Notas & Notas

0

PROFESSORES ACUADOS NA PORTA DE ESCOLA

Ontem, a coluna ‘Notas e Notas’ informou que na segunda-feira, dia 19, bandidos apontaram armas aos professores na saída da Escola Municipal Áurea Pires da Gama, no Bracuhy, em Angra dos Reis e que eles fariam uma reunião com a Secretaria de Educação para pedir mais segurança. O encontro aconteceu ontem na instituição, e segundo um professor informou ao A VOZ DA CIDADE, foram tomadas medidas drásticas. “Hoje (ontem) nos reunimos com a secretária de Educação, Stella Salomão, para reivindicar melhores condições de trabalho para o atendimento da comunidade do Bracuhy”, disse o professor, contando que como resposta, eles ouviram que a secretaria não pode ajudar em relação: à falta de iluminação pública e ao problema da rede elétrica da unidade (que dependeria da concessionária de energia Enel); à falta de material didático e de limpeza e de pessoal para trabalhar na zeladoria; ao recolhimento de bens insensíveis – como carteiras, armários quebrados – que estão neste momento inutilizando a horta e a quadra da escola ao servir de criadouro de Aedes aegypti e de ninho para cobras (que seria responsabilidade da secretaria de administração).

FECHAMENTO

“Por fim, foi decretado o fechamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na unidade, com transferência dos alunos para o Frade, pois o poder público admite que não pode garantir a integridade física dos servidores e dos alunos”, disse, disse que esse fechamento será só no turno da noite. Questionado sobre como eles receberam essa decisão, ele expressou: “A sensação é de que nós convidamos a secretária para conversar, mas ela não foi disposta a ouvir. Já chegou com a decisão tomada. Fechou um turno, mas não resolveu nenhum dos problemas que a escola enfrenta. A precariedade nas condições de trabalho e no serviço oferecido continuarão”, disse o professor, explicando que com o problema da parte elétrica, eles não podem instalar câmeras nem alarme, não podem ter ventiladores que atendam a todos os alunos e não podem ter lâmpadas acesas que dêem a mínima condição, por exemplo, aos alunos.

DEFESO DA SARDINHA CHEGA AO FIM

O defeso da pesca da sardinha chegou ao fim, na última sexta-feira, e os pescadores, que estavam desde novembro sem praticar essa pesca, passaram a poder entrar no mar para pescar sardinhas novamente. O objetivo do defeso da sardinha é garantir a sustentabilidade da pesca ao longo prazo, com a manutenção e preservação da espécie. O defeso foi realizado nos litorais do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, devido ao período de desova da espécie.  Todo o setor pesqueiro movimenta cerca de R$ 200 milhões por ano em Angra dos Reis.

PENALIDADES – NOTA DE CONTINUAÇÃO

Segundo a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e o Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, os pescadores que forem flagrados desrespeitando a proibição no período de defeso podem ser enquadrados nas penalidades previstas, desde o pagamento de multa até a detenção, além de apreensão dos equipamentos de pesca.

NO EXTERIOR

Com o objetivo de buscar novos negócios no exterior, o presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Reinaldo Gonzaga, seguiu, nesta quarta-feira, para sua primeira viagem internacional. A proposta é estreitar as relações comerciais com a empresa francesa Framatome e a coreana, Korea Nuclear Fuel (KNF). Expandir os negócios está entre as metas previstas no Planejamento Estratégico da INB – 2017/2026, traçado após estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  A comitiva que acompanha o presidente é formada pelo diretor de Combustível Nuclear, Marcelo Xavier, e o superintendente de Engenharia do Combustível, Márcio Adriano da Silva. “A INB é capaz de oferecer uma gama enorme de serviços, com o nível de qualidade exigida no cenário internacional. Esta é a razão desse contato com as empresas estrangeiras. A INB precisa conquistar uma fatia maior nesse mercado”, frisou o presidente, informando que a comitiva da INB retorna ao Brasil no dia 02 de março.

VISITAS – nota de continuação

A primeira parada da comitiva será na França para uma visita à Framatome (antiga Areva) que produz combustível nuclear para várias empresas no mundo. Com o desligamento dos reatores alemães previstos para ocorrer até 2022, a empresa francesa terá apenas uma usina na Espanha semelhante à Angra 2 e 3. A INB tem a intenção de oferecer componentes e combustíveis para a planta espanhola.  Há ainda o projeto de instalar no Brasil as máquinas de solda a laser descomissionadas pela Framatone, que poderiam ser usadas na fabricação das grades espaçadoras dos combustíveis e gerar receita para a INB. Já na KNF, será discutida a possibilidade de ampliar a participação da INB na parceria hoje em curso entre as duas empresas. A INB quer aumentar a produção de bocais, que compõem o Elemento Combustível, para a empresa coreana.

CADASTRAMENTO PARA DOADORES

Reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos voluntários e fidelizar doadores existentes são objetivos do projeto Doação de Sangue, promovido pela Secretaria de Saúde de Porto Real e firmado em reunião ocorrida no Hospital Municipal São Francisco de Assis (HMSFA), entre representantes do hospital e do Núcleo de Hemoterapia de Resende, na tarde da última segunda-feira. Os doadores voluntários interessados deverão agendar seu horário junto ao HMSFA através do telefone 3353 2929. Segundo o diretor do HMSFA, Danilo Bandoli, a unidade fará o cadastramento dos voluntários. “Cirurgias, vacinas e uso de medicamentos serão avaliados na pré-triagem que faremos. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor”, disse. Ele lembra ainda que homens podem realizar a doação de sangue a cada dois meses e mulheres a cada três meses.

CONVOCANDO PROFESSORES E AUXILIARES

A Prefeitura de Volta Redonda está convocando 39 profissionais de educação, através da Secretaria de Educação (SME). Serão contratados 19 professores que realizaram o processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores de 006/2015 e 20 auxiliares de educação infantil que realizaram o processo seletivo simplificado para contratação temporária de 003/2017. As vagas para professores são em Docente I e Docente II, atendendo alunos da educação infantil até o 9º ano. Segundo a secretária de Educação Rita Andrade, a parte burocrática já está em andamento. “Serão profissionais que vão somar o quanto antes com nossa equipe educacional. Além desses novos profissionais, tivemos investimentos em unidades escolares, em kits de materiais e uniformes”, disse a secretária.

CONTRATAÇÃO

Cerca de 20 escolas serão beneficiadas com a contratação dos auxiliares de educação. O prefeito Samuca Silva ressaltou os investimentos da gestão na educação em Volta Redonda. “Começamos o ano investindo bastante na educação. Já estamos entregando os kits escolares e também começamos a distribuir os uniformes. Além disso, três unidades de ensino estão passando por obras que já estão em fase de conclusão. Iniciamos também o processo de licitação para a reforma de outras unidades. Sou filho da escola pública e sei da importância de investir em uma educação de qualidade”, disse o prefeito. 

PREFEITO EM ESCOLA

Falando em Samuca Silva, ele esteve ontem na Escola Municipal Mariazinha Félix, em Três Poços, para uma visita surpresa. Ele solicitou que uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura realizasse o levantamento de toda a demanda de obras que precisam ser realizadas na unidade escolar. Rita de Cássia Andrade, secretária municipal de Educação, acompanhou a visita com o prefeito. A escola atende 480 alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental, do 5º a 9º ano – jovens de 10 a 16 anos. São nove turmas em cada turno (manhã e tarde). Ele visitou as salas de aulas e ouviu os estudantes e professores da unidade escolar.

NOVO GERADOR ELÉTRICO

O Centro de Assistência Intermediária de Saúde do Aterrado (Cais), localizado na Rua Paulo Leopoldo Marçal, 298, em Volta Redonda, vai interromper o atendimento do Laboratório Municipal nesta sexta-feira. Tudo isso para a instalação do novo gerador de energia da unidade. Para implantação do equipamento, a unidade ficará sem energia elétrica fornecida pela Light entre 8 horas e 18 horas, impedindo o funcionamento do laboratório. Na ocasião não haverá coleta no próprio Laboratório Municipal, que normalmente é realizada de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 9 horas, e nas Unidades Básicas de Saúde, já que a unidade não poderá fazer a análise do material. O laboratório, que também atende o Cais Aterrado, o SPA Conforto e o Hospital do Idoso, volta a funcionar na segunda-feira, dia 26.

ATENDIMENTO MANTIDO

Segundo garantiu a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, o atendimento de urgência no Cais Aterrado será mantido, nesta sexta-feira, 23, durante a instalação do novo gerador de energia da unidade mesmo com a interrupção da energia elétrica durante o dia. O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, alertou ainda que as internações de pacientes que dependam de aparelhos serão transferidas para outras unidades de saúde.

UM FATO NA FOTO

Travessia segura

A prefeitura de Barra Mansa instalou ontem uma faixa de pedestres na Rua Andrade Figueira, no Centro. A travessia fica entre a secretaria da Matriz de São Sebastião e próxima à Escola Doméstica Cecília Monteiro de Barros. Pais de alunos agradecem a providência do governo municipal! A imagem foi captada pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas.

 

Deixe um Comentário