RESENDE
Quem está na fila de espera para agendamento de exames e de consultas não pode perder o mutirão da Saúde promovido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde no município. A chamada para o agendamento presencial acontece devido ao grande número de pessoas com dados cadastrais, como o telefone de contato, errados ou desatualizados. As especialidades tratadas serão no mutirão serão angiologia, oftalmologia e gastroenterologia. Até a próxima sexta-feira, dia 08, a primeira etapa das atividades acontece no período das 7 às 10 horas, no Centro Administrativo da Prefeitura, no bairro Jardim Jalisco.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, quatro profissionais serão deslocados para o atendimento através do mutirão, que visa atender somente quem já esta na fila de espera, sem exceção. Com isso, a expectativa é que as filas das três especialidades, que juntas totalizam cerca de mil pessoas, sejam completamente zeradas. No entanto, para isso, é necessário que os pacientes que aguardam na fila compareçam para o agendamento. Após o agendamento dos exames e consultas de quem aguarda na fila das especialidades de angiologia, oftalmologia e gastroenterologia, os atendimentos deverão ser concluídos até o mês março. Quem optar por realizar o agendamento deve levar somente o cartão SUS e encaminhamento médico, entrando no Centro Administrativo pelo acesso paralelo à Beira Rio. Já quem não comparecer para agendar o exame ou consulta, no entanto, não será excluído da lista de espera. “Três especialidades podem ter as filas zeradas já nos próximos meses e esse é um saldo muito importante para o município. Vamos abordar outras especialidades nas próximas etapas, mas para que tudo transcorra bem precisamos contar com a conscientização da população. Pedimos que evitem faltar as consultas e caso precisem, que nos avise com antecedência. Temos, inclusive, um número de whatsapp para facilitar o cancelamento”, disse o secretário de Saúde do município, Alexandre Sergio Alves Vieira, ressaltando que o paciente não deixe de comparecer nos dias e horários marcados. “Muitas pessoas acabam faltando sem avisar com antecedência, o que impede que outra pessoa que também precisa muito do atendimento possa usufruir do serviço”, salienta.
O saldo do primeiro dia de mutirão foi de 80 agendamentos, número que ainda pode melhorar nos próximos dias. As próximas etapas do mutirão ainda não possuem data marcada, porém contemplarão especialidades como otorrinolaringologia, neurologia, ortopedia e reumatologia, entre outros. O número de whatsapp pelo qual os pacientes podem avisar previamente a ausência na consulta ou exame é o (24) 98839-7475.