Notas & Notas – 24 de julho de 2021

0

PRÉ-CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social realizará nos próximos dias 27 e 29 de julho e 3 de agosto, a pré-conferência de Assistência Social cujo tema será: “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Os eventos serão no Cras I (Parque Maíra), Cras II (Cruzeiro) e Cras III.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE COBERTORES

Foto: Divulgação


Devido às baixas temperaturas de inverno, a Prefeitura de Pinheiral, através do Departamento de Defesa Civil e em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, lança a campanha “Aqueça com Amor”, que tem por objetivo reunir doações de cobertores, edredons e mantas que serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade e a entidades locais sem fins lucrativos. As doações podem ser realizadas até o dia 6 de agosto, de 8 às 17 horas, direto na sede do Departamento de Defesa Civil, localizado na Rua Júlio Salgueiro Barbosa, número 120, bairro Rolamão.

ALERTA SOBRE QUEIMADAS

Foto: Divulgação/CCR NovaDutra


As queimadas são comuns nesta época do ano, principalmente, por conta do clima seco e sem chuva. Entre os meses de janeiro a dezembro do ano passado, foram registradas 1058 ocorrências de focos de incêndio às margens da via Dutra. Somente entre os meses de maio e setembro, período do ano de maior estiagem, foram 773 ocorrências – 73% do total. Em 2021, até junho, foram 260 ocorrências.  Nas rodovias, além de prejudicar o Meio Ambiente, as queimadas representam perigo aos motoristas que trafegam uma vez que a fumaça reduz a visibilidade, aumentando as chances de um acidente. Para orientar motoristas sobre como se comportar caso se deparem com focos de incêndio durante a viagem, a CCR NovaDutra realiza a campanha Dirija com Responsa. Queimadas: saiba como evitar acidentes”.

‘BITUCAS’ DE CIGARROS

Hoje, o arremesso de ‘bitucas’ pelas janelas dos veículos é uma das principais causas de incêndio às margens da rodovia. Mas existem outras como a utilização de fogo para limpeza de terrenos e lixo, principalmente nos perímetros urbanos da via Dutra.

PRIMEIRA CIRURGIA NO CENTRO OFTALMOLÓGICO

Foto: Divulgação


Maria Gomes Exposito, de 83 anos, sofreu de catarata nos dois olhos por cerca de cinco anos. A redução da visão chegou a 50% e atividades simples do dia a dia ficaram comprometidas.  “Ela só via vultos, tropeçava e estava com insegurança. Não via nem mesmo o meu rosto. Decidimos fazer um plano de saúde para operá-la e a Unimed tem qualidade, é o melhor plano para o idoso que precisa de carinho e atenção”, lembrou Vanessa Exposito, filha de Maria.  A realidade da idosa não é isolada, a catarata corresponde a 51% dos casos de cegueira no mundo. Mas essa semana Maria ganhou uma nova perspectiva. Ela foi operada no Hospital Unimed Volta Redonda e se tornou o primeiro caso do recém-inaugurado Centro Cirúrgico Oftalmológico. Em cerca de 15 minutos de operação a paciente viu sua vida transformada. “Vou poder sair e arrumar uma cozinha. Eu quero passar alguns dias em Paraty”, animou-se a idosa logo depois da cirurgia.

EQUIPE

A catarata é uma das doenças mais comuns entre a terceira idade. Trata-se de uma opacidade ocular que provoca perda da visão de forma gradual. A cirurgia foi liderada pela equipe do oftalmologista Dr. Márcio Salgueiro e com suporte de anestesia do Dr. Jayber Godoy.  Com um investimento de R$ 2 milhões, o Centro Cirúrgico Oftalmológico do Hospital Unimed Volta Redonda tem capacidade para procedimentos dos mais simples até os de alta complexidade. A estrutura possui oito leitos e uma sala cirúrgica dedicada à oftalmologia, recepção própria e farmácia satélite e um dos diferenciais é permitir a presença do acompanhante no leito antes e após o procedimento.

MANUTENÇÃO NA ESTRADA DE BULHÕES

Foto: Divulgação


A Estrada da Fazenda Santa Rita, no bairro Bulhões, em Porto Real está passando por obras de manutenção. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento está realizando melhorias com o objetivo de facilitar o escoamento da produção agropecuária e de melhorar o acesso a diversas propriedades rurais da localidade. Segundo informações da pasta, os trabalhos e a constante manutenção são necessários para que haja maior agilidade e segurança no transporte de produtos.

VISITANDO QUATIS

Foto: Divulgação


O prefeito Aluísio d’Elias e o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Paulo Vitor da Silva, o Vitinho receberam, na última semana, a visita da subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos do Estado do rio de Janeiro, Luciana Calaça. Ela esteve acompanhada do superintendente Estadual de Políticas Públicas LGBTI+, Ernani Alexandre Pereira e do coordenador Jurídico, Carlos Augusto Ávila. O intuito do encontro foi a realização de uma visita técnica, de reconhecimento das instalações da Prefeitura de Quatis para implementação de futuros projetos e programas do Governo do Estado.

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial do bairro Jardim Real (Caps) de Porto Real, realizou curso de capacitação voltado aos profissionais da Residência Terapêutica (RT), Caps e Ambulatório de Saúde Mental. Na ocasião, os profissionais participaram de uma palestra sobre a “Reforma Psiquiátrica”, ministrada pelo coordenador de RT, Renato Gomes; pela coordenadora da RT, Alana de Paula Machado, e pelo terapeuta ocupacional do Caps, Allan Pereira.

NOVOS ENCONTROS

Os organizadores ainda explicaram que o curso contará com mais dois encontros, onde serão abordados temas como “Saúde Mental e Residência Terapêutica” e “Atendimento de Urgências e Emergências”. Para o psicólogo e Coordenador do Programa de Saúde Mental de Porto Real, especialista em Saúde Mental, Renato Gomes, “a capacitação da equipe de uma Residência Terapêutica se dá no aprendizado do dia a dia principalmente junto a sua coordenação, porém momentos como esse de estudo são um salto na qualificação da assistência prestada”, destacou o coordenador.

Um a Fato na Foto

Banda Municipal de Marcha de Paraíba do Sul completa 18 anos

Foto: Divulgação

A Banda Municipal de Marcha de Paraíba do Sul (BAMMAPS) completou no último dia 24 de julho, 18 anos de fundação. Criada em 2003, na então gestão do ex-prefeito Rogério Onofre, a Banda Municipal realiza um trabalho de sensibilização artística que leva o ensino da música aos alunos da Rede Municipal de Ensino e a toda comunidade sul-paraibana. Durante a pandemia do coronavírus, a BAMMAPS permaneceu com suas atividades paralisadas, mas com o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, a banda foi autorizada a retomar os ensaios, seguindo todas as recomendações de segurança, como a higienização dos instrumentos, o uso de máscara antes e após os ensaios, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social entre os instrumentistas. Para as comemorações do aniversário de 18 anos, a BAMMAPS realizou uma pequena apresentação no Parque Salutaris no dia 17 de julho, sem a presença de público e seguindo todas as recomendações de segurança. Na ocasião, todos os instrumentistas e o maestro realizaram o teste para a Covid-19.

error: Conteúdo protegido !