Dois casos suspeitos de Varíola dos Macacos são registrados em Itatiaia

0

ITATIAIA

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou no início da noite que está investigando dois casos suspeitos de Varíola dos Macacos (Monkeypox) no município. Em comunicado oficial veiculado nas redes sociais, a prefeitura informa que os pacientes são um homem, de 44 anos e uma mulher, de 20 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos casos é um homem que apresenta lesões na pele e está internado no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, devido a complicações de outras doenças. Já a mulher está em isolamento domiciliar porque apresentou febre, dor de cabeça e lesões de pele compatíveis com a doença. “Os dois pacientes passam bem e estão sendo acompanhados por profissionais da saúde enquanto aguardam o resultado dos testes laboratoriais”, informa a nota.

A Prefeitura pede para que, em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, mal-estar, cansaço e lesões na pele ou mucosas, a pessoa procure uma unidade de saúde.

NOTIFICAÇÕES REGISTRADAS

Esta foi a nona notificação de casos suspeitos de Varíola dos Macacos registrados nos municípios de Resende e de Itatiaia. Na quinta-feira, dia 11, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso da doença no município. Ao todo foram registrados sete notificações da doença, sendo que um foi confirmado, quatro aguardam resultado de exames laboratoriais e dois descartados.

Em comunicado oficial veiculado nas redes sociais, a prefeitura informa que o paciente infectado é um homem, de 33 anos. O paciente passa bem e está em isolamento em casa. Ele está sendo acompanhado por profissionais de saúde da rede municipal.