Notas & Notas – 19 de julho de 2019

0

ESTÁCIO FIRMA CONVÊNIO COM A CSN

Um convênio entre a Estácio e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) irá proporcionar aos funcionários da empresa um desconto de 40% para cursos de graduação e pós-graduação. O desconto também é válido para dependentes dos funcionários e pode ser utilizado em todas as unidades da universidade (com exceção dos cursos de Gastronomia e Medicina), entre elas Volta Redonda e Resende. Mais informações sobre o convênio podem ser obtidas pelo telefone 0800 8806767.

CAMPANHA ARRAIÁ ESTÁCIO

Interessados em ingressar nos cursos de graduação da Estácio em Resende e em Volta Redonda terão 50% de desconto durante todo o curso. A campanha ‘Arraiá Estácio’ é válida para quem se inscrever até o próximo sábado, dia 20, e contempla todas as unidades da universidade.
A campanha oferece ainda a possibilidade de adesão ao programa de diluição solidária da Estácio, onde o aluno pagará R$ 49,00 nas duas primeiras mensalidades do curso. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades Resende, na Rua Zenaide Vilela, s/n, no bairro Jardim Brasília; e Volta Redonda, na Rua 24, nº 236, bairro Santa Cecília (anexo ao Colégio Batista).

CRIANÇAS DE QUATIS APRENDEM BALLET

São muitos os benefícios do ballet para as crianças, entre eles, os seguintes: ajuda a promover o bem-estar físico e emocional, melhora a coordenação motora, aumenta a disciplina, favorece a criatividade e o trabalho em grupo, corrige a postura corporal, proporciona mais equilíbrio e reflexo, contribui para garantir a autoestima, auxilia na construção de novas amizades, além de ajudar na concentração e na memória. Em Quatis, 30 crianças de quatro a 12 anos de idade têm aulas de ballet toda semana, no Núcleo Cultural Quatiense, por meio do projeto de dança realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

BALLET E FESTA JULINA

Na tarde da última quarta-feira as crianças atendidas pelas aulas de ballet participaram da festa julina deste polo do projeto de dança. O evento contou com as presenças dos alunos e dos seus familiares, dos professores e estagiários, de amigos desta ação de inclusão social e da secretária de Cultura e Turismo do Município, Rosina Porto. Segundo Rosina, as aulas de ballet acontecem às terças e quintas-feiras, em dois horários pela manhã, de 9 às 10 horas e 10 às 11 horas, e nos horários de 13h30m às 14h30m e de 14h30min às 15h30min no período da tarde.

NÚCLEO CULTURAL QUATIENSE

O Núcleo Cultural Quatiense, onde as aulas do projeto de dança da Prefeitura de Quatis são ministradas, fica na Rua doutor Jorge Lisboa 20, próximo à Escola Municipal Julieta Sampaio, no Centro da cidade. Além do núcleo de ballet, outra manifestação de dança disponibilizada pela prefeitura é o núcleo de jazz para adolescentes e adultos. No caso dos adolescentes, as aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, de 19 às 20 horas. Por sua vez, os adultos são atendidos nestes mesmos dias da semana, só que no horário de 16h30min às 17h30min. Os professores Mateus Soares e Fabiane de Oliveira são os responsáveis pelas aulas de ballet e jazz. Ambos contam com o apoio de dois estagiários de Educação Física.

LISTA OFICIAL DE CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) publicou nesta quarta-feira, dia 17 de julho, a relação oficial de candidatos ao cargo de conselheiro tutelar de Quatis, cuja escolha acontecerá no dia 06 de outubro, de 8 às 17 horas, através de uma eleição direta na qual todo eleitor cadastrado na cidade poderá votar. O voto será facultativo. Dos 18 candidatos inscritos inicialmente, um deles foi impugnado por não ter cumprido exigências estabelecidas no artigo nono do respectivo edital. Com isso, 17 candidatos vão disputar as dez vagas no pleito de outubro, sendo cinco para conselheiros tutelares titulares e as outras cinco para conselheiros tutelares suplentes.

CANDIDATOS

Os candidatos e os seus números, aprovados pela comissão organizadora da eleição, são os seguintes: Rosa Maria Fonseca Oliveira (número 11), Edlena Santos Catete (número 12), Francisca Josilene da Silva (número 13), Aline das Graças Nogueira (número 14), Ana Paula Eduardo (número 15), Ana Cláudia Ferreira de Souza (número 16), Maria da Conceição Braga Duarte de Vargas (número 17), Marcela Cambraia Gomes (número 18), Graciela Aparecida dos Santos (número 19), Hediney Aparecida Gonçalves da Costa (número 20), Dary Tarcísio de Lima (número 21), Vanderléia da Silva Santos (número 22), Lúcia Helena Silva Canil (número 23), Jaine de Souza Araújo (número 24), Camila Rodrigues Corradi de Menezes (número 25), Roseli da Silva Guedes (número 27) e Jorcelaine Rodrigues dos Santos Silva (número 28).

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Piraí, em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) abre inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS II), voltado para profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta do curso é aprofundar os conhecimentos de educação popular provocando reflexões e reorientações das práticas de educação em saúde vigentes no SUS, considerando os saberes, linguagens e valores sociais das classes populares.

SOBRE O CURSO

A formação tem carga horária de 160 horas e está prevista entre de agosto a dezembro de 2019, divido em 17 encontros que acontecerão todas as quintas-feiras. E as inscrições podem ser feitas de 16 a 30 de julho, pelo e-mail: [email protected], conforme o edital abaixo. Em sua quarta edição no município de Piraí, a expectativa é que o EdPopSUS 2019 forme 35 educandos,  sendo 70% deles Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), além de outros profissionais da Atenção Básica; e 30 % para lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais.

TRÂNSITO ALTERADO EM MÃO ÚNICA

Foto: Divulgação


Com o intuito de proporcionar mais segurança no trânsito, a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Porto Real modificou o tráfego na Rua da Maternidade, no Centro, que desde quarta-feira, 17, passou a ter mão única, no sentido à Rua Fernando Bernardelli. Com a mudança o condutor que deseja acessar o bairro Novo Horizonte, deverá trafegar até a Avenida Renato Monteiro, em frente ao Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis.  A Guarda Civil Municipal esta no local orientando os usuários da via que recebe redutores de velocidade e nova sinalização.

QUADRA POLIESPORTIVA NO PARQUE MARIANA

Foto: Divulgação


As obras de estaqueamento e fundação para a construção da Quadra Poliesportiva do bairro Parque Mariana, em Porto Real, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos já teve início. Após essa etapa serão construídos os blocos de estrutura e posterior inserção da superestrutura metálica. Pelo projeto inicial, além da quadra coberta poliesportiva, será construída uma praça, que valoriza o bairro e estimula a convivência entre os moradores. O prazo para a conclusão da obra está estimado em 12 meses.

INFRAESTRUTURA E LAZER NA VICENTINA

Foto: Divulgação


A localidade do Marrocos, no bairro Vicentina, em Resende, está passando por uma transformação. O escadão ganhou reformas e uma rampa para ciclistas. Além disso, no entorno do acesso uma praça está em fase final de construção. O espaço ganhará também nova iluminação, readequação da rede de esgoto, assentamento de meio-fio, novas calçadas e uma canaleta para desviar a água da chuva para a rede pluvial. A prefeitura fez um novo ponto de ônibus e vai pavimentar o local Em outra fase de investimentos no bairro, a prefeitura já havia feito a recuperação do posto de policiamento, instalação de LED, operação Tapa Buraco e mutirões de limpeza, entre outros serviços.

LISTA DE ESPERA DO PROUNI JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

A lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) está disponível para consulta pelas instituições de ensino superior privadas participantes do programa. Todos os candidatos que estão na lista deverão ir às instituições  apresentar a documentação de comprovação das informações prestadas na inscrição. A lista de espera do Prouni estará à disposição das instituições com a classificação dos estudantes por curso e turno, segundo as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

PRAZO PARA COMPARECIMENTO

O prazo para que os candidatos que integram a lista compareçam às faculdades onde concorrem a uma vaga começa nesse dia 19, e vai 22 de julho. A lista com a documentação necessária está disponível na página do ProUni. A lista de espera será, então, usada pelas próprias instituições para preencher as bolsas de estudos que não foram ocupadas nas duas chamadas regulares do programa.

PROUNI

Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade, e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade. As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos.

MULHER NEGRA E CONTEMPORANEIDADE

A OAB Barra Mansa realiza hoje o I Seminário Mulher Negra e Contemporaneidade. O evento acontece no CEI Vieira da Silva, às 18h30min. No mês de julho mulheres negras em todo o Brasil se unem pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, e pelo Dia Nacional de Teresa de Benguela, para rememorar a luta da mulher negra por uma sociedade mais justa.

NOVOS CURSOS

A Escola de Governo de Volta Redonda sediou três cursos pela manhã, entre eles o ‘Ética no Serviço Público’, que marca o lançamento da Cartilha do Código de Ética do Servidor Público; workshop sobre Qualidade de Vida no Trabalho, para tratar da inteligência emocional e desenvolver habilidades positivas de raciocínio no trabalho. Na parte da tarde, teve curso de Controle Interno, pelo TCE-RJ.

NOVO VEÍCULO DO CASTRAMÓVEL

Neste sábado, dia 20, a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí vai apresentar à população o novo veículo do Castramóvel. O evento será na Praça Pedro Cunha (Largo da Feira), a partir das 15 horas, pois a Nova Saúde vai levar os serviços do Odontomóvel para participar da ação. Nesse dia, portanto, o Castramóvel não atenderá, mas o Odontomóvel, sim! Os dentistas vão dar orientações àqueles que desejarem, além de encaminhamentos eventualmente necessários para o Centro de Especialidade Odontológica (CEO).

BATMAN É PRESO SUSPEITO DE ROUBO

Policiais da 108ª Delegacia de Polícia (DP) de Três Rios prenderam, quarta-feira, dia 17, na cidade, Rodrigo Felipe Pereira, conhecido como “Batman”, em cumprimento a mandado de prisão, expedido pela 2ª Vara da Comarca de Três Rios, pelo crime de roubo. Rodrigo foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

VASCO VENCE PELAS QUARTAS DO OPG

De virada, o Vasco da Gama bateu o AD Itaboraí por 2 a 1, na manhã dde ontem em partida de ida das quartas de final do Torneio Otávio Pinto Guimarães que foi disputada no Estádio Alzirão, em Itaboraí. Maycon de pênalti abriu o placar para os donos da casa, mas Caio também em cobrança de penalidade, e Juninho viraram para os Meninos da Colina. As duas equipes voltam a se enfrentar na terça-feira, dia 23, no Estádio Nivaldo Pereira, em Austin. O Vasco joga pelo empate para seguir para as semifinais do torneio.

Um Fato na Foto

Serviço de manutenção

Foto: Luana Januário

Os motoristas que passaram ontem pela Via Sérgio Braga, no bairro Barbará, em Barra Mansa, se depararam com o trânsito um pouco retido, por conta de um serviço da Light, que precisou fechar uma parte da via com cones. A empresa esteve durante todo o dia realizando um serviço na fiação do trecho, visando melhorar a qualidade do fornecimento de energia para região. O serviço, que começou às 9 horas, contou com manutenção e troca de equipamentos de rede elétrica. O momento foi registrado pela jornalista do A VOZ DA CIDADE, Luana Januário.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !