicos participam das salas de disputa virtuais, ou seja, através da internet. “Com isso, ampliamos o universo dos concorrentes, tornando bem maiores as chances da prefeitura unir qualidade e preço nos produtos e serviços adquiridos e/ou contratados. Isso porque é possível participar de qualquer lugar do território nacional”, afirma.

Carlos José da Silva ressalta, ainda, que o pregão eletrônico apresenta diversas vantagens. “Com ele a empresa não realiza gastos nem tem dificuldades com transportes; o acesso é fácil, democrático e mais transparente, pois permite que a população participe da sala virtual, acompanhando tudo em tempo real. Além disso, o sistema do Banco do Brasil é amplamente conhecido e utilizado em todo o país”, completou o secretário.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !