Notas & Notas – 3 de dezembro de 2019

0

PASSEIO DA MELHOR IDADE

Foto: Divulgação/PMVR


Ontem e hoje, cerca de 500 idosos participantes do Programa ‘Melhor Idade em Movimento’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), de Volta Redonda participam de um passeio no Hotel Fazenda Ribeirão, em Vassouras. Os primeiros contemplados com o passeio foram os participantes dos núcleos do Melhor Idade em Movimento dos bairros Açude, Vila Brasília, Candelária, Coqueiros, Roma e Brasilândia/Caieiras.

SEGUNDO DIA DE PASSEIO

Fechando mais uma etapa de passeios do programa, a segunda turma embarca hoje com o mesmo destino é composta pelos grupos de convivência da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e da Academia da Vida Oscar Cardoso da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Os próximos grupos já estão programados para realizar a viagem nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020.

NO ROTEIRO DO PASSEIO

A programação conta com atividades culturais, esportivas e de lazer, além de pescaria e tarde dançante. No passeio, estão incluídos café da manhã, almoço, com sobremesa e lanche. O retorno para Volta Redonda será por volta das 19 horas.

FACILIDADE NO ACESSO

Foto: Divulgação/PMI


A nova alça de acesso para a Avenida Brasil, no Centro de Penedo, em Itatiaia, que foi inaugurada na última sexta-feira, passa a dar mais uma opção de tráfego para os moradores e turistas que visitam a região.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos o trecho revitalizado pela Prefeitura de Itatiaia que liga a Avenida Brasil à Avenida das Mangueiras, tem aproximadamente 250 metros e irá colaborar na melhoria da mobilidade urbana. “Não vamos parar. Cumprimos mais um compromisso de governo e essa revitalização mostra que o trabalho conjunto e voltado para a população traz benefícios e melhorias para todos que frequentam o nosso bairro”, destacou o prefeito Eduardo Guedes, o Dudu.

INTERDIÇÃO DE PASSAGEM DE NÍVEL

O trânsito na passagem de nível da Rua Alberto Mutel, no Centro de Barra Mansa, será interrompido nesta quarta-feira, dia 4, das 8 às 15 horas. O trecho estará fechado para manutenção, onde será realizado o corte do asfalto e lançamento de cabos subterrâneos, a fim de adequar a sinalização ferroviária, através da empresa que administra a linha férrea. A Guarda Municipal de Barra Mansa solicita aos motoristas que motoristas evitem passar pelo local. A GM informou que as melhores opções são a passagem de nível da Rua Duque de Caxias, no Centro, e os viadutos Alexandre Fischer, no bairro Estamparia, e Doutor Didácio de Souza Fonseca, ao lado da prefeitura, também no Centro.

WORKSHOP DO PLANIFICASUS

Cerca de 400 profissionais das equipes de Saúde da Família da Prefeitura de Barra Mansa estão participando do workshop do PlanificaSUS. O projeto tem como objetivo melhorar os serviços médicos no município, visando um avanço na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma qualificada e integrada entre Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). As atividades estão sendo realizadas no Salão Nobre Professor Jayme Dantas, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

PROJETO PILOTO

Na Região do Médio Paraíba, o PlanificaSUS é um projeto piloto e tem como objetivo otimizar o desenho da rede de saúde, melhorar o acesso dos usuários aos serviços e trabalhar para alcançar atendimento para a população. A iniciativa visa também fortalecer a articulação com o setor de saúde de outros municípios.

TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS

Entendendo que práticas corretas de primeiros socorros podem salvar vidas, a Prefeitura de Angra de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, em parceria com a Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil, está oferecendo treinamento para professores e alunos dos polos do projeto ‘Gol Social’. Os professores foram os primeiros a passarem pelo curso, com noções teorias e práticas de primeiros socorros, no auditório da Defesa Civil. Depois, o treinamento começou a ser levado para os alunos em diversos polos.

VISITA DA EMBAIXADA DA FINLÂNDIA

Foto: Divulgação


A Casa da Cultura de Itatiaia recebeu, na última semana, a visita de representantes da Embaixada da Finlândia, no Brasil. A reunião aconteceu na unidade cultural itatiaiense e contou com a presença do superintendente de Cultura, Rafael Fioratto, presidente do Clube Finlândia, Oswaldo Castro, do chefe adjunto da missão da Embaixada da Finlândia, Sami Wacklin, da coordenadora de Comunicação e Cultura da Embaixada finlandesa, Luiza Machado, da vice-presidente da Academia de História de Itatiaia, Eliane Barros e de representantes do grupo de artesãos da cidade. Os representantes finlandeses puderam conhecer as instalações da Casa da Cultura, assim como os projetos desenvolvidos no local.

CEM ANOS DE RELAÇÕES OFICIAIS

Neste ano, é celebrado o centenário das relações oficias entre Finlândia e Brasil. Para o chefe adjunto da missão da Embaixada da Finlândia, Sami Wacklin a experiência foi positiva. “A Casa da Cultura é um espaço muito bacana e que vem realizando trabalhos bem interessantes. Viemos aqui com o objetivo de conhecer as pessoas e falar sobre possíveis parcerias com o objetivo de fortalecer e difundir a cultura finlandesa. Saímos com um resultado muito bom dessa visita”, afirmou Sami.

QUADRAS SERÃO INAUGURADAS

Na sexta-feira, dia 13, às 9 horas, a Prefeitura de Itatiaia realiza a inauguração da nova quadra poliesportiva da Escola Municipal Sebastião Bernardo da Silva que também que terá um pátio coberto com 144 m², recebeu um investimento de cerca de R$ 70 mil e irá beneficiar mais de 200 alunos. Já às 18 horas será vez do Colégio Municipal Fernando Octávio Xavier (FOX), pátio coberto de 180 m² será usado por cerca de 400 estudantes em atividades de lazer e em aulas de educação física. As construções atendem a um antigo desejo da comunidade escolar. As duas unidades estão localizadas em Penedo.

DEBATENDO O HIV EM BARRA MANSA

O Dia Mundial de Combate ao HIV é lembrado anualmente na data de 1º de dezembro. Neste mês acontece a campanha do Dezembro Vermelho, período reflexivo para a população conscientizar a importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Na segunda-feira, dia 2, na Santa Casa de Misericórdia, foi transmitida aos funcionários do hospital uma palestra sobre o assunto, ministrada por Alberto Aldet, médico e coordenador do Programa de IST/AIDS/Hepatites Virais na Secretaria de Saúde. O encontro foi uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa.

O TEMA

O palestrante relatou a relevância de atentar para o tema. “No Brasil, atualmente existem aproximadamente 900 mil pessoas portadoras de HIV. Do ano passado para cá, do último Dia Mundial, houve um aumento de 21%. O vírus do HIV provoca a Aids, a pessoa pode ter o vírus, mas não ter a doença. Uma vez que a pessoa contrai o vírus, leva de oito a dez anos para ter a doença manifestada, por isso existem os testes rápidos que em 10 minutos sai o resultado. O teste é bem confiável. Garante a descoberta da doença em 98%”, informou o médico.

NOVOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Secretaria de Saúde de Volta Redonda (SMS) recebeu, ontem, dia 2, os 68 novos funcionários que vão atuar na rede de Urgência e Emergência, substituindo os RPAs. Eles foram aprovados no Concurso Público 002/2019 e convocados pela Secretaria de Administração de Volta Redonda (SMA). O grupo tem 63 enfermeiros e cinco cuidadores de idosos, que atuarão nas unidades dos bairros onde moram. Ao longo da semana, outros profissionais aprovados no concurso público também serão chamados.

MUDANDO A SAÚDE

O prefeito Samuca Silva destacou que, desde o início da sua gestão, a administração municipal vem convocando profissionais que prestaram concursos públicos e participaram de processos seletivos. “Estamos mudando a saúde de Volta Redonda. Além de investir para que o atendimento seja de excelência, estamos valorizando os nossos profissionais, resolvendo a questão do RPA, que existe há 20 anos, garantindo assim todos os direitos trabalhistas para esses novos profissionais”, disse o prefeito.

DIA NACIONAL DO DEFICIENTE VISUAL

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta terça-feira, dia 3, um evento em alusão ao Dia Nacional do Deficiente Visual celebrado anualmente no dia 13 de dezembro. As atividades acontecem de 13h30min às 16h30min, na Universidade Estácio de Sá, localizada na Rua Zenaide Vilela, no bairro Jardim Brasília e contam com palestras e exposições.

ABERTURA CULTURAL

O evento terá uma abertura cultural e institucional do Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende (Cedevir) a partir das 13h30min. Logo depois, a palestra sobre  ‘A importância da estimulação precoce para deficientes visuais’, ministrada pela terapeuta ocupacional, Janaína de Sá, e pela fisioterapeuta Beatriz Jacklen. Além disso, está previsto para às 15 horas a palestra ‘Papel do pedagogo na inclusão do aluno com deficiência visual’, com o pedagogo Maicon César Damasceno. E também uma exposição de materiais do Cedevir.

FESTIVAL DE ORQUÍDEAS DE VOLTA REDONDA

Acontece entre os próximos dias seis e oito o Festival de Orquídeas de Volta Redonda. A iniciativa acontece na Paróquia Santa Edwiges: Rua 22, 368, Vila Rica; a entrada é franca, haverá venda de adubos, substratos, vasos e todos os produtos necessários para cultivar as plantas. O evento funciona de 9 às 18 horas.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Comissão de Segurança Alimentar da Alerj vai realizar hoje, às 10 horas, no Auditório Senador Nelson Carneiro, anexo ao Palácio Tiradentes, uma audiência pública com o objetivo de discutir a agricultura familiar e a sua relação com a segurança alimentar no estado. “A agricultura familiar responde hoje por 38% do PIB agropecuário do país, o equivalente a um montante de R$ 54 bilhões. Vamos discutir o tema com o objetivo de fomentar novas políticas públicas condizentes com a necessidade da população do estado”, disse a presidente da comissão, deputada Lucinha (PSDB).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CULTURA

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Superintendência Municipal de Cultura, participou na última semana do ‘Seminário Internacional – Cultura e Democracia’. O evento faz parte da programação da 5ª Conferência Municipal de Cultura de Niterói e foi realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, na cidade de Niterói (RJ).

QUEDA EM HOMICÍDIO DOLOSO

Os homicídios dolosos no estado do Rio de Janeiro caíram 21% nos dez primeiros meses de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa 884 mortes a menos. De janeiro a outubro deste ano, foram registradas 3.342 vítimas, contra 4.226 em 2018. Esse é o menor número de vítimas para o acumulado do ano desde 1991. Na comparação entre os meses de outubro, a redução foi de 17% (317 em 2019 e 383 em 2018), com o segundo menor número de vítimas para o mês desde 1991. O menor da série histórica foi em outubro de 2012, com 314 mortes.

ARBITRAL DA SÉRIE B2

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro publicou a convocação dos clubes da Série B2 do Campeonato Estadual, além do representante da categoria de atletas para participarem da reunião do Conselho Arbitral a ser realizada na segunda-feira, dia 9, às 14 horas, em sua sede no Rio de Janeiro. De acordo com a Ferj o objetivo do da reunião é deliberar sobre Calendário para a Série B2; Composição da Série B2; Regulamento do Campeonato Estadual da Série B2 de Profissionais de 2020 e 2021; Assuntos Gerais.

Um Fato na Foto

Alunos da Educação Especial encantados com a dança

Foto: Chico de Assis/PMBM

A tarde de segunda-feira, dia 2, foi especial e mágica para aproximadamente 100 alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Barra Mansa. O espetáculo ‘Mundo Encantado: a vida através do olhar infantil’, apresentado pelo Instituto Universo Acreditar, mostrou que, apesar das dificuldades encontradas no dia a dia, é possível se sentir especial. Ao todo, 70 dançarinos com idades entre dois e 69 anos mostraram o mundo através do olhar dos contos de fadas e dos personagens das famosas histórias infantis. Para isso, utilizaram diversos tipos de danças, como break, dance, balé clássico e jazz.

Deixe um Comentário