Parque Mariana receberá obras no sistema de drenagem em Porto Real

0

PORTO REAL

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos relatou que a área crítica de escoamento do bairro Parque Mariana onde houve alagamento de vias na quarta-feira, dia 21, é correspondente ao trecho entre as Ruas Custódio José de Mello e Saturnino Braga.

Segundo o secretário de Obras, Luiz Tavares, o projeto de drenagem para solucionar o problema está pronto e encaminhado à engenharia da Caixa Econômica Federal. “Estamos aguardando a aprovação do orçamento para a execução das obras. São recursos federais de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Serfiotis. Tão logo haja o parecer favorável, daremos início ao processo licitatório para a contratação da empresa que executará as obras. O local já foi avaliado pela Caixa e a expectativa é que as melhorias comecem no mês de abril”, relata Luiz Tavares.

 

ALERTA

A Defesa Civil de Porto Real está em alerta redobrado devido aos fortes temporais típicos da estação que afligem todo o Sul Fluminense. Na quarta-feira o pluviômetro instalado no bairro Parque Mariana registrou precipitação de 50 milímetros, enquanto o pluviômetro automático instalado no Hospital Municipal São Francisco de Assis marcou 40 mm. O índice registrado em Bulhões foi menor, cerca de 25 mm. Os bairros apresentaram esses índices referentes a uma precipitação de menos de uma hora. “O avanço da frente fria favoreceu a formação de nuvens carregadas, gerando precipitação de chuvas com índices elevados, conforme registrado nos pluviômetros do município. Houve pequenos casos de alagamentos nos bairros Parque Mariana e Novo Horizonte e queda parcial de uma árvore, causando danos ao telhado do vestiário da quadra da Escola Cruz e Souza. No entanto não houve nenhum registro de acidentes com vítimas”, relatou o diretor de Defesa Civil, Leandro Augusto de Souza.

Conforme a classificação do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais esses números são considerados índices pluviométricos elevados, pois essa quantidade de chuva em pouco tempo sobrecarrega o sistema de drenagem existente. A previsão é de chuva amena, até domingo. O contato da Defesa Civil de Porto Real é nos telefones (24) 3353-3537 ou 3353-1245.

error: Conteúdo protegido !