Notas & Notas

0

INCÊNDIO

Um incêndio ocorreu na tarde de ontem no terreno da VLI, antiga FCA, no bairro Roberto Silveira, em Barra Mansa. Apurações preliminares apontam que o fogo atingiu centenas de mourões (dormente utilizado para sustentar o trilho) que estavam empilhados próximos à Travessa José Soares que liga à Rua João Chiesse Filho ao bairro. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, coordenada pelo secretário Cláudio Cruz, o Baianinho, auxiliaram o Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio. Segundo Cláudio, a secretaria foi acionada na hora do almoço e até as 17h30min o fogo ainda não havia cessado. Segundo ele, a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente notificará na manhã desta sexta-feira, 22, os responsáveis pela área para que seja feita a limpeza. Apesar do risco, nenhuma casa foi atingida pelo fogo. 
CASOS DE QUEIMADA EM QUATIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Meio Ambiente de Quatis, registrou em um período de 24 horas, três ocorrências de queimadas em áreas localizadas na zona rural do município. Um dos episódios aconteceu na região onde está situado o Parque Municipal Horto dos Quatis, que é uma área de proteção ambiental. Técnicos da prefeitura estão apurando os fatos visando à elaboração de um relatório, que posteriormente será encaminhado à Polícia Civil. As queimadas foram registradas entre a tarde de terça-feira e a noite de quarta-feira. Os três episódios foram controlados por agentes da Defesa Civil do município e da Guarda Municipal, que tiveram o apoio de produtores rurais no combate às chamas. Só numa das áreas afetadas, na região do Glicério, o trecho atingido pelo fogo chegou a 100 hectares, afetando pastos, nascentes e a mata ciliar.
DEMAIS
Já a queimada registrada nas proximidades do Loteamento Bela Vista, em cuja região fica o Parque Municipal, a área atingida foi de dois mil metros quadrados. A reserva ambiental não chegou a ser afetada. O terceiro episódio, registrado nas imediações dos antigos galpões da Companhia Brasileira de Projetos e Obras (CBPO), às margens da estrada que liga Quatis a São Joaquim, o tamanho da área atingida ainda sendo calculado.
CAMPANHAS EDUCATIVAS
A prefeitura informou que vai intensificar a campanha educativa contra as queimadas iniciada em maio deste ano, através da divulgação de reportagens pela imprensa e os meios de comunicação digital da administração municipal. A proposta é de que os técnicos da pasta estarão indo às escolas municipais com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre os malefícios causados pelas queimadas, “tornando-os agentes multiplicadores das orientações junto aos seus familiares e vizinhos”. Em junho passado, a prefeitura já tinha registrado queimadas em áreas situadas às margens da estrada que liga Quatis ao distrito de Falcão, a partir do bairro Pilotos, na área urbana. Naquele episódio, o fogo destruiu uma área de 500 metros quadrados e foi controlado por agentes da Defesa Civil do Município com o apoio de produtores rurais da região.
MULTA
De acordo com a legislação municipal, quem for flagrado ateando fogo na mata pode receber uma multa no valor de até R$ 75,32. Este montante corresponde a três Unidades Fiscais de Quatis (UFIQS). No caso da legislação federal, a multa pode chegar a R$ 6 mil e o autor das queimadas ser condenado até seis anos de prisão.
CAFÉ COM PASTORES
Hoje, o prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable (PMDB) fará mais uma edição do Café com Pastores. O encontro será realizado no Parque Natural Municipal de Saudade, a partir das 8 horas, e conta com a participação de diversas lideranças evangélicas. O pastor Gerson Costa e sua esposa Rosalha Costa farão uma apresentação musical. O evento conta também com a apresentação do cantor Ronaldo Santos. O último encontro aconteceu no mês de maio.
MOBILIDADE URBANA
Foi fechada na noite de quarta-feira, 20, no Água Limpa, 25% da agenda nos bairros como parte da primeira fase da discussão do Plano de Mobilidade Urbana em Volta Redonda. Participantes e organizadores constataram que há qualidade nas proposições, porém é baixa a participação da comunidade. Os debates seguiram ontem no bairro Tiradentes, na Escola M. Prof. Wladir Teles. Hoje, a discussão acontece na região centro-sul, na grande Conforto e finalmente a região norte, fechando assim os 20 encontros programados. Para os participantes, o desafio é entender que o processo de construção ProMobVR, a partir da base da sociedade para o tema, exige de todos coesão sem uniformidade, que valorizem escuta e compreensão pró-ativa para com o povo que vê, sente e sofre as dificuldades.
ÔNIBUS APREENDIDO
Um ônibus, que faz a linha 440 Santo Agostinho x Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, na tarde de quarta-feira, 20, foi recolhido e levado para a garagem para passar por melhorias. A apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda. Foi feita uma inspeção no transporte coletivo do município e em um deles os fiscais descobriram falta de documento de porte obrigatório, problemas na botoeira e assoalho solto. O objetivo, segundo o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva,
foi garantir melhor qualidade no serviço prestado para a população. O coletivo apreendido foi fiscalizado na Rua 2, no bairro Conforto.
LIMPEZA EM ETA
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa orienta aos moradores dos bairros Apóstolo Paulo, Centro, Roberto Silveira, Jardim América, Monte Cristo, Santa Rosa e Verbo Divino para que economizem água no próximo domingo, dia 24. O abastecimento ficará paralisado no período de 4 às 13 horas, devido à limpeza geral da ETA (Estação de Tratamento de Água) São Sebastião.
EXPOSIÇÃO TRÂNSITO
Alunos de 16 escolas municipais de Resende farão hoje a abertura de uma exposição com maquetes e cartazes promovidos por eles, alusivos a Semana Municipal do Trânsito. A exposição será hoje, a partir das 15 horas, no Espaço Cultural da sede da Câmara de Resende. Ainda hoje será celebrado o Dia Municipal Sem Carro, baseado na Lei 3306/17 de autoria da Vereadora Soraia Balieiro e que foi sancionada recentemente. Haverá mais tarde, às 19h30min, um passeio ciclístico promovido pela Associação de Ciclismo das Agulhas Negras de Resende (ACRAN), com largada em frente ao Posto de Combustível situado no bairro Morada da Colina.
UNIDADES MÓVEIS DO SESC
A partir deste mês, as cidades de Quatis e Rio Claro, recebem as Unidades Móveis OdontoSesc e BiblioSesc. A ação tem o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro e das prefeituras municipais. Em Quatis o atendimento começou ontem ao lado da prefeitura. Já em Rio Claro, as inscrições serão realizadas no dia 26, terça-feira, e os atendimentos começam no dia seguinte, na Praça Fagundes Varella, no Centro. A OdontoSesc levará, gratuitamente, à população, tratamento odontológico de atenção básica, como restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio x. Também serão oferecidas atividades educativas em saúde bucal, tanto para os clientes em tratamento, quanto para alunos da rede pública escolar.
BIBLIOSESC
Os moradores de Quatis também poderão usufruir da unidade móvel BiblioSesc. Assim como em uma biblioteca fixa, a unidade oferece empréstimo de livros aos leitores. São mais de dois mil exemplares entre livros e revistas, além de oficinas educativas de incentivo à leitura e cultura em geral. Para retirar as publicações, é preciso fazer um cadastro entre os dias 20/9 e 26/12. A biblioteca fica no local até o dia 26 de janeiro, mesma data que a OdontoSesc encerra os atendimentos em Quatis e em Rio Claro.
DIA MUNDIAL DO ALZHEIMER

Investir na política do cuidar, principalmente, no cuidado com o idoso é uma característica do governo municipal. A afirmação é do prefeito de Volta Redonda Samuca Silva, que justificou a realização do II Workshop de Alzheimer, realizado na tarde de ontem, pela Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda, no Centro Dia Synval Santos. O evento com o tema ‘O trabalho multidisciplinar na assistência social’ marcou o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Foram realizadas seis oficinas com objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente: Atividade física para o estímulo da percepção corporal, com profissional de educação física; Prevenção de quedas, com fisioterapeuta; Importância da comunicação para interação com a sociedade, com psicólogo; Oficina cuidar de quem cuida, com assistente social e enfermeiro; e Cuidado com a saúde bucal, com dentista.