Notas & Notas – 19 de outubro de 2019

0

PARANOIDE SESSIONS

A Paranoide Sessions que acontece neste fim de semana coloca novamente em cartaz a música autoral do Sul Fluminense. Serão quatro shows com os músicos Lucas Motta, Ana Liz, Natália Porto e Mandu, que apresentarão ao público suas composições e, nos intervalos, ainda terá microfone aberto para quem quiser apresentar seu trabalho. O evento acontece na Cervejaria Paranoide, no Aterrado, a entrada é gratuita e a classificação é 18 anos.

SESSÃO SOLENE

A Câmara de Barra Mansa promove na terça-feira, dia 22, às 19 horas, uma sessão solene em comemoração aos 187 anos de Barra Mansa. Cinquenta e sete títulos de cidadãos barra-mansenses serão entregues na solenidade. A sessão será realizada no Clube Municipal e, dentre os agraciados, está o governador Wilson Witzel (PSC).

SUBPREFEITURA DA REGIÃO LESTE

O Prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, entregou na noite de quinta-feira, dia 17, a nova subprefeitura da Região Leste. Agora, o local conta com uma estrutura que ampliará os serviços oferecidos à população. O objetivo das melhorias é aproximar a população das atividades da gestão municipal. Com a reestruturação, o local estende sua área de atendimento ao público e passa a contar com auditório para reuniões, baias para estocagem de material, parte operacional de água, esgoto, limpeza e manutenção de águas pluviais entre outros.

FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRESO

Por volta das 2 horas desta sexta-feira, 17, agentes da 2ª Companhia do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM) prenderam, no Ano Bom, em Barra Mansa, um jovem foragido da Justiça. Segundo registro da 90ª Delegacia de Polícia (DP), os militares passavam pela Travessa Jurema em patrulhamento para coibir atos ilícitos, tendo atenção voltada para um veículo com três suspeitos. Nada foi encontrado com eles, mas ao verificar o sistema, foi constatado que um deles tinha mandado de prisão por tráfico. Ele foi encaminhado para a 90ª Delegacia de Polícia.

RESENDE FC RECEBE REFORÇOS

Mesmo já estando na fase principal do Campeonato Carioca, o Resende se movimenta com velocidade no mercado da bola. A equipe acertou com mais três reforços. São eles os volantes Anderson Matos e Bidía, o zagueiro Zé Antônio e o atacante Geovani (foto). Com os novos nomes, já são oito as contrações feitas pela equipe alvinegra.

NATUREZA E SAÚDE MENTAL

Estudo realizado por cientistas ingleses mostrou que morar perto de áreas verdes contribui para diminuir a incidência de problemas relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade, por exemplo. No estudo, os cientistas demonstraram que os benefícios de viver próximo à natureza duram muitos anos, inclusive depois que o morador deixa esses locais. A mesma pesquisa mostra que viver em lugares que não oferecem qualquer possibilidade de ter contato com áreas verdes afeta negativamente à saúde mental dos moradores, natureza e qualidade de vida estão interligadas.

MARATONA DE SOFTWARE LIVRE

Foto: Divulgação


Com a participação de dez palestrantes, a IX Maratona de Software Livre de Volta Redonda foi realizada ontem no auditório da Secretaria de Educação (SME). Durante todo o dia, os participantes puderam debater o uso de programas de computadores gratuitos e que podem fazer a diferença no trabalho diário dos profissionais. O evento foi uma realização da SME, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM).

ENCONTRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR DO SUL FLUMINENSE

Teve início ontem e segue hoje na Estácio Resende o I Encontro de Psicologia Escolar do Sul Fluminense. O evento está sendo realizado em parceria com a Consultoria Educacional tem como objetivo debater a atuação de psicólogos na área da educação na região Sul Fluminense. Além de alunos da Estácio, estarão presentes no evento profissionais de Educação e áreas afins. Hoje o evento terá início às 7h30min, com credenciamento. A Estácio Resende está localizada na Rua Zenaide Vilela, s/n, no bairro Jardim Brasília.

DIA D CONTRA O SARAMPO

A partir das 8 horas de hoje todos os postos de saúde de Itatiaia estarão de portas abertas para receber as crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma vacina. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação é uma oportunidade que os pais têm de verificar o cartão de vacinas dos filhos e reforçar a proteção para aqueles que se encaixam na dose zero. A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas de todas as crianças abaixo dos cincos anos

RODA DE CONVERSA EM VOLTA REDONDA

Cerca de 150 participaram de roda de conversa que discutiu as ações para os moradores em situação de rua em Volta Redonda. Realizada pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), a reunião aconteceu na última quinta-feira no auditório do Centro Universitário Geraldo di Biasi (UGB), no Aterrado. O prefeito Samuca Silva explicou que o trabalho da Smac é desenvolver políticas de assistência social e assegurar ações que priorizem a convivência familiar e comunitária. “Queremos garantir condições sociais aos usuários em situação de risco e em situação de vulnerabilidade, numa perspectiva da proteção integral, conforme determina a Lei Orgânica da Assistência Social”, afirmou o prefeito.

EXPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Foto: Gabriel Borges/PMVR


Com o tema ‘Respeito, afeto e equidade – porque todo aluno é capaz de aprender’, teve início ontem a II Exposição da Educação Especial da Rede Municipal de Volta Redonda. Os trabalhos artísticos dos alunos da Educação Especial ficarão expostos para a população durante todo o fim de semana, no Piso ‘S’, do Sider Shopping, no bairro Vila Santa Cecília. A mostra ficará exposta para visitação diariamente das 9 às 21 horas.

VISITA AO MUSEU DE ARTE SACRA

O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis recebeu na última quinta-feira um grupo composto por 20 alunos do Curso de Turismo  da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do polo Cederj de Angra dos Reis. Os universitários foram acompanhados pela professora Cristiane Judice Tavares. A atividade fez parte de uma parceria firmada entre o Museu e a universidade com o objetivo de divulgar o patrimônio imaterial do município. Durante o encontro, a líder do Quilombo Santa Rita do Bracuí, Marilda Souza, deu uma palestra sobre a história da comunidade quilombola e o professor percussionista, Jorge Moreno, falou sobre o jongo e fez uma pequena apresentação. Depois, houve um sarau com a leitura de poesia de diversos autores e uma apresentação de vídeos desenvolvidos pelos universitários. O Museu de Arte Sacra fica localizado na Igreja da Lapa, no Centro da cidade, e está aberto ao público de terça a sexta, das 9 horas ao meio-dia e 14 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 horas ao meio-dia.

I JORNADA DE FISIOTERAPIA

A Estácio Volta Redonda realiza hoje a I Jornada de Fisioterapia e Saúde da Unidade. Organizado pela coordenação do curso de Fisioterapia, o evento será aberto às 10 horas e é voltado a alunos e docentes do campus e convidados, além de estudantes dos cursos de ensino a distância (EaD) da Unidade. A programação de palestras tem início às 10h20min, com a psicóloga Marinalva de Carvalho Caetano, que falará sobre ‘A Psicologia e a reabilitação’. Às 11h, o tema abordado será ‘A importância da imunorregulação nos processos de regeneração tecidual x cicatrização’, com o biólogo João Francisco Gomes Neto.

ASSOCIAÇÃO DOS DIABÉTICOS E AMIGOS

A cidade de Volta Redonda terá, a partir de hoje, a Associação dos Diabéticos e Amigos do Médio Paraíba (Adamp). Com o objetivo de apoiar nos cuidados com a doença e atuar na prevenção ao diabetes, o lançamento do projeto será no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), campus Aterrado, das 8 às 12 horas. A inscrição para o lançamento do projeto da associação pode ser feita no local do evento. O público alvo é formado por pessoas que têm a doença, além de familiares e amigos. Durante o encontro, será apresentada a diretoria da associação que é formada por representantes da sociedade civil: diabéticos, familiares e amigos, incluindo uma médica e uma advogada.

CAPACITAÇÃO MOVIMENTO PARALÍMPICO

Professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), da Secretaria de Educação (SME) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) participam de uma capacitação promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nas modalidades esportivas de atletismo e natação. O treinamento inclui aulas teóricas e práticas durante três dias, teve início ontem e segue até domingo, dia 20, com atividades no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no Colégio Getúlio Vargas; no auditório da Secretaria de Educação; no Parque Aquático Municipal, na Ilha São João; e na Arena Esportiva.

COMBATE A VIOLÊNCIA

O deputado federal delegado Antonio Furtado aproveitou a vinda à região para se encontrar com o novo delegado titular da 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda, Wellington Pereira Vieira. O assunto principal do encontro foi à violência na região e formas para conter a violência e aumentar a sensação de segurança da população. “Tenho uma grande preocupação com as questões relacionadas à segurança pública. Aproveitei o dia em Volta Redonda para dar as boas-vindas ao novo delegado titular da cidade e me colocar a disposição para ajudar, como deputado federal, no que diz respeito à condição de trabalho e efetivo para que o trabalho possa ser desempenhado da melhor maneira possível”, disse o deputado.

ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS NO PSF

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quinta-feira, dia 17, uma ação de orientação para prevenção de dengue e avaliação odontológica para cerca de 100 crianças no Posto de Saúde da Família (PSF) localizado no São Luiz, pelo Programa de Saúde na Escola (PSE). As atividades, voltadas para o público infantil, foram de orientação sobre Dengue, avaliação odontológica e aplicação de flúor. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

AUTOSSUSTENTABILIDADE EM ENERGIA

A diretoria do Sindicato dos Bancários está implementando uma série de melhorias na Sede Campestre, localizada no bairro Colônia Santo Antônio, em Barra Mansa. Uma delas está relacionada à preservação e a sustentabilidade ambiental. Através do sistema de energia solar fotovoltaica, a Sede Campestre passa a gerar a sua própria energia elétrica possibilitando a manutenção de toda estrutura do local, que é dotado de duas saunas, piscina, salão de festas, dois campos de futebol com refletores, salão de jogos, bar e estacionamento.

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

De acordo com a direção sindical, foi instalado um kit da WEG com 165 painéis fotovoltaicos, que resultam numa potência total de 61,31 Kwp, com capacidade para gerar 7.050 Kwh/mês. As placas estão fixadas no telhado do salão de festas, local que maximiza a produção energética e onde não há sombreamentos ou outras interferências. A capacidade de geração de energia durante o verão chega ao total de 8.081 kWh/mês. Já no inverno, o sistema vai gerar 5.310 kWh/mês.

ENCONTRO DE ADMINISTRADORES

Alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Estácio Volta Redonda participaram nesta semana do Encontro de Administradores (Encad) da Região Sul Fluminense, realizado na Câmara de Vereadores de Volta Redonda.O evento contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), Wallace Vieira; e Agamêmnom Rocha, representante do CRA-RJ em Volta Redonda.

HOJE TEM BANDA PUB 77

Foto: Divulgação


O Sider Shopping, em Volta Redonda, apresenta todos os sábados grandes atrações, com ótimos cantores da Região Sul Fluminense. Em outubro, o projeto Sider Shopping Mais Música, traz um repertório bem animado com a Banda Pub 77. A apresentação de hoje será às 18h30mon, no 3º piso, do na praça de alimentação. O objetivo é proporcionar momentos de lazer e entretenimento para toda a família. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

AULÃO DE FIT DANCE

Dando continuidade as atividades em alusão a campanha Outubro Rosa, o Grupo de Apoio a Pessoa com Câncer (GAPC), vai realizar, neste domingo, um aulão de Fit Dance com os instrutores Rennan Barbosa, Manaira e convidados. Será às 9 horas no Clube dos Funcionários, na Rua 90, s/nº, no bairro Vila Santa Cecília. As inscrições podem ser feitas na sede do GAPC no bairro Jardim Amália, no valor de R$ 20, com direito a uma camisa da campanha outubro Rosa. A arrecadação é em prol da ONG.

Um Fato na Foto

Filhotes abandonados são resgatados pela Vigilância Ambiental

Foto: Divulgação


Seis filhotes de cachorros, previamente identificados como mestiços de Rottweiler, foram abandonados em sacolas de lixo, na última quinta-feira, dia 17, na Rua Biajones, no bairro Vila Coringa, em Barra Mansa. Os filhotes que têm cerca de 15 dias de vida, foram encontrados pela equipe de catadores de lixo do município, dentro de uma sacola plástica, enrolados em peças de roupas. Ontem, uma equipe da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa realizou o recolhimento e o encaminhamento dos seis filhotes para a ONG Arca de Noé. Os interessados em adotar um dos filhotes podem fazer a solicitação através da página do Facebook da ONG através do link: https://www.facebook.com/ATAN.arcadenoe/.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !