População está preocupada com situação dos postes

0

VOLTA REDONDA

A situação dos postes de luz em vários bairros do município está preocupando a população. Poderes, quebrados, tombados e com outros problemas preocupantes. Os moradores se queixam que as reclamações são constantes, mas que não são atendidos. No bairro São Cristóvão, por exemplo, postes de madeiras estão visivelmente podres e ocos, que causa medo nas pessoas. É o caso do que está na Rua Queluz com uma inclinação acentuada e puxando o cabo.

Segundo os moradores, em relação a esse e outros, vários ofícios já foram enviados à Light, mas nada, os problemas continuam. “Mandamos ofício desde o ano passado, mas nem sequer uma ligação como resposta não recebemos. E como a gente fica a frente do problema?”, Indagou uma moradora, lembrando que ela pessoalmente já foi atrás de respostas de alguns órgãos municipais, mas nada.

O poste que fica no cruzamento da Rua 62 com a 60, nas proximidades da Igreja São Sebastião, é outro que está tirando o sono de dezenas de pessoas. Totalmente danificado e tombado, pode cair a qualquer momento durante um temporal. “Enquanto não cair em cima de uma casa ou até mesmo de alguém não irão tomar providências. Ficam, na verdade, empurrando com a barriga”, reclamou o morador Paulo César Alves, lembrando que a irresponsabilidade da concessionária de energia elétrica continua, pois mesmo recebendo centenas de reclamações não procura solucionar o problema. “É um absurdo esse poste danificado em frente a uma igreja frequentada por milhares de pessoas. Têm também os moradores próximos”, criticou. Em várias outras localidades, os postes da Light apresentam problemas.

INVESTIMENTO

A Light garante que no ano passado, investiu R$ 40 milhões em rede elétrica em 19 municípios do Vale do Paraíba. Objetivo foi preparar para o verão. A empresa afirma que aumentou número de equipes de emergência no período e registrou 21 dias críticos desde 1º de dezembro devido aos ventos fortes, chuvas de granizo, quedas de árvores e alagamentos

O objetivo foi aumentar a confiabilidade do sistema elétrico da Regional Vale do Paraíba e minimizar as intempéries no verão.

A informação da empresa é de que, durante todo o ano de 2018, foram realizadas 483 inspeções em 10,7 mil km de circuitos e equipamentos, nos 19 municípios atendidos pela empresa na região. A partir destas inspeções e de estudos, 72.818 podas de árvores foram feitas, além da retirada de 71,9 km² de faixas de vegetação, da instalação de 239 equipamentos de proteção, da substituição de 14 quilômetros de rede por padrão mais robusto, e do tratamento de 59 circuitos de baixa tensão, além de outros serviços de rede e estrutura, tais como substituição de postes, cruzetas e isoladores.

Em relação especificamente às podas de árvores, a Light faz um trabalho conjunto com algumas prefeituras do Vale do Paraíba, no que diz respeito ao treinamento. No caso de Volta Redonda, a parceria é por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA). Na terça-feira, 22, houve aula prática instruída por técnicos da Light no bairro Barreira Cravo, com aulas de avaliação de manejo, corte, poda de formação, poda de limpeza, poda de redução, além de uso de caminhão com cesto telescópico (duplo), motosserras, equipamentos de proteção individual, facão, caminhão de apoio (entulhos).

Esta ação de capacitação, de acordo com o Gerente Regional da Light, Renato Melo, faz parte do projeto da Light “Poda Integrada ao Poder Público”. A iniciativa, segundo ele, é fundamental para o alinhamento da empresa com a Legislação Ambiental Municipal e para a aplicação de técnicas que atendam à qualidade dos serviços prestados com eficiência e segurança.

 

 

Deixe um Comentário