Notas & Notas – 7 de outubro de 2022

0

FESTIVAL GOSPEL

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Paraíba do Sul realiza neste fim de semana, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural, o primeiro Festival Paraíba do Sul – Uma Só Voz. No primeiro dia, nesta sexta-feira, dia 7, a apresentação será de uma das maiores vozes da música gospel contemporânea, a cantora Bruna Karla. Com mais de 20 anos de carreira, se tornou uma jovem veterana, com quatro indicações ao Grammy Latino.

PÓS-GRADUAÇÃO NA FAETEC

Foto: Gabriel Borges


A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, anuncia a abertura do programa de Pós-Graduação Lato Sensu, em Gestão Educacional Integrada. A formação tem como objetivo especializar portadores de diploma de Licenciatura para atuação profissional no âmbito da Administração, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional. As inscrições iniciam nesta quinta-feira, dia 6.

AS VAGAS

Estão sendo ofertadas 60 vagas, sendo 30 para início no primeiro semestre de 2023 e outras 30 para o segundo semestre de 2023. Os servidores do quadro permanente da Rede Faetec, que tenham concluído o curso de Licenciatura, também terão oportunidade de se candidatar.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado das inscrições será divulgado no dia 4 de novembro. O edital do processo seletivo está disponível no endereço eletrônico da Faetec: www.faetec.rj.gov.br.

FEIRA LIVRE NO PARQUE DA ÁGUAS

Uma nova edição do programa Sine Itinerante será realizada pela Prefeitura de Resende neste domingo, dia 9. A ação acontece entre 9 horas e meio-dia na Feira Livre do Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, a população poderá esclarecer dúvidas sobre a emissão da Carteira de Trabalho e Carteira de Trabalho Digital, cadastrar currículos no banco de dados do mercado de trabalho municipal, realizar o agendamento do Seguro Desemprego e ainda esclarecer demais dúvidas com os profissionais. Para realizar o cadastramento dos dados e receber atendimento é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência atualizado.

CENTRAL DE ATENDIMENTO ÚNICO

Foto: Divulgação/PMVR


A Central de Atendimento Único (CAU), sob a orientação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), registrou 3.643 atendimentos telefônicos no mês de setembro em Volta Redonda. O destaque fica por conta do Canal Cidadania, que contabilizou 809 solicitações de manutenção, seguido do atendimento da Guarda Municipal, com 761 pedidos. Durante 24 horas, os 15 funcionários da CAU se revezam para encaminhar as ocorrências aos órgãos municipais competentes para as soluções cabíveis.

OS NÚMEROS

Em setembro, os números registrados foram: Canal Cidadania (809); Guarda Municipal (761); PMVR-156 (750); Polícia Militar (719); Whatsapp Ciosp (122); Polícia Civil (32) e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (16), entre outros.

CRIME AMBIENTAL EM BARRA MANSA

Durante patrulhamento pela Unidade de Conservação Cândido Silva, com o objetivo de coibir crimes e infrações, agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa flagraram diversas ações irregulares na tarde de quarta-feira, dia 5. Entre elas, movimentação de solo, aterro e obstrução de curso d’água, supressão de vegetação e intervenção na Área de Preservação Permanente (APP), localizada no bairro Água Comprida.

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PARATY

Para curtir os principais atrativos históricos e os eventos ligados ao setor econômico de Paraty, como o Festival Gastronômico a ser realizado neste fim de semana, a pousada Porto Imperial é uma das mais tradicionais da cidade. O festival vai ser realizado entre hoje e domingo, dia 9, e promete animar e movimentar o setor econômico da cidade. Instalada no coração do Centro Histórico, a hospedagem está perto dos principais atrativos, eventos, restaurantes e diversos pontos turísticos da cidade.

SEGUNDA CAMINHADA E CORRIDA EM PORTO REAL

Foto: Fabiano Sabino/PMPR


A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Porto Real realizou na quinta-feira, dia 6, uma reunião com diversos setores visando definir os suportes em estrutura para a realização da II Caminhada e Corrida da Equipe Papaléguas. O evento acontecerá no dia 6 de novembro, no Horto Municipal. A reunião aconteceu na Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

PAUTA DO ENCONTRO

Entre os principais assuntos abordados estiveram o apoio em Saúde, com a presença de um ambulância e técnico de enfermagem; a participação da Guarda Civil Municipal, com apoio na largada, em pontos estratégicos e acompanhamento do pelotão de elite; e a manutenção das vias rurais por meio da Secretaria de Obras.

PARTICIPANTES

O diretor de Esporte e Lazer, Hernani José da Silva, que comandou a reunião, ainda explicou que a expectativa é que a II Caminhada e Corrida tenha 300 pessoas de diversos municípios da região e de outros estados. “O evento contará com dois percursos, de 5 e 10km, passando por pontos históricos da cidade. Com isso, além da promoção ao turismo municipal, também visamos incentivar novas pessoas à prática de exercícios para saúde e o bem-estar físico”, disse Hernani.

REUNIÃO DO COMDEMA

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Porto Real esteve reunido no último dia 5. A ação contou com a presença dos membros, titulares e suplentes, que se reuniram para debater os temas “Direito ambiental” e o “Programa Municipal de Educação Ambiental”. Além disso, durante a reunião também foi lida e aprovada a Ata da 2ª Sessão Plenária, realizada no dia 27 de julho. “Neste ano, já abordamos temas como as Unidades de Conservação do Município, que visa assegurar condições para a existência de reprodução de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção e que são remanescentes do bioma Mata Atlântica”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Mauro Ettore.

Um Fato na Foto

Prefeitura inicia as obras na área de lazer do bairro Vila Nova

Foto: Divulgação/PMR

A Prefeitura de Resende iniciou, nesta semana, as obras de reformas da área de lazer do bairro Vila Nova. O espaço de lazer receberá diversas intervenções que beneficiarão os moradores da localidade. O prefeito Diogo Balieiro Diniz disse que em breve os moradores vão ganhar um novo local para a prática de atividades esportivas e de lazer. “Mais uma obra acontecendo em nosso município que irá contemplar os moradores do local com um espaço para a prática de atividades físicas e de lazer, totalmente adequado, com espaços com atividades variadas e principalmente com segurança”, comentou o prefeito