Notas & Notas – 13 de março de 2020

0

SEXTA-FEIRA 13 MEXE COM A SUPERSTIÇÃO

Foto: Ilustração/Divulgação


Azar ou apenas superstição? Hoje é sexta-feira 13, data que deixa muita gente ressabiada pelo histórico de agouro e malefício. A fama vem de países anglo-saxões e várias nações europeias. O número 13 era considerado portador de má sorte em várias culturas ocidentais, assim como a sexta-feira. Por isso, quando os dois coincidiam, as pessoas acreditavam que as chances de algo sair errado se multiplicariam. Segundo especialistas, a crença popular tem origem nas lendas nórdicas, nos costumes do Império Romano e no cristianismo. Aliás, desde o período Romano o 12 era considerado o numero perfeito, coincidindo com os signos do zodíaco, deuses do Olimpo e as constelações. Além disso, a sexta-feira não era bem vista, pois neste dia ocorriam as execuções, tanto que Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira.

ABERTURA DE SINDICÂNCIA

Ontem, a Assessoria de Imprensa do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR4-RJ) enviou uma nota ao A VOZ DA CIDADE. Eles informaram que estão tomando providências a respeito da sala da regional, em Volta Redonda,  ter sido usada para as negociações de Paulinho do Raio-X, vereador preso em flagrante suspeito de extorquir o prefeito Samuca Silva, mas que já está solto.

USO DE DEPENDÊNCIAS

O conselho informa que na última segunda-feira, 9, primeiro dia útil após a prisão que foi realizada no dia 7, a Diretoria Executiva se reuniu e deliberou pela imediata abertura de sindicância para apurar o ocorrido. Respondeu no mesmo dia ao Conter – Conselho Nacional, informando sobre a deliberação da diretoria pela abertura do processo de sindicância para apuração das responsabilidades sobre o uso, sem conhecimento e sem autorização da Diretoria Executiva da regional, das dependências da Delegacia de Volta Redonda. No mesmo dia que enviou respostas ao Conter, recebeu novamente pedido de esclarecimento, o que não foi entendido pelo conselho do Rio de Janeiro.

BOM RELACIONAMENTO

Menciona na nota o relacionamento com todos os parlamentares que são profissionais de radiologia. “No entanto, em hipótese nenhuma, nos traz a aprovação automática dos atos dos agentes envolvidos, seja em suas atuações parlamentares, seja em suas vidas pessoais.  Uma vez que tenham qualquer atitude que não representem os valores desta profissão e dos profissionais que a compõe, todas as ações administrativas serão tomadas e, se for o caso, punidos de forma diretamente proporcional ao ato. Nunca haverá transigência com crimes de qualquer natureza por este corpo de conselheiros”, diz a nota.

PESAGEM DO BOLSA FAMÍLIA

Foto: Divulgação/PMI


Os beneficiários do Programa Bolsa Família, em Itatiaia, já podem comparecer aos postos de saúde do município para realizar a pesagem, que poderá ser feita até o dia 29 de maio. Segundo o Setor de Nutrição, da Atenção Básica em Saúde, a expectativa é pesar pelo menos quatro mil moradores.A pesagem é obrigatória para meninos até sete anos de idade e mulheres entre 14 e 44 anos. Todos os favorecidos que se enquadram na faixa etária estabelecida devem fazer a pesagem, caso não compareça no período informado, poderá ter seu recurso bloqueado ou perder o benefício.

COMO SE INFORMAR

Para se informar sobre dia e horário da pesagem, o beneficiário do Bolsa Família deve procurar os postos de referência onde tem o nome cadastrado, ou seja, o posto de saúde de atendimento do bairro onde mora. São pesados todos os dependentes e o responsável que recebe o benefício. É necessário apresentar no dia da pesagem, o cartão de vacinação atualizado, o cartão do SUS e o cartão do Bolsa Família do responsável.

VACINANDO CONTA O SARAMPO

Termina nesta sexta-feira, dia 13 a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, em Itatiaia. De acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde até o momento 2.545 pessoas compareceram as Unidades de Saúde e receberam a dose da vacina. O balanço, que compreende o período de 13 de janeiro a 7 de março, mostrou também que a maioria das pessoas vacinadas, 1769 ao todo, está na faixa etária de 30 e 59 anos de idade. Logo em seguida vêm os jovens de até 29 anos, que somam 638. Na sequência estão as crianças dos seis a 11 meses, um total de 90 e logo depois as pessoas maiores de 60 anos que atingiram 48.

OBRAS NO  SANTO AGOSTINHO

A Prefeitura de Volta Redonda segue avançando no programa Asfalto de Volta. Com obras de recapeamento, recomposição de solo e drenagem, o objetivo é acelerar os serviços aproveitando o bom tempo. Na quarta-feira, dia 11, a equipe  iniciou as obras de drenagem na Avenida Arlindo Francisco Soares, de acesso da BR 393 ao bairro Santo Agostinho. Essa será a primeira parte da obra, que contará com duas intervenções de drenagem – com colocação de novas tubulações – para evitar acúmulo de  água na via e degradação rápida do asfaltamento. Após a obra, será aplicada a nova camada de asfalto.

PARADA DE ÔNIBUS

Ainda na quarta-feira, dia 11, a Prefeitura de Volta Redonda iniciou a reforma do piso do ponto de ônibus em frente a Escola Manoel Marinho, sentido Vila Santa Cecília. No local, será aplicado concreto armado, que é cinco vezes mais resistente. Com isso, os ônibus podem frear com mais segurança. A troca do pavimento ocorreu em outras sete paradas de ônibus, no Centro, Aterrado e Vila Santa Cecília.

CURSO PRÉ-ENEM DA FIRJAN SESI

Termina hoje, dia 13, o prazo para inscrições no curso Pré-Enem da Firjan SESI no Sul Fluminense, nas unidades de Volta Redonda, Resende, Barra Mansa e Barra do Piraí. Foram disponibilizadas 760 vagas entre as quatro unidades. Os interessados devem estar matriculados em uma turma do 2º ou 3º ano do Ensino Médio (da Educação Regular ou da Educação de Jovens e Adultos) em qualquer escola da rede pública ou já terem concluído o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser realizadas presencialmente no local escolhido, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável. As aulas terão início a partir da abertura das turmas, que devem ter quantidade mínima de 20 alunos, dentro do período do curso que é de 16 de março a 28 novembro.

BALANÇO FINANCEIRO DA AAP-VR

Associados da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda lotaram o salão principal da sede da entidade, onde, em Assembléia Geral Ordinária, aprovaram o balanço financeiro de 2019 e a previsão de gastos para 2020 da administração do presidente Ubirajara Vaz. As contas também foram aprovadas, sem ressalvas, por uma empresa de auditoria independente e pelo Conselho Fiscal da AAP-VR.

PARTICIPAÇÃO DOS ASSOCIADOS

O presidente da AAP-VR elogiou a participação dos associados, afirmando que, a cada assembléia, o número de participantes aumenta, o que é bom para a entidade. “A assembléia é soberana; nós somente podemos implantar projetos que sejam aprovados por ela e, no fim, é ela que define os rumos da nossa entidade. Por isso, é tão importante uma assembléia cheia, como essa”, afirmou Ubirajara Vaz.

DEFICIENTES VISUAIS APRENDEM CULINÁRIA

A Secretaria de Educação de Resende oferece para os alunos do Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende, o Cedevir, a oficina ‘Culinária Fácil’, que integra o projeto pedagógico ‘Aprendendo dentro e fora da escola. A oficina acontece mensalmente ou de acordo com o interesse dos estudantes. Na atividade gastronômica, os alunos têm auxílio dos professores para aprenderem sobre receitas simples, manuseio de objetos utilizados na cozinha, organização e higiene para o preparo de alimentos e alimentação saudável. Além disso, há incentivo à leitura, escrita e interpretação de receitas, rótulos e embalagens.

III FESTIVAL DE CULTURA CERVEJEIRA

Valença realiza de hoje a domingo Festival de Cultura Cervejeira. A iniciativa acontece na Antiga Estação Ferroviária, com entrada franca. O evento tem como objetivos promover a Cerveja Artesanal como incremento do turismo e do desenvolvimento econômico local e diversificar o calendário turístico-cultural de Vassouras e do Vale do Café.

INDICADO COMO TITULAR

Com a retomada nos trabalhos legislativos neste ano, começaram as nomeações para a composição das diversas comissões parlamentares da Câmara dos Deputados. O deputado federal Antonio Furtado foi convidado a continuar como titular na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. O PSL fez um convite para que o parlamentar assuma a Comissão Mista de Orçamento.

VACINA CONTRA O SARAMPO

O Governo Federal fez um alerta especial para que pessoas com idade entre cinco e 19 anos sejam vacinados contra o sarampo. A vacina está disponível na rede municipal de saúde de Resende, podendo ser aplicada em pessoas com idade entre seis meses a 59 anos. No entanto, houve um reforço no chamamento para que o público-alvo específico formado por crianças, adolescentes e jovens seja imunizado até esta sexta-feira, dia 13. Com essa nova etapa da campanha, todos os postos de saúde continuam abertos para a população em geral no período de 8 às 17 horas.

JOGO DO BICHO

Uma mulher, de 58 anos, foi detida ontem na Avenida Ex-combatentes, no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda. Segundo registro na 93ª Delegacia de Polícia (DP), os militares receberam denúncia de que a mesma estava realizando jogo de bicho no bairro, sendo ela flagrada com um terminal, duas bobinas de papel, dois cadernos com anotações e R$ 63 em espécie. Diante dos fatos, ela foi encaminhada para a delegacia para as medidas necessárias.

VENCEU MAIS UMA

Em sua estreia no Maracanã, na Copa Libertadores de 2020, o Flamengo conquistou sua segunda vitória na competição ao bater o Barcelona-EQU, por 3 a 0, na noite de quarta-feira, dia 11. Gustavo Henrique, Gabigol e Bruno Henrique marcaram os gols do Rubro-Negro, que segue com 100 por cento de aproveitamento na Libertadores, com 6 pontos no Grupo A, junto do Independiente Del Valle-EQU. As duas equipes se enfrentam na quinta-feira, dia 19, no Equador. Antes disso, o time da Gávea encara a Portuguesa, no sábado, 14, às 18 horas, no Maracanã, pela Taça Rio.

Um Fato na Foto

Inspeção em ônibus municipais

Foto: Chico de Assis/PMBM

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Ordem Pública, realizou na madrugada de ontem, dia 12, fiscalização nos ônibus do transporte municipal. As ações ocorreram nas garagens das empresas Triecon e Colitur e tiveram como objetivo verificar o funcionamento dos elevadores de acesso para pessoas portadoras de deficiência. As inspeções são feitas mensalmente e os fiscais vão ao local durante a madrugada, sem aviso prévio, com objetivo de vistoriar as condições dos veículos. Quando algum deles apresenta problemas, é feito a notificação para solução imediata no prazo de 24 horas sob pena das sanções previstas com aplicação de multa.

 

error: Conteúdo protegido !