Notas & Notas

0

“MEU SUCESSO TEM HISTÓRIA”
Mais de 200 pessoas estiveram presentes nessa semana no lançamento do projeto da CDL-Jovem de Volta Redonda “Meu Sucesso tem História”. Os presentes na sede na Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), no bairro Aterrado, puderam conhecer a trajetória bem sucedida do empresário Osmar Fernandes de Souza, dono da rede de drogarias Moderna, com 75 lojas distribuídas no Rio e São Paulo. Ele foi o primeiro palestrante da série de bate papo do projeto que tem apoio da Diretoria Executiva da CDL-VR. O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, abriu o evento, reforçando a importância da instituição ir além de serviços prestados como Certificação Digital e Serviço de Proteção ao Crédito, sendo também um espaço para capacitação do empresário e seus colaboradores. Disse que quando a CDL Jovem apresentou esse projeto de contar a história de quem superou todos os desafios e venceu, crescendo junto com a cidade, achamos incrível, a oportunidade de trazer conhecimento para quem vive o desafio de ser empreendedor, principalmente para os mais jovens.
APRESENTAÇÃO
A diretoria da Associação de Moradores de Moradores e Amigos do bairro Açude, em Volta Redonda, se reunirá na próxima segunda-feira, 13, com os moradores para falar sobre os 200 dias de mandato. O evento vai acontecer às 18h30min, no auditório do Ciep 403 – Maria de Lourdes Giovanetti, na Rua O, 177, no bairro Açude I.

MELHORIAS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Aprovada no Plenário da Câmara de Vereadores, a indicação nº 736/2017, de autoria do vereador Odair Ozorio (PSD), pede que a Prefeitura de Resende faça melhorias na iluminação pública da Rua Sebastião José Rodrigues, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade. Segundo o vereador, uma rua melhor iluminada ajuda a combater a criminalidade, oferecendo assim uma sensação de segurança para a população. “Infelizmente, a violência cresce a níveis assustadores e, para combatê-la, precisamos agir em várias frentes. Uma delas é a de iluminar as vias públicas com eficiência, pois ruas e avenidas bem iluminadas dificultam a ação de criminosos”, disse o parlamentar, ressaltando que a referida rua é uma via de grande movimento de automóveis e pedestres.
DIA MUNDIAL DE COMBATE A DIABETES
A Prefeitura de Itatiaia iniciou uma série de atividades para marcar o Dia Mundial de Combate da Diabetes, celebrado no próximo dia 14. Desde quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Diabetes e Hipertensão, promove ações de orientação no município visando esclarecer e conscientizar tantos os pacientes, quanto a população em geral sobre os cuidados necessários que todos devem ter com a doença. A programação geral, que segue durante todo o mês, reúne palestras, grupos de discussões, aferição de glicemia, aferição de pressão arterial, informações sobre serviços e campanhas, rodas de conversas e dinâmicas de grupo. A abertura das atividades contou com uma roda de conversa que aconteceu na Unidade de Estratégia de Saúde da Família da Vila Magnólia – ESF.
PROGRAMAÇÃO
Nesta sexta-feira, a partir das 8 horas, profissionais da Secretaria de Saúde estarão nas proximidades da Feira de Hortifruti, no Centro da cidade, onde estarão realizando serviços como teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre prevenção e controle do Diabetes. Na oportunidade também serão repassadas informações sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, iniciando assim as ações campanha “Novembro Azul”, no município. Seguindo o calendário de ações, no dia 13, a partir das 9 horas, no Centro de Convivência do Idoso (CCI),na Vila Paraíso será realizada uma palestra tendo como enfoques a “Prevenção e os Cuidados com o Diabetes” e a “Alimentação Saudável”. A palestra será voltada para os idosos do CCI e para pacientes que frequentam o programa de diabetes no município.
ORIENTAÇÕES NESTE MÊS
Durante todo o mês também serão realizados trabalhos de orientação aos pacientes nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Flórida, no dia 16, às 13h30min; Campo Alegre I, no dia 17, às 9 horas; Unidade Básica de Saúde do Marechal Jardim, no dia 24, às 9 horas; ESF Campo Alegre II, no dia 27, às 9 horas e no ESF Esperança, no ia 30, às 13h30min. “As ações da campanha pelo Dia Mundial do Diabetes são importantes para reforçar que a prevenção depende de atitudes que envolvam hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividade física, manutenção do peso adequado, a não ingestão de bebidas alcoólicas e a não prática do tabagismo”, disse a coordenadora Gina Amorim.

MANOBRA MILITAR
A partir deste sábado, 10, até a próxima terça-feira, 14, um grande movimento de militares envolvendo viaturas de combate por terra, deslocamentos de tropa e até mesmo tiros de festim, em uma verdadeira simulação de guerra, chamarão a atenção da população. A ação faz parte da Manobra Escolar, um exercício militar simulado de combate promovido pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). A atividade contempla diversos aspectos da guerra moderna, como o combate a forças irregulares e o enfrentamento em ambiente urbano. O Ginásio Poliesportivo Tande, situado no Centro, será o alojamento dos militares nesse período.
SERVIÇOS MÉDICOS- NOTA DE CONTINUAÇÃO
Como parte dos trabalhos na segunda-feira, 13, os militares da Aman, prestarão serviços médicos e odontológicos das 8 às 17 horas de apoio à Secretaria Municipal de Saúde. As especialidades estarão disponíveis nos postos de referência do município. “A prioridade de atendimento será a demanda já existente, dos que já possuem encaminhamento. Serão médicos militares da ativa, que irão prestar os serviços somente neste dia”, observa o secretário de Saúde, Dr. Luiz Fernando Curty Jardim, lembrando que os encaminhamentos são documentos emitidos através de consulta nas USF do município. A ação reúne cerca de 350 militares Durante o período de realização da Manobra Escolar serão realizadas operações de controle de estradas, segurança de instalações e operações de busca e apreensão.
EMPODERAMENTO DAS MULHERES NEGRAS
O Centro de Educação Integrada (CEI) Vieira da Silva em parceria com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial de Barra Mansa realiza hoje, a 2ª Mostra de Cultura Afro Brasileira como parte das comemorações pelo mês da Consciência Negra. O evento tem início às 18h30min e acontece no CEI situado à Rua Cristóvão Leal, 255, Centro. Entre as atrações, estão palestras, apresentações teatrais e de grupos de dança, oficina de turbantes e mesa-redonda sobre o tema. A entrada é gratuita e aberta ao público. Diversas atividades estão programadas. Dentre elas, uma palestra com o tema Empoderamento das mulheres negras, ministrada pela vice-prefeita, Fátima Lima.
OPERAÇÃO TAPA-BURACOS
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa através de Coordenadoria de Água e Esgoto (CAE) tem dado sequência à “Operação Tapa-Buraco” na cidade. A equipe da autarquia executou nesta semana a recomposição de paralelos, caixa de esgoto e calçada no bairro Cotiara e Saudade. De acordo com encarregado de Manutenção Viária do Saae, Edson Vander, falta cerca de 20% do cronograma para finalizar o fechamento dos buracos. Dentre as ruas do bairro que a operação chegou para beneficiar a pavimentação estão a Rua Augusto Antônio Silva, Rua Paulo Luís Nogueira, Rua Dona Carlinda, Rua Um, Avenida Borges, José Silvestre Teixeira, na Cotiara e Rua Bom Pastor, na Saudade.
RECAPEAMENTO
Na cidade vizinha, de Volta Redonda, a Secretaria e Infraestrutura anunciou que começará um mutirão de recapeamento ainda neste mês com asfalto quente, que tem maior durabilidade. Serão beneficiados 23 bairros da cidade, com tráfego mais intenso, principalmente nas vias onde há circulação de ônibus. A boa notícia foi dada pelo secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste. O início do mutirão foi possível porque, nesta semana, a Central Geral de Compra (CGC) finalizou o pregão eletrônico com a aquisição de 9,4 mil metros quadrados de asfalto – o que significa quase dez quilômetros.
ECONOMIA
Com a modalidade de licitação via internet, segundo informou o gestor da CGC, Eli Alves, foram economizados mais de R$ 100 mil com a contratação da empresa, que é de Volta Redonda. Os bairros beneficiados serão: 249, Aterrado, Água Limpa, Brasilândia, Candelária, Casa de Pedra, Belo Horizonte, São João, Conforto, Dom Bosco, Eucaliptal, Parque das Garças, Niterói, Retiro, Beiro Rio, Roma I e II, Santa Rita de Cássia, São Geraldo, São Luiz, Vila Brasília, Santo Agostinho e Volta Grande. Há uma lista com o nome de todas as ruas e avenidas que serão asfaltadas na cidade. Nos últimos meses, com asfalto frio e produzido pela própria usina da prefeitura, foram mais de 300 ruas em 52 bairros passaram por recuperação asfáltica.
UM FATO NA FOTO
Nó no trânsito
O fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, flagrou o caminhão tanque na imagem acima travando o tráfego de veículos na Avenida Dr. Dário Aragão, no Centro de Barra Mansa. Nem placa o veículo tinha; pelo menos não era visível devido à quantidade de graxa acumulada na parte externa. Pode isso?