Notas & Notas – 27 de março de 2019

0

NOVA PRAÇA 

Hoje, a Prefeitura de Volta Redonda entrega aos moradores do Parque do Contorno e bairros vizinhos uma nova praça, que terá o nome do fotógrafo Antônio Calino. A praça, que fica entre as Ruas B, C e I, no bairro Parque do Contorno, será inaugurada às 19 horas. No local terá quadra de vôlei de areia e futevôlei, parque, área de convivência com quiosques e bancos, equipamentos de ginástica e arborização, tudo com acessibilidade.

HOMENAGEM  

A vereadora Rosana Bergone (PRTB) entregou na noite de segunda-feira, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Volta Redonda, Moções de Aplausos aos projetos esportivos do Clube Atlético Real de Volta Redonda e a Associação Nova Esperança Social Esportivo Cultural (Nesec). Para receber as homenagens estiveram presentes atletas e diretoria dos dois projetos e os presidentes Eduardo Fernandes, o Dudu, do Atlético Real e Wendel da Silva, do bairro Nova Esperança.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NA ESTRADA DA LIMEIRA

A Prefeitura de Resende, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está convocando os proprietários de cães e gatos residentes na região da Estrada da Limeira, na zona rural do município para a Campanha de Vacinação Antirrábica que acontece nesta quarta-feira, dia 27. A partir das 9 horas, um posto volante estará vacinando os animais.

CONSELHO DISCUTE PRESENÇA DE FLANELINHAS

Foto: Divulgação


Na segunda-feira, dia 25, o Conselho Comunitário de Segurança de Barra Mansa (CCS) se reuniu para discutir a presença de manobristas que atuam irregularmente nas imediações do Jardim das Preguiças, um dos principais pontos do Centro. A reunião foi realizada na sede da Associação Comercial, Industrial Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM). O objetivo do evento foi sugerir ao Poder Público, soluções para coibir a ação abusiva dos ‘flanelinhas’.

PRESENTES

Estiverem presentes, além dos membros do CCS, como o presidente Bruno Paciello, Roberto Wagner de Souza, Manuel Duarte, Matheus Gattás, Leandro Amaral, Belmiro Cardoso e José Paulo Nogueira, a comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, Luciana Rodrigues; o inspetor da Guarda Municipal, S. Silva, o chefe do setor de inteligência da 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa, Alexandre Ribeiro; a diretora do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, Sandra Botelho; o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-BM, Luciano Magalhães; o gerente administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social, Leomar Gomes; o presidente do Conselho Municipal de Associação de Moradores, Geraldo Magela.

PROBLEMA

Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Barra Mansa, Bruno Paciello, a atividade dos ‘flanelinhas’ é irregular e agrava um dos maiores problemas do município: a escassez de vagas para estacionar. “Ouvimos muitos relatos de pessoas que se sentiram coibidas com a ação dos flanelinhas, que muitas vezes é abusiva”, disse. Segundo o inspetor da Guarda Municipal de Barra Mansa, S. Silva, o Poder Público deve estar em sintonia para combater a prática ilegal.   comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, a tenente-coronel Luciana Rodrigues, afirmou que é necessário que a população denuncie caso ocorra um agravante como ameaças  à integridade do automóvel, por exemplo. “A atividade do flanelinha, apesar de irregular, não é tipificada como crime. Por isso, situações como ameaças ou dano ao automóvel, devem ser registradas através de boletim de ocorrência para que a polícia militar possa atuar dentro da legalidade. É importante conscientizar as pessoas de formalizarem a denúncia.”, afirmou.

AÇÕES

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Bruno Paciello, finalizou a reunião informando aos participantes que as próximas ações para buscar a solução a formalização das denúncias, o envio de ofícios à Guarda Municipal, às Polícias Militar e Civil, à Secretaria Municipal de Ordem Pública, solicitando o apoio e a ação conjunta do Poder Público.

SERVIÇOS DO SINE INTERROMPIDOS

A Prefeitura de Porto Real informou que devido à realização de manutenção de pintura na área da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, o funcionamento do posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ficará interrompido nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29. O Sine presta atendimentos como agendamentos para emissão de Carteira de Trabalho (CTPS); entrada para seguro desemprego; e recebimento de currículos. Os demais serviços funcionarão normalmente.

PREVIDÊNCIA EM DEBATE

O dirigente sindical bancário Miguel Pereira participa nesta quarta-feira, às 18 horas, do ‘Previdência em debate’. Realizado pela União Brasileira de Mulheres, o evento acontece na Câmara Municipal de Resende, situada à Rua Padre Couto, 10 – Centro. Miguel Pereira é diretor da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense. Integra o Fórum Nacional de Combate à Terceirização e à Precarização do Trabalho. Também é bacharel em Direito, com especialização nas Relações de Trabalho.

VISITANDO OBRAS

Foto: Wagner Gusmão


Falta muito pouco para que a reforma e a adequação da sede da Associação Pestalozzi de Angra dos Reis sejam concluídas. Na manhã de ontem, o prefeito Fernando Jordão, acompanhado da vice-presidente da instituição, Ângela Moura, e da coordenadora geral, Margareth Machado, esteve no prédio, no Parque das Palmeiras, para verificar o andamento das melhorias.  As obras, que começaram em abril do ano passado, foram possíveis graças a uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão destinada à instituição, de autoria de Fernando Jordão, enquanto deputado federal. Deste recurso, R$ 800 mil estão sendo utilizados na reforma do prédio e o restante possibilitou a aquisição de equipamentos de reabilitação.

SAAE ORIENTA SOBRE ECONOMIA DE ÁGUA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae) informa que nesta quarta-feira, dia 27,  serão realizados trabalhos de limpeza, higienização e manutenção nas bombas da ETA Colônia (Estação de Tratamento de Água). O serviço poderá provocar  interrupção momentânea no fornecimento de água nos seguintes bairros: Colônia Santo Antônio, Loteamentos Aymoré, São Lucas, Santo Antônio, Canaã, Novo Horizonte e Village Primavera.

MICHEL TELÓ VISITA A NISSAN

Foto: Cris Oliveira/Nissan


Michel Teló visitou pela primeira vez uma fábrica de automóveis, o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Sul Fluminense. O cantor conheceu a linha de produção, onde são produzidos os modelos Nissan Kicks, March e Versa e que no inicio do ano completou 300 mil veículos produzidos desde sua inauguração em abril de 2014. Teló foi recebido pelo Presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, e pode acompanhar em detalhes todo o processo de produção dos veículos da marca. O cantor ficou impressionado ao ver como os carros são feitos em uma das mais modernas, tecnológicas e sustentáveis, fábrica de automóveis da Nissan no mundo.

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA DA BACIA DO PARAÍBA DO SUL

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) irá realizar nesta quarta-feira, dia 27, às 13h30min, em sua sede, na cidade de Resende, a 1ª Reunião Ordinária do ano de 2019. O evento contará com uma apresentação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre a ‘Análise hidrológica e hidráulica da bacia do Rio Paraíba do Sul no ano de 2018 e perspectivas para o ano de 2019’.

CEIVAP

Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da Bacia.

 ‘ATÉ LOGO’

Nelma Viera, da direção pedagógica no Movimento Pela Ética na Política (MEP) desde 2017, esteve ontem na Sala do Pré-Vestibular Cidadão, no bairro Niterói, em Volta Redonda, para o seu ‘até logo’ aos alunos e professores. Nelma iniciou seu doutorado na UFRRJ e solicitou licença do Movimento para maior dedicação à sua tese educacional. Em sala, Nelma fez fala incentivadora aos alunos. Como sinal vivo da sua doação à Escola MEP, Nelma ainda fez uma breve coletiva com alguns membros da equipe e deu dicas para o seguimento dos trabalhos.

DEFENSORES DA PAZ

O curso de formação dos Defensores da Paz retorna hoje à Volta Redonda para sua 2ª edição e será realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com participação da Defensoria Pública da União (DPU). O curso será realizado no campus da UFF em Volta Redonda, das 17 às 21 horas. Volta Redonda foi o primeiro município do interior fluminense a contar com Defensoras e Defensores da Paz, cuja missão é orientar e ajudar a população no acesso a direitos básicos, como saúde e educação. Em sua primeira edição, o curso formou 58 moradores do município, com os mais variados perfis, unidos pelo interesse em conhecer os Direitos Humanos e disseminar esse aprendizado.

AULAS

O programa prevê 14 aulas sobre direitos e garantias fundamentais, com o objetivo de empoderar as pessoas no que diz respeito ao conhecimento desses direitos e das formas para efetivá-los. O primeiro encontro terá como tema ‘A importância do empoderamento negro’, com as palestrantes Luciene Nascimento e Erika Monteze militantes do movimento Igualdade Racial.

PARCERIA PARA ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL

Pensando no bom desenvolvimento dos alunos, a Fundação Beatriz Gama e a Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda firmaram uma parceria para levar oficinas às quatro escolas em Tempo Integral. Aconteceu ontem uma reunião, na sede da Fundação, com representantes das escolas, para fechar detalhes como cronograma, metodologia e logísticas necessárias. O Diretor Pedagógico da FBG, Rodrigo dos Santos, explicou que as oficinas já começam com atividades na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, nas quatro escolas em tempo integral do município: Escola Municipal Amazonas, Escola Municipal Maria Carraro, Escola Municipal Pernambuco e Escola Municipal Mato Grosso.

OFICINAS

As oficinas serão de violão, capoeira, taekwondo, tênis, futsal e prática de banda musical. Todas elas diversificadas entre as quatro escolas e em horários alternados.

‘ACHADO NÃO É ROUBADO!’

Em dezembro de 2018 um homem deixou sua carteira cair no chão ao sair de um bar no Centro, de Paraíba do Sul e só percebeu isso ao chegar em casa. Dentro dela havia cerca de R$ 500 e documentos. O caso foi comunicado na 107ª Delegacia de Polícia, que recentemente identificou o rapaz que encontrou a carteira. Ele foi localizado e confessou ter comprado uma bebida de R$ 200, dizendo que ‘achado não é roubado’. Porém, foi autuado no artigo 169 do Código Penal, que tem pena prevista de um mês a um ano de detenção.

ELENCO SE REAPRESENTA

Na manhã de segunda-feira, dia 25, o Alvinegro do Campinho apresentou seu elenco profissional e deu inicio aos trabalhos junto à nova comissão técnica visando à preparação para estreia na Série B2 do Campeonato Estadual de 2019, no dia 26 de maio contra o Mageense. Já ontem, foi o dia da apresentação das categorias Sub-17 e Sub-20 retomarem suas atividades, a reapresentação dos Meninos do Campinho aconteceu no campo do Aero Clube, em Volta Redonda.

Um Fato na Foto

Com arma de brinquedo

Foto: Divulgação

Uma menor, de idade não divulgada, foi apreendida na tarde de segunda-feira, dia 25, pela Patrulha Escolar 1m em Volta Redonda. Ela foi flagrada com um simulacro de revólver dentro de uma escola no bairro Santo Agostinho. O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia (DP) que apura. No dia 13 deste mês, em uma escola de Suzano, São Paulo, um adolescente de 17 anos e um rapaz de 25, encapuzados e armados, mataram oito pessoas. O adolescente matou o outro atirador e depois se matou. O atentado deixou ainda 11 feridos. Ainda não se sabe o motivo que levou a menor de Volta Redonda a levar uma arma de brinquedo para a escola, mas convenhamos, na conjuntura atual não é nem uma brincadeira que possa ser feita.

error: Conteúdo protegido !