Notas & Notas

0

BATALHÕES DA REGIÃO TERÃO TROCA DE COMANDO

Conforme foi publicado no Boletim de quarta-feira, 21, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o tenente-coronel Márcio dos Santos Guimarães deixará o comando do 28º BPM de Volta Redonda. No lugar dele irá assumir o também tenente-coronel Julio Cesar Veras Vieira. A data da transmissão de cargo não foi anunciada. Ainda acordo com a publicação, o comandante do 37º BPM de Resende, Rogério Jackes da Silva deixa o lugar para Rhonaltt Bueno Pereira. Márcio e Rogério irão estão indo para a Diretoria Geral Pessoal da Polícia Militar (DGP). Já no comando do 10º de Barra do Piraí e do 33º BPM de Angra dos Reis não foi anunciada mudança até o momento.

TAC RIO PARAÍBA DO SUL 

Representantes da Prefeitura de Volta Redonda se reuniram com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ontem, para discutir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que pede que o município faça projetos de adequações nas residências que ficam nas margens do Rio Paraíba do Sul. Estiveram presentes representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Companhia de Habitação de Volta Redonda (Cohab), Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban) e Secretaria Municipal de Ação Comunitária. Foram discutidas possíveis soluções como propostas de zoneamento ambiental e projetos para diminuir os impactos das inundações, como a criação de parques fluviais e construção de muros que contenham a água da enchente, entre outras sugestões.

NO PLANO DIRETOR 

“Nós tivemos uma reunião anterior com o Ministério Público, onde eles explicaram quais os passos a gente deveria seguir para finalizar esse TAC. Depois nossa ideia é incluir esse trabalho no plano diretor”, explicou Ricardo Machado, assessor do IPPU. De acordo com a engenheira Civil do Inea, Daniele Batista, essa adequação ambiental é um assunto delicado, porque a legislação ambiental mudou desde as ocupações das margens do Rio. Já o prefeito Samuca Silva afirmou que o tema vem sendo postergado há anos, mas é necessário haver uma evolução. “Não podemos deixar de levar em consideração a situação de centenas de famílias ribeirinhas”, disse.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda promove entre os dias 26 e 29 deste mês, uma série de atividades como oficinas, reuniões e atividades com grupos familiares em unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Atividades Múltiplas (CAM) e outros pontos de Volta Redonda. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, o objetivo é garantir segurança de acolhida e de convivência familiar e comunitária, além de aquisição de potencialidades tanto das famílias como do bairro.

FEIRA ARTEZOO

Neste domingo, dia 25, o Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) vai receber a Artezoo, uma feira com 15 barracas que acontecerá no estacionamento do local com 45 artesãos da cidade. Estarão expostas peças artesanais produzidas a partir de técnicas variadas, como papel reciclado, bordados, MDF, patchwork, tear, entre outros. O público poderá conferir adornos e acessórios, objetos de decoração, educativos, lúdicos, artefatos religiosos e utilitários. A exposição será das 9 às 15 horas.

PASSARELA NO JAQUEIRA 

Ontem, a comunidade da Jaqueira recebeu a passarela finalizada pela CCR NovaDutra. O evento contou com a presença do prefeito de Piraí, Dr. Luiz Antonio, do vice Chiquinho Perota, de vereadores e de representantes da comunidade e ainda da concessionária e região. A passarela construída no km 242,7 da Via Dutra é uma antiga demanda dos moradores do bairro da Jaqueira e também dos trabalhadores e outros pedestres que utilizam o local para locomoção e que agora foi atendida após pedidos e solicitações por parte da população e do governo, sendo também objeto de indicação do Poder Legislativo. A estrutura tem viga principal de 30,8 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,62 metros de altura, e conta ainda com outras 20 vigas além da principal, feitas de concreto pré-moldado que compõem a rampa de acesso, onde foram instalados dispositivos de segurança.

MUDANÇAS NO TRÁFEGO

Em continuidade às obras de modernização da ponte sobre o rio Alambari, localizada no km 304,9 da pista marginal sentido São Paulo da via Dutra, em Resende, no Sul Fluminense, a CCR NovaDutra inicia uma nova etapa dos serviços na manhã deste sábado. A faixa da direita será liberada para o tráfego e a faixa da esquerda será interditada. A operação está prevista para acontecer a partir das 8 horas e pode ser adiada ou interrompida em caso de chuva. A previsão é que a faixa da esquerda permaneça fechada por 35 dias.

SÁBADO DE JUVENTUDES

Hoje, a partir das 9 horas, no ginásio do Açude, em Volta Redonda, a Coordenadoria da Juventude vai realizar o Sábado de Juventudes. O projeto tem como objetivo envolver os movimentos de Volta Redonda para as praças do município, formando intervenções artístico-culturais/sociais. Podem participar  todos os jovens e moradores dos bairros que receberão o projeto. O evento também tem como objetivo promover uma integração social entre a comunidade, movimentos de juventude e o poder público. Na prática serão realizadas aulas de zumba e campeonato de futsal. A tenda ID Jovem (Identidade Jovem) também estará à disposição, além do caminhão da brinquedolândia.

PEDAL PELAS ÁGUAS

Fazendo parte da programação em comemoração ao Dia Mundial da Água, Volta Redonda vai sediar, hoje, às 9 horas, o 1º Pedal pelas Águas na cidade. Realizado pelo Comitê Médio Paraíba do Sul, o Passeio Ciclístico tem como objetivo estimular os participantes para a utilização dos recursos naturais, principalmente a água, de modo consciente e ético, destacando a importância do uso sustentável do meio ambiente, além de promover um momento de lazer, que poderá ser vivenciado por famílias e amigos. O percurso do passeio ciclístico será da Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, no Aterrado, até o Parque Aquático, na Ilha São João.

FIOCRUZ FAZ TREINAMENTO PARA MONITORAR FEBRE AMARELA

Ontem, uma equipe da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), realizou treinamento para monitoramento de surto de febre amarela entre animais (epizootia). O evento, realizado por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água,  aconteceu no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Morada da Colina, em Resende. O treinamento teve como objetivo preparar profissionais da área da saúde e meio-ambiente para o uso do aplicativo SISS-Geo, da Fiocruz, no monitoramento de epizootia de febre amarela, destacando os procedimentos para vigilância ativa e passiva, coleta de animais mortos e o fluxo de informação e material biológico no Estado do Rio de Janeiro, com discussão ampliada das questões locais.

OFICINA DE COACHING DE CARREIRA EM RESENDE

O projeto social “De Nós Tudo um Pouco”, em Resende, promove neste sábado, a Oficina Coaching de Carreira. A entrada é um quilo de alimento não perecível. A Oficina será aplicada pela Consultora de Recursos Humanos e Coach, Heidi Dias e tem como objetivo trazer informação acerca da escolha profissional tendo como público alvo todos aqueles que desejarem passar pelo processo. A oficina acontece no período das 9 às12 horas, acontece na sede do projeto situada a Rua das Acácias, nº 836, na Cidade Alegria. Durante a Oficina serão abordados temas como: o que avaliar antes da escolha profissional, ou transição de carreira, a influência do temperamento nas atividades profissionais, o uso correto da ferramenta linkedin, a importância do autoconhecimento, entre outros.

COMUNIDADE PREVENTIVA 

O prefeito Samuca Silva participou na manhã de ontem do lançamento do programa Comunidade Preventiva, organizada pela Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD). O evento aconteceu no auditório do Colégio Municipal João XXIII, no Retiro. A meta do programa é diminuir ou evitar os problemas causados pelas substâncias antes que eles surjam, oferecendo possibilidades de mudança efetiva ao estimular comportamentos e hábitos saudáveis na comunidade.

RESPONSABILIDADE 

“A coordenadoria assumiu essa responsabilidade de reunir os autores para prevenção de drogas. A importância de cada profissional para evitar a entrada dos jovens no vício. Quando falamos da prevenção das drogas, estamos atingindo positivamente as áreas como educação, assistência social, saúde e segurança pública”, frisou Samuca Silva, ressaltando que o governo está aberto para aqueles que têm boas ideias. “Quem tem projetos, se levantam para apresentar que esse é o momento. Boas ideias sempre são bem-vindas no nosso governo”.

 

 

Comentários estão fechados.