Missa homenageia trabalhadores em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Com a participação de milhares de pessoas, foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 1º, no bairro Vista Alegre, a Missa Sertaneja, tradicional homenagem ao Dia do Trabalho e à cultura sertaneja. A missa foi celebrada pelo padre Juarez Sampaio e ocorreu dentro dos festejos da 22ª Festa do Trabalhador, evento organizado pela Associação de Sertanejos de Barra Mansa e Região (ABSMR) e contou com o apoio da prefeitura através da Fundação de Cultura.

Fiéis acompanharam celebração da missa na Rua Treze, no bairro Vista Alegre – Foto: Divulgação

Há mais de 10 anos participando das celebrações, padre Juarez destacou a importância da data para que as pessoas sejam conscientizadas a não desistir de lutar por seus direitos. “Este 1° de maio é uma data mais para conscientização e luta. Nos últimos dois, três anos, com essa recessão que se implantou em nosso país, houve uma mudança de política, que foi uma mudança de olhar mesmo, onde hoje se olha mais para o capital, mais para o lucro, do que para a pessoa em si. Isso tem sido a denúncia do papa Francisco e dos bispos do Brasil”, afirmou o padre.

Para Juarez, a classe trabalhadora vem perdendo direitos. Ele citou a última reforma trabalhista como exemplo e enfatizou que apenas com a luta organizada é que os trabalhadores conseguirão mudar tal panorama. “Se fosse aprovada a Reforma da Previdência mais direitos seriam suprimidos. Somente por meio da organização, associação, é que a gente pode garantir os direitos trabalhistas, não só dos trabalhadores de hoje, mas também das próximas gerações”, considerou.

ATIVIDADES CULTURAIS

A Festa do Trabalhador vai até esta terça-feira e além da missa sertaneja, quem comparecer ao evento pode aproveitar shows, barracas típicas, brinquedos e parque de diversões, além do Encontro da Cultura Sertaneja (Encursert), que reúne sanfoneiros do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.