Notas & Notas- 27 de janeiro 2020

0

REVITALIZAÇÃO NAS FAIXAS DE PEDESTRES

A Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran), vem realizando trabalhos de revitalização das faixas de pedestres na cidade, durante o mês de janeiro. Diversos pontos dos principais fluxos viários do município, em especial nas imediações das unidades de ensino, já ganharam reforço na pintura. Os serviços estão centralizados nas áreas escolares, devido ao retorno do período escolar. A rede pública municipal de ensino, por exemplo, volta às aulas no dia 4 de fevereiro, terça-feira. Os redutores de velocidade também são alvo deste processo de manutenção. A intensificação das medidas de segurança no trânsito deve ser concluída no mês de fevereiro.

Unidades beneficiadas 

Até o momento, as unidades educacionais que foram beneficiadas com as faixas de pedestres e redutores de velocidade renovados nos arredores são: Escolas Municipais Sagrado Coração de Jesus (Lavapés) e Getúlio Vargas (Cidade Alegria); Creche Municipal Favo de Mel; Colégio Estadual Pedro Braile Neto (Jardim Jalisco); Escola Sesi (Jardim Jalisco); Universidade Estácio de Sá (Jardim Brasília) e Ciep 489 Augusto de Carvalho (Cidade Alegria). De acordo com o superintendente da Sumtran, Denilson de Paula Silva, os serviços de revitalização são essenciais para evitar acidentes e conscientizar a população para a travessia com segurança.

OBRAS NA CRECHE PORTO REAL 

Foram iniciadas recentemente mais uma etapa das revitalizações das estruturas das unidades educacionais de Porto Real. A Creche Municipal Professora Cacilda Verri Marassi recebe melhorias como: pintura do berçário e da fachada da unidade e ainda manutenções e reparos gerais nos banheiros. A previsão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos é que os benefícios terminem até o início do próximo mês, antes do começo do ano letivo, que acontece dia 5 de fevereiro.

RECREANDO NAS FÉRIAS

Já estão abertas as inscrições para o ‘Recreando nas Férias’ de Volta Redonda. Os interessados devem procurar um ginásio mais próximo da sua residência das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.  É necessário levar uma foto 3×4, xerox do comprovante de residência e certidão de nascimento ou RG. O preenchimento do cadastro deve ser feito pelo responsável e o prazo termina na quinta-feira, dia 23. O projeto será realizado na última semana de janeiro, entre os dias 27 e 31, e será marcado por muitas atividades esportivas e de lazer em Volta Redonda. As ações acontecem nos ginásios dos bairros 249, Açude, Retiro, Santa Cruz, Santo Agostinho, São Geraldo, Siderlândia, Três Poços e Vila Rica/Tiradentes e são destinadas às crianças e adolescentes dos seis aos 12 anos de idade.

MAIS DE QUATRO MIL TROTES

o levantamento da CCR NovaDutra aponta que entre janeiro e dezembro do ano passado, o Centro de Controle Operacional (CCO) recebeu 4.453 ligações de trotes. O número é 112% maior quando comparado com igual período de 2018, quando foram registradas 2.098 ligações. O maior número de trotes aconteceu via callbox, com 3.452 chamadas (78%). Os outros 22% foram de ligações via Disque CCR NovaDutra. A maioria dos trotes acontece através de números restritos ou de diferentes locais do país.

CALLBOX 

A região do Vale do Paraíba foi a que registrou o maior índice de ligações de trotes, sendo 1.312 no total. Todas elas via callbox. O equipamento ‘campeão’ está localizado em Queluz, no km 7,6, com um total de 109 chamados. Na sequência, aparece o Sul Fluminense com 957 trotes e a Baixada Fluminense com 517 ligações. Na Grande São Paulo foram registradas 449 ligações. Já o Alto Tietê registrou o menor índice, com 208 ligações.

TREINAMENTO PARA IDENTIFICAR TROTES

Todas as ligações são recebidas no Centro de Controle Operacional da CCR NovaDutra. Os colaboradores são treinados para identificar esse tipo de chamada que pode prejudicar o atendimento de uma ocorrência real. “O Centro de Controle Operacional trabalha 24 horas por dia para atender chamados de socorro médico e mecânico dos usuários que estão em viagem pela rodovia. Os atendentes estão atentos a tudo que acontece na via Dutra, prontos para acionar as equipes quando necessário”, reforça Virgílio Leocádio, Gestor de Atendimento da CCR NovaDutra.

Janeiro Branco em Barra Mansa

Na sexta-feira, dia 24, aconteceu no Centro do Idoso, no Ano Bom, o evento ‘Janeiro Branco’, que contou com palestras voltadas para a conscientização da saúde mental. Ministraram as palestras as psicólogas Gláucia Pires e Sara Viana. Os assuntos abordados com a população da terceira idade focaram nas relações emotivas trabalhando a sensibilidade do idoso e destacando a importância da busca por uma qualidade de vida. O Centro do Idoso conta com aproximadamente onze mil idosos cadastrados no seu banco de dados e realiza cerca de mil e quinhentos a dois mil atendimentos por mês.

 

SEDE DO SAMU EM ENGENHEIRO PASSOS

O distrito de Engenheiro Passos, localizado a cerca de 30 quilômetros de Resende, vai ganhar mais um investimento. A prefeitura está construindo uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No local antes funcionava como um depósito da prefeitura. O planejamento para a estrutura do local prevê dois quartos e dois banheiros, além de cozinha, sala, depósito de material de limpeza, depósito, espaço para higienização da ambulância e garagem. Uma ambulância nova já está disponibilizada para atender a nova unidade.

Vale lembrar que a estrutura de alvenaria e muros já estão erguidos. Os próximos passos do cronograma da obra será a implantação da laje, preparação das paredes para o emboço e a preparação da área externa, que vai ter uma ampla garagem para guardar e higienizar veículos.

CONCLUÍDA REFORMA DO CENTRO DE REABILITAÇÃO DE PORTO REAL

Foram concluídas as obras realizadas no Centro de Reabilitação Nicolau Serfiotis em Porto Real. Os serviços realizados foram de pintura de todo o local; recuperação da galeria de águas pluviais; ampliação da área da cozinha e do almoxarifado; readequação da recepção, correções e manutenções na parte estrutural.

Segundo o secretário de Saúde do município, o objetivo das ações foi melhorar também as condições de acessibilidade. “Diversas intervenções foram realizadas na unidade de saúde. Realizamos mudanças que foram necessárias com o objetivo de melhorar a qualidade do acesso da população e ainda das condições de acessibilidade dos usuários dos serviços e também do trabalho dos profissionais de saúde”, disse o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.

ESCOLA NA CIDADE ALEGRIA GANHA NOVO PÁTIO

A Escola Municipal Algodão Doce, localizado no bairro Cidade Alegria, considerado o maior conjunto habitacional de Resende, vai ganhar um novo pátio recreativo. As obras estão na reta final. A prefeitura está atuando nos últimos detalhes da construção do novo espaço, que inclui pintura completa do piso e de toda estrutura metálica.

A unidade, que atende alunos de educação infantil, vai receber o novo local, seguro e confortável, para que os estudantes consigam praticar atividades físicas e recreativas, abrigados do sol e da chuva. A creche nunca possuiu um espaço coberto deste porte para atender as crianças.

MATRÍCULAS NAS ESCOLAS DE PORTO REAL

Segue até o próximo dia 31, as matrículas para o ano letivo de 2020 da rede municipal de ensino de Porto Real. As inscrições podem ser feitas nas secretarias das unidades de ensino. As escolas que funcionam em dois turnos atenderão das 8 às 14 horas. Já as escolas que atendem em três turnos, o horário é de 13 às 19 horas. A secretaria de Educação, Cultura e Turismo do município informa que para a realização da matrícula no Ensino Fundamental de Jovens e Adultos presencial, o estudante deverá ter idade mínima de 15 anos completos ou a completar até 31 de janeiro. Para matrículas destinadas ao Ensino Médio de Jovens e Adultos presencial, o estudante deverá ter idade mínima de 18 anos completos ou a completar até 31.

DOCUMENTAÇÃO

De acordo com a secretaria, a documentação dos estudantes são: Cópia e original dos documentos: certidão de nascimento, RG (para maiores de 16 anos), cartão de vacina (para estudantes de até 5 anos) e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); histórico escolar; declaração de transferência escolar (em caso de troca de unidade);  certificado de Alistamento Militar – CAM (para maiores de 18 anos); número de Identificação Social – NIS (se for beneficiário de Programa de transferência de renda); laudo probatório de emancipação do educando (se for o caso); documento comprobatório da emancipação (se for o caso). Já a do responsável: Cópia do RG e CPF do responsável legal (no caso de menor de 18 anos) e do comprovante de residência atualizado.

Ruas do Retiro recebem novo asfaltamento

Por meio do programa ‘Orgulho de Volta’, seis grandes vias do bairro Retiro vão ganhar asfalto novo. Para isso, o prefeito Samuca Silva assinou, no último sábado, a ordem de serviço no valor de R$ 2,5 milhões. As obras serão iniciadas na próxima quarta-feira, 29. As avenidas Jaraguá, Beira Rio, Paulista, Mineiros, Ceará e Goiás serão beneficiadas com o investimento.

PREFEITURA DE PIRAI GARANTE MAIS SEGURANÇA COM INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

A Prefeitura Municipal de Piraí, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, instalou novas Câmeras no bairro Jaqueira e na Avenida Guadalajara. Os novos equipamentos, segundo o prefeito Luiz Antonio, já estão em funcionamento e garantem o monitoramento para a segurança dos cidadãos, e serão ligados diretamente também à base da Polícia Militar.

Voltaço perde para o Flamengo

Em jogo pela Taça Guanabara o Flamengo venceu por 3 a 2 o Volta Redonda, no Maracanã. Com o resultado, os rubro-negros chegaram a sete pontos, na liderança do grupo A. Já o Voltaço, com seis, perdeu seus primeiros pontos no primeiro turno do Campeonato Carioca. Na próxima rodada, o Flamengo terá o clássico contra o Fluminense, nesta quarta-feira, no Maracanã. No mesmo dia, o Volta Redonda enfrenta o Bangu, em Moça Bonita.

Centro de Informações Turísticas

Prefeitura de Volta Redonda inaugurou, o Centro de Informações Turísticas. O local, que funciona na Rua 25, na Vila Santa Cecília, é destinado à promoção e fomento do turismo na cidade e vai servir como uma referência para informações de lazer, gastronomia e hospedagens.

Um fato na foto

Volta Redonda ganha novo totem

Para marcar a entrada da cidade, a Prefeitura de Volta Redonda inaugurou, ontem, dia 26, o totem ‘Eu amo Volta Redonda’. O mais novo ponto turístico do município fica entre a Rodovia dos Metalúrgicos e a Rodovia do Contorno. A ação faz parte do programa Orgulho de Volta’, que irá entregar um investimento por dia para a população da cidade.