Itatiaia vai participar do Circuito Sul Fluminense de Cicloturismo

0

ITATIAIA

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Denilson Sampaio anunciou que município vai participar do Circuito Sul Fluminense de Cicloturismo. A iniciativa é da Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Médio Paraíba com objetivo de ligar as cidades da Região Sul Fluminense, por meio de um circuito turístico, que poderá ser feito de bicicleta.

De acordo com os representantes da Agência Líder, o projeto compreende 11 cidades entre as regiões do Vale do Café e Agulhas Negras, totalizando aproximadamente 450 quilômetros de rota. O circuito ainda tem a intenção de criar maior contato com o meio ambiente e com a cultura de cada cidade, dando força ao turismo local, à culinária, ao comércio e às pequenas indústrias.

Após participar de uma reunião com representantes da Agência, o Denilson Sampaio confirmou apoio a iniciativa. Ele disse que o circuito trará muitos benefícios e mais visibilidade para Itatiaia. “Este é um projeto inovador e será o primeiro roteiro de turismo integrando as cidades da região. Nós estamos muito felizes em poder ser parte do circuito. Esta e outras iniciativas consolidaram-se como importantes fontes de desenvolvimento nós, atraindo inúmeros turistas e fortalecendo ainda mais a nossa região”, disse o secretário de Turismo.

CIRCUITO DE CICLOTURISMO 

Os Circuitos de Cicloturismo são rotas planejadas e organizadas para oferecer experiências relevantes às pessoas que viajam de bicicleta. Em seu planejamento estão locais de interesse turístico referenciados, e estruturas de apoio ao viajante, tendo como foco os melhores acessos. A ideia é fazer o percurso de bicicleta, pernoitando em meios de hospedagem na rota.

No trajeto do projeto de Cicloturismo serão instalados totens com QR Code, com objetivo de orientar os cicloturistas na navegação e ainda divulgar atrativos e as belezas naturais de cada região.

CICLOVIA NA RJ-163

Com o objetivo de fomentar a atividade turística e fortalecer o Cicloturismo em Itatiaia com a inclusão do município Circuito Sul Fluminense de Cicloturismo, a prefeitura está solicitando junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) a implantção de ciclovias ou ciclofaixas na Estrada RJ-163. “Essa é uma atividade que já acontece nessa via de forma espontânea e a implantação de ciclovia trará mais segurança para os ciclistas e motoristas que circulam na RJ-163. Além disso, vai fomentar a atividade cicloturística no território, que contribuirá ativamente para a melhoria das condições de mobilidade urbana e vem ao encontro da nossa entrada no projeto de Cicloturismo”, disse Denilson Sampaio.