Notas & Notas – 13 de março de 2019

0

MORRE EX-PRESIDENTE DO VASCO

O mais icônico dirigente do futebol saiu de cena ontem. Morreu aos 74 anos, em um hospital na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Eurico Miranda, vítima de câncer no cérebro. Atualmente, ele estava no cargo de presidente do Conselho de Beneméritos do Clube de Regatas Vasco da Gama. Ele deixa quatro filhos. O velório está sendo na Capela Nossa Senhora das Vitórias, que fica na sede do clube em São Januário, e será aberto ao público. O corpo seguirá para o cemitério São João Batista, onde será sepultado na tarde hoje.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Câmara de Volta Redonda realiza hoje, às 19 horas, uma Audiência Pública para discutir sobre os riscos e possíveis impactos ambientais gerados pela armazenagem, em um pátio no bairro Brasilândia, de pilhas de escória e sobre as consequências da emissão de poluentes oriundos da produção siderúrgica em Volta Redonda. O requerimento da audiência é do vereador Rodrigo Furtado (PTC). Outro objetivo do evento é contabilizar os resultados das ações presididas pelo parlamentar, iniciadas em junho do ano passado, além de cobrar providências das empresas responsáveis.

INAUGURAÇÃO DE AMPLIAÇÃO DE CRECHE

Foto: Divulgação


O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (Democratas) inaugurou, na manhã de ontem as obras de ampliação e revitalização da Creche Municipal Rubens da Silva Lamin, no distrito Engenheiro Passos, em Resende. Com a inauguração da Rubens Lamin, a Prefeitura totaliza 14 unidades revitalizadas pelo Programa Revitaliza Resende implantado desde 2017. Na unidade escolar foram realizadas obras de recuperação das salas, banheiros, pátio, recepção, secretaria, além do refeitório, onde foi feita uma pintura especial para tornar a hora das refeições ainda mais divertida. Agora a creche terá 36 novas vagas, subindo para 121, e atenderá toda a demanda por vagas no distrito.

ESCOLA PASSA POR REFORMA

Foto: Divulgação


A Escola Municipal Cruz e Souza de Porto Real está passando por obras de reforma. As melhorias estão sendo realizadas pela secretaria de Obras e Serviços Públicos. Os trabalhos incluem pintura externa e interna e ainda troca de telhado do prédio inferior da Escola. “Já realizamos a pintura em diversos ambientes como: corredores, cozinha, refeitório; área externa e na rampa, que também está sendo revestida de pisos. As salas de aula e os setores administrativos serão os próximos setores contemplados”, explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Tavares.

SEM PREJUÍZO ANO LETIVO

O secretário de Educação, Cultura e Turismo de Porto Real, Robson Paulino da Silva, disse que as obras estão sendo realizadas nos finais de semana para não prejudicar o ano letivo.  “Em acordo com a Secretaria de Obras, decidimos que os serviços de pintura e reparos em salas de aula acontecerão sempre aos finais de semana, evitando prejuízo do ano letivo. Já estamos nos organizando para que todas as unidades escolares recebam gradativamente as melhorias até o final do ano”, destacou o secretário.

PAGAMENTO HOJE PARA PRESTADORES DE SERVIÇO DA SAÚDE

A Prefeitura de Porto Real informou que vai pagar, nesta quarta-feira, dia 13, os empregados da empregados da empresa Laquix, que prestam serviços administrativos na rede pública de saúde. A administração municipal conseguiu novamente junto à Justiça do Trabalho uma liminar permitindo o pagamento direto dos empregados. A medida judicial, que também foi necessária no mês anterior, visa garantir a quitação dos vencimentos integrais dos trabalhadores, relativos ao mês de fevereiro. A expectativa da Prefeitura é que o pagamento esteja disponível na conta dos funcionários da Laquix que prestam serviço na Prefeitura de Porto Real até a manhã desta quarta-feira. “Desta forma estamos mais uma vez honrando o compromisso com os trabalhadores, que não podem ser penalizados pelas dificuldades financeiras alegadas pela empresa”, afirma o prefeito Ailton Marques.

SHOPPING TEM PLATAFORMA PARA BENEFICIAR LOJISTAS DE RESENDE

Com o objetivo de otimizar os resultados dos lojistas, o Resende Shopping vai oferecer gratuitamente o acesso à plataforma Universidade do Lojista. O fundador da ferramenta, Reinaldo Lopes, apresentou aos comerciantes alguns dos conteúdos de educação empresarial e funcionalidades disponíveis na plataforma. “Mensalmente, vamos disponibilizar materiais de acordo com as maiores dificuldades dos lojistas do shopping no momento. São eles que vão nortear os assuntos a serem tratados. Além das vídeo-aulas e materiais de apoio, a cada 15 dias teremos aulas práticas com sugestões de ações para serem realizadas nas semanas seguintes. Os assuntos são práticos e totalmente aplicáveis nas lojas”, explicou Lopes, que tem 18 anos de experiência no varejo.

FERRAMENTAS

Entre os temas ofertados estão planejamento, gestão financeira, marketing, inovação e vendas. “Ao oferecer essa plataforma aos lojistas, nossa intenção é ajudá-los a alcançar os objetivos das empresas com a melhoria da gestão do negócio. A ferramenta é online e as aulas podem ser acessadas a qualquer momento, de acordo com a disponibilidade de cada um. Nossa expectativa é que os lojistas aproveitem ao máximo esse benefício e aumentem suas vendas”, ressaltou o superintendente do shopping, Alessandro Machado.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

Nesta quinta-feira acontece a primeira Pré-Conferência Municipal de Saúde de Itatiaia. O encontro será realizado a partir das 15 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São José, situado na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro. A Pré-Conferência abre as discussões sobre a saúde no município e de acordo com o cronograma, serão dois encontros. O segundo será realizado no dia 21 de março, na Quadra de Esportes do Centro Comercial de Penedo, no mesmo horário. As Pré-Conferências fazem parte de um trabalho de preparação da Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 13 em abril. A finalidade é propor estratégias, metas e ações de saúde para serem levadas para apreciação durante a Conferência Municipal e se aprovadas, implantadas futuramente no município. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a etapa municipal da Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá em abril, reunirá convidados, ouvintes e delegados e é aberta ao público.

LIMPEZA URBANA

Foto: Divulgação


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) executou nesta terça-feira, dia 12,  serviços de limpeza urbana em diversos bairros. Através da Coordenadoria de Resíduos Sólidos (CRS) a autarquia promove a higienização das ruas, evitando a proliferação de doenças e promovendo o embelezamento visual do município. Tarefas de capina, roçada, pintura de meios-fios, raspagem, coleta de resíduos, coleta de volumosos e de entulhos foram executadas pelos servidores nos bairros Centro, Vila Nova, Moinho de Vento, Colônia Santo Antônio, Piteiras, Ano Bom e Barbará.

TAPA-BURACOS

A Secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda está fazendo um trabalho de melhoria das vias públicas com a operação tapa buracos, principalmente nas vias que estão precisando de uma manutenção mais urgente. Esta semana, a equipe da secretaria levou a operação para a Avenida Paulo Erley, a principal via do bairro Três Poços que faz ligação com o município vizinho de Pinheiral. Dezenas de buracos foram fechados ontem, 12, tornando a via mais trafegável, com a redução de riscos aos motoristas. O trânsito na via ficou mais intenso com a volta das aulas no Centro Universitário da Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA), em Três Poços.

RECURSOS PRÓPRIOS

O secretário Toninho Oreste, destacou que o trabalho vem sendo feito com recursos próprios do município, mas que são intervenções temporárias, para reduzir os riscos de acidentes, mas que o trabalho ainda não é o ideal devido ao período de chuvas, que vai até 31 de março, e prejudica a fixação da massa asfáltica. O secretário disse que tem uma relação de pedidos feitos pelas associações de moradores e pelo aplicativo Fiscaliza VR para atender, mas pede paciência aos contribuintes para superar a temporada de chuvas:

BARRA MANSA PARTICIPA DO PROJETO ‘CIDADES MARAVILHOSAS’

No último sábado, 9, Barra Mansa participou na Capital carioca, de mais uma edição do projeto ‘Cidades Maravilhosas’. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo do Rio/TurisRio, que tem como objetivo levar representantes das secretarias municipais de turismo do interior do estado para apresentar seus principais pontos turísticos aos visitantes do Rio de Janeiro. A atividade é um facilitador para que turistas e outros municípios do Estado, possam conhecer melhor a região e se inteirar sobre os mais variados destinos das cidades do interior.

ATRATIVOS

Neste contexto, Barra Mansa apresentou suas fazendas históricas da época do ciclo do café, as paisagens urbanas, os eventos festivos, religiosos e culturais realizados durante todo o ano, a potência do artesanato, o Projeto Música nas Escolas, além do lazer rural com os torneios leiteiros e a Agrofest. A Gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bhella Santos, representou o município durante o encontro e garantiu que essa é uma ótima oportunidade de incentivar o turismo não apenas no município, mas também em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Para Barra Mansa foi muito importante participar do projeto Cidades Maravilhosas. Esta foi a nossa primeira participação no projeto, onde tivemos a oportunidade de divulgar os atrativos turísticos do nosso município”, disse a gerente.

EVACUANDO MORADORES

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) terá que evacuar no prazo de dez dias, cerca de 2,5 mil moradores do município de Congonhas, Minas Gerais, por conta da barragem da Casa de Pedra. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, o local representa uma ameaça para aproximadamente 600 casas. A determinação ainda exige que a empresa providencie moradias provisórias às famílias. Segundo apurado pelo jornal Estado de Minas, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Neylor Aarão, informou ao Ministério Público que a CSN não fornece informações precisas sobre a barragem, prejudicando assim o plano de evacuação. “A Defesa Civil Municipal estima que os imóveis localizados mais próximos à barragem poderiam ser atingidos em 30 segundos se ela se romper”, diz o jornal.

A BARRAGEM

A barragem Casa da Pedra está praticamente dentro da cidade de Congonhas. Foi construída com método chamado a jusante, uma técnica mais cara que a montante, que rompeu em Mariana e Brumadinho. Segundo a empresa informou, o local comporta 21 milhões de metros cúbicos de rejeitos, mas a prefeitura do local afirma que o total chega a 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

MORRE O ENGENHEIRO JAYME CORREA

Foi enterrado, no final da tarde de terça-feira, em um cemitério particular do distrito Bulhões, de Resende, o corpo do engenheiro civil Jayme Correa de Matos. Jayme morreu na madrugada em sua residência vítima de infarto fulminante. Ele foi chefe de governo, do ex-prefeito José Rechuan Júnior e assessor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no gabinete da ex-deputada estadual, Ana Paula Rechuan.

SALVANDO VIDA

A operação integrada entre a Secretaria de Saúde de Paraty e o Corpo de Bombeiros ajudou a salvar mais uma vida. Foi realizada, recentemente, a transferência de um paciente recém-nascido, que necessitava de vaga em UTI Neonatal e foi encaminhado para o hospital Neovida, em Volta Redonda. A transferência contou com o apoio da equipe da UPA Municipal e com o suporte do serviço aeromédico da equipe GOA, por meio do helicóptero do Corpo de Bombeiros com base no trevo de acesso a Paraty.

SEGUNDO PEDAL PELAS ÁGUAS

Com o objetivo de promover a conscientização pelo uso responsável da água, será realizado nos próximos dias 23 e 24 de março o passeio ciclístico Pedal pelas Águas. O evento está com inscrições abertas e acontecerá simultaneamente em 18 municípios da região Sul Fluminense na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água (22 de março). Para se inscrever, basta acessar o site www.cbhmedioparaiba.org.br e preencher os dados solicitados. As inscrições são gratuitas e no dia do evento serão distribuídas 100 camisetas para os participantes em cada município.

WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Núcleo de Pesquisa (Nupe) do UniFOA, promove o XI Workshop de Iniciação Científica. Alunos de todos os cursos podem participar e as inscrições poderão ser feitas até terça-feira, dia 19, nas secretarias dos cursos de graduação. O programa de Iniciação Científica (Pibic/UniFOA) e o programa de Inovação Tecnológica (Pibit/UniFOA), referem-se a programas de incentivo aos alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas de conhecimento e administrado diretamente pelo UniFOA.

Um Fato na Foto

Dividindo a rua com os carros

Foto: André Matheus

Moradores da Rua Major José, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa, cansados de pedir socorro ao Poder Público resolveram expressar a situação em um tapume que serve de ‘proteção’ para que nenhum pedestre caia no Rio Paraíba, já que uma parte da rua cedeu e os pedestres estão tendo que dividir a rua com os carros, que passam pelo trecho em alta velocidade. A imagem foi feita pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !