Notas & Notas – 28 de maio de 2019

0

SEMANA DO EMPREENDEDORISMO

Desde ontem acontece na Estácio Volta Redonda a I Semana do Empreendedorismo e da Carreira, com palestras e seminários apresentados por empreendedores e profissionais da área de gestão. O evento acontece até esta sexta-feira, dia 31, na Estácio Volta Redonda, e é voltado a alunos da unidade matriculados nos cursos de gestão, e foi organizado pelos veteranos matriculados na disciplina de Cultura Empreendedora juntamente com os coordenadores dos cursos. Ontem aconteceram duas palestras com Agamemnon Rocha Souza, professor e delegado do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. De terça a sexta-feira, serão apresentadas palestras e oficinas com temas como Logística Reversa, Qualidade, Mercado e Concorrência, Currículo e Empregabilidade, Contabilidade, entre outros.

AINDA SOBRE EMPREENDEDORISMO

Foto: Divulgação


O tema do empreendedorismo também está em destaque na Secretaria de Educação de Volta Redonda. Em parceria com o Sebrae, iniciou no último sábado, dia 25, a capacitação dos professores que serão os multiplicadores da metodologia do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), um grande projeto que o Sebrae realiza em conjunto com os municípios para incentivar e promover a Educação Empreendedora. O treinamento dos professores será dividido por segmento, sendo os do Ensino Fundamental anos iniciais uma carga horária de 28 horas e para os professores do Ensino Fundamental anos finais, com carga horária de 25 horas.

OFICINAS

Além de conteúdo rico e dinâmico, o treinamento terá muitas oficinas para o desenvolvimento de práticas empreendedoras. Será uma ótima oportunidade de aprendizado e troca de experiência para os professores participantes que depois terão a grande missão de compartilhar com os alunos essa vivência no mundo do empreendedorismo. Nessa primeira fase o projeto irá atender quase dois mil alunos da rede municipal de ensino do Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano) e também do Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano).

DOIS ANOS DA UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil Agda Maria, de Angra dos Reis, completou, no domingo, dois anos de funcionamento. Neste período, a unidade atendeu mais de 140 mil crianças, de zero a 14 anos, com consultas médicas, exames laboratoriais e de Raios-X, atendimentos odontológicos e disponibilização de medicamentos. Quem foi à unidade procurar atendimento, no domingo à tarde, encontrou o Zé Gotinha, um palhaço que levou uma dose especial de alegria aos pequenos pacientes.

PALESTRA SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza nesta terça-feira, a partir das 15 horas, no Parque Municipal de Saudade, um bate papo sobre animais peçonhentos. O evento contará com a palestra do médico veterinário Flávio Jacob, que explicará quais as medidas devem ser tomadas em caso de picadas, além de demonstração de como capturar esses animais vivos. O bate-papo é gratuito e aberto ao público em geral.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

A Fundação CSN através do Capacitar Hotelaria e Serviços em parceria com a Prefeitura de Pinheiral está oferecendo cursos profissionalizantes para jovens de Pinheiral e região. Os interessados devem ter entre 16 e 29 anos e Ensino Fundamental completo na rede pública. As inscrições para o Processo Seletivo devem ser feitas até o dia 7 de julho. Ao longo de seis meses, os alunos participarão de aulas teóricas e práticas em diversas áreas, incluindo recepção, reservas, cozinha, eventos, garçom, bar e atendimento ao cliente, totalizando 220 horas de formação.

INSCRIÇÕES

As inscrições em Pinheiral podem ser realizadas no Cras I na Rua 12 de outubro, 126, Parque Maíra, no Cras II na Rua Manoel, nº 151 Cruzeiro ou na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que fica localizada na Rua Bulhões de Carvalho, 151, Rolamão ou pelo site: www.fundacaocsn.org.br. Outras informações: (24) 3348-1560 ou (24)3356-3084.

GUARDA AMBIENTAL EM PINHEIRAL

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, iniciou os serviços da Guarda Ambiental para a fiscalização, proteção e limpeza do Meio Ambiente da cidade. Os trabalhos começaram há uma semana e já conta com a apreensão de animais silvestres, como saguis e tucanos, além da limpeza da bacia do rio próximo a Fazenda Botafogo. Criada pela Lei 1.076, em 22 de março de 2019, a guarda foi idealizada para intensificar a atuação na prevenção de impactos ambientais, fazendo com que o município tenha sua fauna e flora preservada e aliada a um crescimento sustentável.

VACINA CONTRA A GRIPE

Termina nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o país. Cerca de 16,8 milhões de pessoas ainda não se vacinaram e precisam procurar a unidade de saúde mais próxima para se protegerem contra os tipos graves do vírus da influenza (A H1N1; A H3N2 e influenza B). A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, que teve início no dia 10 de abril, continua somente nesta semana sendo finalizada na próxima sexta-feira, dia 31 de maio.

DIA DO DESAFIO EM BARRA MANSA

Com objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, irá promover, nesta quarta-feira, 29, o Dia do Desafio. A campanha mundial tem como proposta desafiar as pessoas a desenvolverem qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário. No município, as ações acontecerão em vários pontos, inclusive no pátio do Centro Administrativo, a partir das 8 horas. A Praça da Matriz também terá atividades alusivas à data, assim como os 45 núcleos esportivos da cidade.

JOGOS DA INTEGRAÇÃO EM RESENDE

Foto: Divulgação


Aconteceu na manhã ontem, na área de lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Parque Tobogã, em Resende, a última atividade dos Jogos da Integração da Educação Infantil. As ações, que ocorreram também nos dias 22 e 24, nos períodos da manhã e tarde. Utilizaram bolas coloridas e bambolês, e realizaram atividades divertidas como corrida com o ovo na colher. A iniciativa contemplou vinte unidades do município, incluindo professores e outros membros da prefeitura.

DETRA PROMOVE CAMPANHA ‘MAIO AMARELO’

A Divisão Executiva de Trânsito (Detra) de Itatiaia realiza a palestra de conscientização sobre a campanha ‘Maio Amarelo’ para alunos das escolas públicas. O objetivo do movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo debatendo temas importantes como a segurança, uso indevido do telefone celular e respeito aos pedestres e sinalização. Nesta terça-feira, dia 28, a palestra será realizada em dois horários. Às 9 horas, na Escola Municipal Pedro Rangel e às 14 horas, no Colégio Cenecista Castello Branco. Na segunda-feira, a palestra aconteceu no Colégio Estadual Ezequiel Freire (Ciep 488).

PROJETO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

O projeto ‘Educação no Transito’ realizado pela equipe da Divisão desenvolve um trabalho de visitação nas escolas do município para informar aos jovens sobre a importância de respeitar as regras de convivência urbana, disciplina e atenção por parte dos pedestres e condutores. O uso de celular ao atravessar a rua, por exemplo, além de colocar em risco o indivíduo que praticou a indisciplina pode ocasionar graves acidentes em regiões onde o transito é mais movimentado.

MORTES NO TRÂNSITO

De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1,9 milhão de pessoas podem morrer no trânsito até 2020, se medidas de conscientização efetivas não forem adotadas. Esse índice representaria a marca de quinta maior causa de mortalidade no mundo, passando em 2030, para 2,4 milhões de vítimas fatais.

ACADÊMICA DE JORNALISMO VISITA O MEP

A acadêmica do 5º período de Jornalismo do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Gabriella Giovanini, visitou a sede do Movimento Pela Ética na Política (MEP), em Volta Redonda, no último final de semana. A ‘visita-entrevista’ objetivou na coleta de dados sobre as atuações do Movimento em relação às questões ambientais. Atenta e com domínio da pauta, a estudante focou a Arie Floresta da Cicuta, em especial quando dos embates ocorridos com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na tentativa de recategorização para RPPN em 2015. No final da entrevista, a jovem elogiou o trabalho do Pré-vestibular Cidadão.

ASSEMBLEIA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

O presidente da Associação de Moradores do bairro São Luiz, em Volta Redonda, Rogério Hilário, disse que vai promover assembleia nesta quarta-feira, dia 29. Segundo ele, será no Colégio Prefeito José Juarez Antunes, com início às 17h30min. Será uma reunião de prestação de contas da diretoria da atual diretoria.

DESAFIOS DO EMPREGO

A Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se reunirá hoje, às 10 horas, no Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) para avaliar os resultados e desdobramentos do Seminário “Desafios do Emprego do Estado” realizado recentemente na Casa.

ESCONDIDO EM PNEUS

Um homem foi preso no domingo, dia 26, tentando furtar um estabelecimento comercial no bairro Bracuhy, em Angra dos Reis. Segundo registro da 166ª Delegacia de Polícia (DP), os agentes do 33°Batalhão da Polícia Militar (BPM) em patrulhamento pela comunidade foram comunicados por um funcionário de um supermercado que um homem havia tentado furtar o local, e se mantinha escondido dentro do estabelecimento. A PM entrou no galpão do comércio e encontrou o suspeito escondido dentro de uma pilha de pneus, tentando fugir do flagrante. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao mesmo, que foi encaminhado para a sede policial.

SEMIFINALISTA DO CARIOCA DE FUTSAL

No último sábado, os meninos das equipes Sub-9 e Sub-11 do futsal do Ilha Clube/Esporte Clube Rio São Paulo enfrentaram o Nilópolis nas duas categorias e venderam os dois confrontos. Com as vitórias do fim de semana, a equipe barra-mansense garantiu, com três rodadas de antecedência, a vaga para as semifinais do Campeonato Carioca de Futsal 2019 – Série Bronze – que está sendo realizado pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ). Os próximos confrontos da equipe barra-mansense serão contra o Mara, São Gonçalo e JTC.

OSBM CONVIDA VINICIUS FRATE E SALOMÃO CARNEIRO

OSBM convida os solistas Vinicius Frate (contrabaixo) e Salomão Carneiro (fagote) para mais um concerto da temporada 2019. A apresentação acontece na quarta-feira, às 20 horas no Instituto Cultural Municipal em Barra Mansa. A direção é de Ramon Feitosa, com entrada franca.

PRONTO PARA NEGOCIAR

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou ontem que está pronto para participar das negociações em Oslo entre o governo da Venezuela e a oposição, caso todas as partes achem produtivo. No sábado, dia 25, a Noruega informou que representantes do governo da Venezuela e da oposição retornariam a Oslo, em continuidade a uma rodada de conversações preliminares sobre como lidar com a crise política do país.

VAGAS DO SISU

Estudantes podem consultar, na página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – http://sisu.mec.gov.br/cursos, as vagas que serão ofertadas em instituições públicas de ensino superior no segundo semestre deste ano. A busca pode ser feita por curso, instituição de ensino e por município. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero. As inscrições do Sisu poderão ser feitas de 4 a 7 de junho.

Um Fato na Foto

Pegando no pesado e sem preguiça

Foto: Divulgação

Recentemente uma mulher aguardava no Cais Conforto, em Volta Redonda, para fazer um Raio-X devido a forte crise asma crônica quando fotografou duas funcionárias responsáveis pelos serviços gerais da unidade fazendo trabalho pesado. Segundo a leitora do A VOZ DA CIDADE, mesmo correndo risco de caírem da escada onde se equilibravam para limpar nos locais de difícil acesso, as trabalhadoras se mostravam com bom humor. A questão, segundo a pessoa que fotografou é que muitas vezes a população, com razão, reclama. Mas nessas horas nunca chega uma visita ilustre para presenciar o comprometimento dessas funcionárias com o trabalho, ainda mais no Cais Conforto, que está sempre lotado. Mesmo sem conhecer as duas funcionárias, a paciente parabenizou-as, lembrado que ficou admirada pelo empenho da dupla.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !