Itatiaia: chuva forte atinge o bairro Penedo

0

ITATIAIA

A sexta-feira, dia 16, foi de alívio para a grande maioria dos moradores e comerciantes do bairro do Penedo, em Itatiaia. O principal centro comercial e turístico da cidade sofreu com um forte temporal registrado na noite de quinta-feira, dia 15. O temporal típico da estação do verão teve início por volta das 20 horas com fortes rajadas de vento e muita chuva. O grande volume de água gerou trechos de alagamento em vários pontos do centro comercial do bairro, como na Avenida das Mangueiras e vias nas imediações da Casa do Papai Noel. O volume baixou gradativamente com o fim das chuvas, escoando para o Rio das Pedras – que corta a região central do bairro.

Visitantes registraram imagens do temporal –
Foto: Redes Sociais

A reportagem do A VOZ DA CIDADE recebeu imagens enviadas por internautas através das redes sociais, com registros da ação da natureza. Carros tiveram dificuldade em trafegar em meio ao volume das águas e alguns comerciantes optaram em fechar mais cedo. Apesar do impacto das chuvas, a Defesa Civil de Itatiaia informou que nenhum chamado foi registrado para o bairro em virtude do temporal desta quinta-feira. A rapidez na vazão das águas foi creditada ao processo de dragagem do Rio das Pedras. “Não foi registrado nenhum chamado em Penedo em decorrência das chuvas. A obra de desassoreamento do Rio das Pedras ajudou muito na  prevenção para que não houvesse perdas humanas e materiais. O índice pluviométrico nas últimas 24 horas em Itatiaia foi de 0.6 milímetros”, informou o assessor da Defesa Civil de Itatiaia, Amir Rayes.

Na manhã desta sexta-feira a situação no bairro parecia bem mais amena. Moradores e comerciantes mantiveram sua rotina diária, alguns aproveitaram para realizar a limpeza da área verde de suas propriedades. Não houve, a princípio, o relato de perdas materiais como consequência do temporal. Moradora do África II, a doméstica Maristela Nogueira, ficou presa no trânsito do bairro durante o temporal. “Tive dificuldade em seguir. Esperei a chuva passar, não demorou muito, aos poucos tudo foi voltando ao normal. Já presenciei problemas graves em Penedo e temia reviver isso. Felizmente as águas baixaram logo, a vazão foi mais rápida”, comenta a moradora.

Na manhã desta sexta a rotina de limpeza seguia no bairro – Foto: Idelfonso Pinheiro

AÇÕES DE DESASSOREAMENTO

Situado em região de serra, Penedo é uma região suscetível a temporais atípicos, o que pode ter ocorrido nesta quinta-feira. A Defesa Civil não confirmou quais fatores teriam contribuído para a força das chuvas na região. Por outro lado, comentou que a ação de limpeza do Rio das Pedras foi fundamental para garantir a vazão das águas durante o temporal. O rio é recebe o deságue do sistema pluvial no bairro.

Em 2017 o governo municipal concluiu a dragagem do Rio das Pedras. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos disse que as obras de dragagem foram iniciadas pela entrada de Penedo e alcançou toda a extensão do rio, que tem aproximadamente quatro quilômetros de comprimento. O trabalho teve a parceria com o Governo do Estado e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Segundo o governo, o trabalho fez parte do Programa Limpa Rio, criado pelo Governo do Estado, e que dispõe de equipamentos especializados e mão de obra qualificada para a realização da limpeza e da manutenção dos corpos hídricos de forma contínua. “Mesmo com as dificuldades econômicas que passa nosso Estado conseguimos junto ao governo o apoio para essa obra de suma importância para Itatiaia. Há muitos anos a comunidade de Penedo espera por esse serviço, então é com muita alegria que entregamos a conclusão desse trabalho. Economizamos mais de um milhão de reais dos cofres municipais com essa parceria”, disse o prefeito Eduardo Guedes.

Em 2017 o prefeito Eduardo Guedes concluiu o desassoreamento do Rio das Pedras – Foto: Divulgação PMI

error: Conteúdo protegido !