Notas & Notas – 19 de novembro de 2019

0

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende entrega oficialmente nesta terça-feira, dia 19, as obras de reforma e revitalização do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Alegria. A inauguração está marcada para às 9 horas. Esta é a primeira reforma dos CCIS em 18 anos, desde a criação dos espaços. Entre os problemas mais comuns encontrados nos CCIs do município estavam pisos quebrados, partes hidráulicas entupidas e infiltrações. Com os trabalhos, foi concluída a troca de pisos, reparos no telhado e alambrado, troca das louças, novo forro e acessibilidade para os banheiros, pensando nas pessoas com deficiência. Além de pintura externa e interna, restaurações e trocas das lâmpadas, portas e janelas.

ESPAÇO AFRO RUA É INAUGURADO

Volta Redonda ganha nesta quarta-feira, dia 20, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Espaço Cultural Afro Rua. O local de fomento ao empreendedorismo cultural fica no 2º Bloco do Mercado Popular do Retiro, na Avenida Waldir Sobreira Pires, na entrada do bairro Vila Brasília. A festa de inauguração começa às 8 horas com início dos graffitis nos quiosques. Às 9 horas terá apresentação do grupo de samba Bateria Show e às 10 horas o prefeito Samuca Silva entrega oficialmente o local para a população.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Prefeitura de Resende, com apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, promove neste mês de novembro eventos alusivos ao ‘Dia da Consciência Negra’. A programação prevê atividades no Espaço Z, Arquivo Histórico e no Resende Shopping.  As homenagens terão início no próximo dia 13, quarta-feira, às 19 horas, com a palestra ‘Lutas: Resistência Negra e Atualidades’, com debates ministrados por Marcelo Dias. A ação acontece em conjunto com a ‘Exposição da Beleza Negra’, que ficará aberta ao público até o dia 30 de novembro, de 9 às 17 horas, no Arquivo Histórico.

DOIS DIAS DE FESTA

A Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Pinheiral, através do Departamento de Cultura, hoje, dia 19 e no dia do feriado, 20 de novembro, mais um evento inédito: o ‘Ubuntu Festa da Consciência Negra’. A ideia é chamar a atenção sobre a importância de lutar contra o preconceito e a intolerância e principalmente difundir a cultura negra do município.

PROGRAMAÇÃO

No dia 19, a partir das 18h30min, será realizado no auditório da Prefeitura de Pinheiral, a abertura do evento com apresentação de música, teatro e palestra. Já no dia 20 as atividades começarão às 9 horas, no Parque das Ruínas (antiga fazenda São José dos Pinheiros) com missa, roda de samba com grupo Jeito de Ser, apresentações do Centro Cultural Folha Grande, da Juventude no Flow e do Jongo de Pinheiral. O evento foi construído com participação da sociedade civil através do Centro Cultural Folha Grande, do Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense e da Igreja Católica.

REPÚDIO A ANTECIPAÇÃO DO FERIADO

E por falar em Dia da Consciência Negra, uma nota de repúdio foi enviada ao A VOZ DA CIDADE a respeito da antecipação do feriado de 20 de novembro. Na nota assinam Coletivo AFROnta, Unegro/Resende, União Brasileira das Mulheres(UBM/Resende), PCdoB/Resende, Coletivo Nebulosas, Movimento de Mulheres Negras/Resende, PT/Resende, PT/BM, Mulheres em Marcha/BM, Movimento de Mulheres Negras de BM, OICN, Movimento Negro Unificado ( MNU/RJ), Associação Mulher e Cidadania/BM, PT/VR, MST.

ATITUDE RACISTA

Segundo as entidades, a data do dia 20 de novembro não foi escolhida aleatoriamente e a alteração dela é uma atitude racista e demonstra desconhecimento da historia.  “Mediante fatos históricos, há de se perguntar: para que serve o dia 20 de novembro para esses governantes que alteram a data sem nenhum escrúpulo e nem discussão, emendando um feriado? Seria para fortalecer a política “do pão e circo” pois uma emenda de feriado não é nada mal”, diz um trecho da nota. Citam que o motivo de comemorarem no dia é porque nessa data, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do quilombo dos Palmares. “Por isso essa homenagem justa, pois Zumbi representa a luta de todos os negros e negras contra a escravidão no Brasil. Zumbi morreu em combate defendendo seu povo escravizado por esse regime capitalista que ainda escraviza pessoas e mentes nos tempos atuais”,cita a nota, frisando que a criação desse dia não é importante apenas para os negros, mas para todos os brasileiros.

FEIRA DE ARTESANATO

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Barra Mansa, iniciou no último sábado, 16, a primeira de uma série de Feiras de Artesanatos que antecederão o Natal. O evento aconteceu na Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom, região Central da cidade, e reuniu cerca de 70 artesãs. A Feira atraiu um público expressivo, que aproveitou a oportunidade para antecipar as compras de fim de ano. A mostra reuniu peças exclusivas e genuinamente artesanais.

CLUBE DO CHORO CAIÇARA

No último domingo, dia 17, aconteceu mais uma edição do Clube do Choro Caiçara, na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro de Angra dos Reis. Novamente, o projeto foi um sucesso e durante a tarde levou muita cultura e diversão para o público.  Além de ser um ponto de encontro entre amigos e familiares, o Clube do Choro Caiçara, criado no mês de março pelo músico João Paulo Moreira, se consolida com o objetivo de divulgar a cultura da música popular, em especial o choro – estilo musical criado em 1870 por Joaquim Callado.  O evento, realizado pelos restaurantes locais, recebe o apoio de divulgação da Prefeitura de Angra, e já tem uma nova data para acontecer: dia 15 de dezembro, terceiro domingo do mês.

ROTULAGEM NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS

Na quinta-feira, dia 21, das 9 às 15h30min, profissionais de nutrição estarão em uma tenda, na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro de Angra dos Reis, tirando as dúvidas da população, gratuitamente, sobre a rotulagem nutricional dos alimentos. A ‘Tenda da Rotulagem’ é uma iniciativa da Prefeitura de Angra do Reis, por meio da Secretaria de Educação, via Coordenação de Alimentação Escolar. O objetivo do evento é apresentar à população a nova proposta de rotulagem nutricional da Anvisa (Rotulagem Frontal) e tirar as dúvidas sobre como interpretar os rótulos de produtos industrializados, que têm a missão de informar os consumidores sobre as principais características nutricionais dos alimentos, auxiliando-os na realização de escolhas alimentares mais adequadas e saudáveis.

IDOSOS SÃO CAPACITADOS

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está realizando uma capacitação em informática, voltada para empresas de call center. O público alvo são pessoas acima de 45 anos. O curso é mais uma ação do projeto ‘Fábrica de Talentos’, lançado no Mutirão do Emprego. São aproximadamente 20 alunos, divididos em três turmas.  De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro, durante o Mutirão do Emprego foi identificado que uma parte das pessoas acima de 45 anos tem alguma dificuldade ao utilizar recursos tecnológicos ou de informática e isso atrapalha uma possível contratação.

ASSISTÊNCIA SOCIAL FOI TEMA DE REUNIÃO

Foto: Divulgação


A assistência às pessoas em situação de rua em Volta Redonda foi tema de uma reunião na manhã de ontem na sede da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), no bairro Nossa Senhora das Graças. Com a presença do secretário de Ação Comunitária, Ailton da Silva Carvalho, e de representantes das secretarias de Saúde (SMS), de Segurança Pública (Sesp) e da Guarda Municipal (GMVR), o encontro foi o primeiro a ser realizado com o objetivo de reforçar a integração entre as áreas.

PRESENTES NO ENCONTRO

Estiveram presentes no encontro pela Smac equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e da abordagem de rua. Da Saúde estiveram presentes representantes do Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPSAD), além de guardas municipais e de representantes da Sesp. O secretário de Ação Comunitária, Ailton da Silva, destacou a aproximação entre as áreas.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Volta Redonda oferece assistência especializada para a população em situação de rua. Os atendimentos são ofertados por meio do Centro POP, que proporciona às pessoas em situação de rua o acesso à alimentação, higiene pessoal, provisão de documentação civil, atendimento psicossocial e, quando necessário, encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas. Volta Redonda conta ainda com o Projeto Superação que, por meio de atividades laborativas e oficinas socioeducativas, visa intensificar as ações prestadas às pessoas em situação de rua. E assim, propiciar acompanhamento nas áreas social, de saúde, lazer, cultura, além de proporcionar acesso à renda e autonomia financeira.

EXPOSIÇÃO E EXPERIÊNCIA DE UTI NEONATAL

Foto: Divulgação


Em 2017 a família de Margarida Dias viveu momentos dolorosos. O pequeno Caleb Dias Galvão nasceu com 31 semanas de gestação, o equivalente a sete meses. Pesando 850 gramas e medindo 30 centímetros foi considerado prematuro extremo. Foram três meses de internação na UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Unimed Volta Redonda. Dois anos depois a história desse pequeno guerreiro pode ser conferida em uma exposição montada na recepção principal do hospital. Ao lado de mais cinco crianças, que assim como Caleb venceram os desafios da prematuridade.

MUNDO DOS PREMATUROS

Além da mostra fotográfica, a ação ‘Mundo dos Prematuros’ proporciona também uma experiência aos clientes que passarem pela recepção do hospital até sexta-feira, dia 22. Foi montada uma cabine que simula o interior de uma UTI Neonatal, um ambiente aquecido, baixa luminosidade, incubadora com redeterapia e ofurô.

BAILE DO NEGO VÉIO

O cantor Alexandre Pires se apresenta hoje a partir das 21 horas em comemoração à reinauguração do Ginásio do Barra Tênis Clube, em Barra do Piraí. Ingressos a venda online em http://bit.ly/2Kyiups. E também nos pontos físicos: Barra do Piraí – Via Bevi, Barra Tênis Clube e Agito & Uso; Mendes – DrogaNeves; Paracambi – Papelaria Tresse; Paulo de Frontin – Chove Chuva; Pinheiral – Posto Sol Nascente; Piraí – Chove Chuva; Valença – Agito & Uso; Vassouras – Jú Jú da Empada.

FRAUDES EM POSTOS

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj que investiga a distribuição de gás no estado vai se reunir, nesta terça-feira, às 11 horas, para ouvir o Chefe da Divisão de Acreditação de Inspeção do Inmetro, Guilherme Campos Pedrosa, e o Diretor Técnico do Ipem, Sergio Macedo da Costa. Há denúncia anônima de que fraudes estariam ocorrendo no abastecimento em alguns postos de gasolina e prejudicando uma quantidade enorme de cidadãos e a arrecadação estadual.

RUAS DE LAZER EM VOLTA REDONDA

O clima agradável de domingo, dia 17, levou muitas famílias à Radial Leste, em Volta Redonda, que fica reservada uma vez por semana ao projeto Ruas de Lazer, lançado em janeiro de 2017 pela Prefeitura, uma novidade no interior do Estado. Sem trânsito, a via é fechada das 7  às 18 horas para a prática de exercícios físicos, como caminhada, patinação, corrida ou ciclismo, inclusive com as bicicletas oferecidas gratuitamente pela Bike Anjo.

FABRICADOS NO EXTERIOR

De 1º de janeiro a 13 de novembro deste ano, somente a Polícia Militar do Rio de Janeiro apreendeu 446 fuzis, superando com larga margem o saldo operacional dos anos anteriores – 382 apreendidos nos 12 meses de 2017 e 330 durante todo o ano de 2018. Ao fazer um levantamento sobre a procedência dos 446 fuzis apreendidos por policiais militares em operações de combate a facções criminosas, a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Polícia Militar constatou que 94% dessas armas de guerra (446 unidades) foram fabricadas no exterior.

BRASILEIRO INTERCLUBES DE NATAÇÃO

Os atletas da equipe de natação do Clube dos Funcionários, de Volta Redonda Arthur Colombiano, Deyvid Souza, Anthony Gabriel, Nathan Reis, Alexandre Nora Cerqueira, Victor Hugo Cury e os treinadores Rômulo Rezende e Rodolfo da Conceição, embarcaram ontem para Porto Alegre (RS) onde disputarão o Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil – Troféu Mauricio Bekenn de natação que será realizado de hoje a sábado, dia 23, no Clube Grêmio Náutico União e terá a participação de 639 atletas de 115 clubes de todas as partes do país.

Um Fato na Foto

A cidade vai entrando no clima de Natal

Foto: Fábio Guimas

Ontem o repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas registrou o momento em que funcionários da Prefeitura de Barra Mansa iniciavam a montagem da árvore de Natal que neste ano ficará na Praça Ponce de Leon, popularmente conhecida como Praça da Matriz, no Centro de Barra Mansa. É a cidade já se preparando para o clima natalino que envolve a todos.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !