Notas & Notas

0

ENTREGA DE CERTIFICADOS DE DISPENSA

A 148ª Junta de Serviço Militar, ligada a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Ordem Pública realizou na quinta-feira, a Solenidade de Entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação e o Juramento à Bandeira do Brasil dos jovens que foram dispensados no serviço militar em 2017. A solenidade, aberta ao público, foi realizada na sede da Junta Militar, localizada no Terminal Rodoviário Dr. Jorge Jayme, no Centro. A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. E também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar.

DISPENSA

A cerimônia teve cerca de 100 jovens dispensados pelo serviço militar obrigatório, e contou com a presença do secretário de Ordem Pública, Carlos Cesar De Paula, do Delegado do Posto de Recrutamento e Mobilização PRM Resende, tenente José Fernando Alves, do chefe da PRM, tenente Weliton Lemes Rezende e do Delegado da 15ª Delegacia de Serviço Militar de Volta Redonda, Capitão Joênio Goulart Barbosa. “O Juramento à Bandeira é importante porque os jovens, apesar de estarem sendo dispensados do Serviço Militar, firmam um compromisso com a pátria, se propondo a ficarem à disposição, caso seja necessário”, frisou De Paula.

ALISTAMENTO

O Delegado da 15ª Delegacia de Serviço Militar de Volta Redonda, Capitão Joênio Goulart Barbosa, falou sobre a relevância do Alistamento Militar. “O jovem tem a obrigação de se alistar no ano que completa 18 anos, e o alistamento é fundamental para que fique em dia com o Serviço Militar. O jovem quando não se alista fica impedido de se matricular em instituições universitárias, tirar o passaporte, se candidatar para cargo eletivo e prestar concursos públicos”, disse Barbosa.

DESENHOS PARA PREFEITO

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) recebeu em seu gabinete, na manhã de quinta-feira, 30 alunos da Rede Municipal de Ensino, com idades entre 06 e 11 anos. Participaram da visita, secretários municipais, professores e assistentes sociais, entre outros profissionais. Os alunos também relataram ao Chefe do Executivo seus desejos para o futuro. Os estudantes foram entregar ao chefe do Executivo desenhos confeccionados por eles através do projeto “A cidade que queremos para os próximos dez anos”. A ação, promovida pela prefeitura e recomendada pelo programa “Prefeito Amigo da Criança”, foi realizada em diversas escolas municipais e todo o material coletado será utilizado na elaboração do Plano Municipal da Infância e da Adolescência (PMIA) – documento que irá nortear as políticas municipais voltadas para este público. Além da entrega dos desenhos, também foram exibidos dois vídeos feitos com os alunos, onde eles fazem sugestões para a cidade, direcionadas a algumas secretarias municipais.

SUGESTÕES

Entre as sugestões feitas pelos estudantes estão melhorias no sistema de iluminação pública em alguns pontos da cidade e um pedido pela realização de mais cursos profissionalizantes. O prefeito Diogo Balieiro Diniz comentou os pedidos e explicou, com uma linguagem simplificada para que as crianças pudessem entender, como é o funcionamento da Prefeitura. “Estou muito feliz porque entre as diversas questões apontadas por vocês através deste projeto, muitas já estão programadas para serem colocadas em prática, após a realização de todo o processo burocrático exigido pela Prefeitura. É uma alegria saber que o nosso trabalho está indo ao encontro do que vocês desejam”, disse o prefeito.

PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA

Criado em 1996, o Prefeito Amigo da Criança prevê um conjunto de compromissos firmados entre as Prefeituras e a Fundação Abrinq, que vão desde a elaboração de um diagnóstico sobre a situação da infância e adolescência no município até a apuração do orçamento municipal. As metas previstas pelo programa reforçam os itens estabelecidos pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

SEPULTADO CORPO DE CANTORA DE RESENDE

Mais uma personalidade da cultura de Resende morreu e foi enterrada na manhã de ontem, no Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos. A cantora Arydinaia Ferreira Mariano, 82 anos morreu na noite de quarta-feira e seu corpo foi velado na Câmara de Vereadores, localizada no Centro Histórico da cidade. De acordo com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, ela sofria de câncer no pâncreas e estava internada há dois meses em um hospital particular da cidade.  Naia, como era mais conhecida, era integrante do Coral Vozes das Agulhas Negras e figura emblemática da área musical. Ela se apresentou em bares e participou de serestas por mais de 20 anos em Resende. Em 2017, Naia foi a principal homenageada do bloco Rancho Carnavalesco Chuveiro de Prata que teve marchinha com o tema “Naia, a nossa dama da canção”. A cantora deixou três filhos: Marleci Oliveira, Marluci Mariano e Cleverson Mariano.

ABRIL AZUL

A tarde de quarta-feira foi marcada em Angra dos Reis por atividades alusivas ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança e afeta mundialmente cerca de 70 milhões de pessoas.  A programação, promovida pela Prefeitura de Angra, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Instituto de Apoio e Gestão à Saúde (Iages), contou com distribuição de panfletos explicativos sobre o autismo, na Praça Zumbi dos Palmares, e uma palestra, na Casa Larangeiras, ministrada pelo médico psiquiatra Stephan Malta.

TROCA DE FIGURINHAS

A Prefeitura de Volta Redonda segue preparando uma grande festa para comemorar o Dia do Trabalhador, na próxima terça-feira, dia 1º de maio. O evento vai acontecer no Estádio Raulino de Oliveira, de 8 às 18 horas. Haverá programação para todas as faixas etárias. Entre as atrações que estão sendo preparadas, está uma tenda destinada para troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2018. “Em vários pontos da cidade, principalmente na Vila Santa Cecília, as pessoas tem se reunido para trocar figurinhas. Por isso resolvemos colocar essa tenda, destinada exclusivamente para troca de figurinhas, para os colecionadores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães.

COMBATE À VIOLÊNCIA

Cerca de 200 jovens da Rede Pública participaram, nesta semana, da 3ª Conferência livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que aconteceu no auditório da Universidade Geraldo Di Biase (UGB), contou com palestras e debateram sobre diversos temas. O objetivo da Conferência, segundo os organizadores, é despertar nos jovens o interesse pelos seus direitos e deveres, contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com o apoio de mediadores, os organizadores debateram alguns temas como proteção integral, bullying, questões raciais e religiosas, e violência sexual contra crianças e adolescentes.

ATO EM SÃO PAULO

Mais de mil mulheres de todo o Brasil, como de Volta Redonda, e de outros países participaram nesta semana, de um protesto em São Paulo. Segundo informou uma das participantes do ato, Isabel Fraga, Volta Redonda esteve presente em um dos mais importantes encontros nacional e internacional do Movimento  Mulheres de Luta (MML), filiado à   Central Sindical e Popular de Lutas. Ela disse que, as mulheres não estão isoladas e que saíram do ato muito fortalecidas para lutar contra o capitalismo, que usa o machismo, racismo e outros para explorar as mulheres.

IMPORTÂNCIA DO PLANO DIRETOR

O presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, vereador Washington Granato, que no início do mês solicitou a criação de uma Comissão Especial destinada a promover a revisão do Plano Diretor Municipal (Lei Municipal 4.441/2008), destacou que é preciso afinar com a sociedade o cenário para daqui há mais de dez anos. Além disso, deve discutir se continua a depender da riqueza gerada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que foi a razão da criação da cidade, quais as alternativas que irão propor para a geração de emprego e renda e para impulsionar o crescimento econômico de nossa cidade. Essa conclusão, de acordo com o parlamentar, definirá o tipo de espaço a ser priorizado para comportar os novos agentes econômicos que possam se instalar em Volta Redonda. Uma das maiores preocupações, de acordo com o vereador, se é o fato de Volta Redonda ser um dos menores municípios do Estado e uma boa parte das terras disponíveis estarem concentradas nas mãos de cerca de três grandes proprietários. A expansão urbana sempre dependerá dessas terras vagas que necessitam ser disciplinadas.

UM FATO NA FOTO

Mato alto

A placa alerta os motoristas sobre a presença de pedestres e ciclistas na Rodovia Presidente Getúlio Vargas, na altura do bairro Jardim América, em Barra Mansa. O que dificulta um pouco a visibilidade dos condutores é o mato alto ao longo da estrada, que é bem movimentada devido ao fato de ser a principal via de acesso a vários bairros e ao litoral (Angra dos Reis). A imagem acima foi registrada pela repórter do A VOZ DA CIDADE, Franciele Aleixo.