Integrantes do Câmara Jovem se reúnem com prefeito de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Os integrantes do projeto Câmara Jovem estiveram nesta segunda-feira no gabinete do prefeito Rodrigo Drable (MDB). Essa foi a penúltima etapa do projeto que será encerrado com uma sessão provavelmente no dia 14 de novembro, pela tarde. O vereador Wellington Pires (PP), idealizador do projeto do Legislativo esteve presente, assim como diretoras de escolas municipais e o presidente do Conselho Municipal da Juventude (Conjuv), Maicon Fagundes. Foram apresentadas as 11 indicações e um projeto de lei de autoria dos estudantes.

O projeto de lei é de autoria da aluna do Colégio Municipal Doutor Elvino Alves Ferreira, do bairro Vila Ursulino, Letícia Ferreira, 15 anos. O projeto trata da criação do projeto Humanize-se nas escolas da rede.  Ele seria realizado semestralmente por cada unidade escolar e supervisionado pelo órgão competente do Poder Executivo. “Meu projeto tem o objetivo de promover debates com o intuito de despertar nos alunos o senso crítico, incentivar o respeito ao próximo, discutir questões sociais, culturais e econômicos, entre outros assuntos de interesse da sociedade”, explicou a vereadora jovem.

O prefeito Rodrigo Drable ficou de enviar antes do encerramento do projeto a mensagem para ser votada no Legislativo. Segundo vereador Wellington Pires, algumas indicações o prefeito já até pediu para serem executadas. O projeto conta com 19 vereadores jovens, escolhidos nas escolas da rede municipal após serem eleitos pelos demais estudantes e terem aprovadas redações. Dos participantes, 13 são mulheres, uma situação que não é vista nas atuais Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional, onde a maioria é sempre de homens.

Rodrigo se lembrou de uma reunião em que se encontrou com o aluno Marco Aurélio, hoje vereador jovem. Na época, ele pediu ao prefeito a abertura da sala de informática do Ciep Municipal 483 Ada Bogato, no Paraíso de Cima. Segundo ele, a iniciativa do estudante chamou sua atenção. “Enquanto criança, ele teria outros pedidos, mas ele preferiu solicitar algo que fosse fazer a diferença na vida dele e dos colegas. Conseguimos abrir o laboratório de informática e estamos agora realizando uma reforma na escola”, disse.

Para o vereador idealizador do projeto, os estudantes tiveram hoje ciência dos desafios enfrentados pelo prefeito “O projeto também focou em explicar a funcionalidade do vereador, quais os deveres do Legislativo, como funcionam as indicações e projetos de lei”, detalhou Wellington, completando que o objetivo era trabalhar a cidadania dos estudantes. Porém, muitos estudantes foram tomando gosto e já arriscaram até mesmo escolher o que vão ser quando forem adultos. Muitos querem entrar na política. “Eles disseram que gostaram e pretendem se lançar quando tiverem oportunidade. De certa forma o projeto motivou isso também. O foco principal era trabalhar a cidadania, mas isso também desperta o interesse político e eles são o futuro do país”, falou o vereador, adiantando que no ano que vem o Câmara Jovem terá a segunda edição.

FUNDO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Depois do encontro do Câmara Jovem, o prefeito, o vereador e o presidente do Conjuv discutiram a indicação que trata da criação do Fundo Municipal da Juventude. A indicação é de autoria do vereador Wellington Pires e, segundo ele, teria como objetivo promover o desenvolvimento dos jovens da cidade. O presidente do Conjuv, Maicon Fagundes, salientou que o Fundo será mais um instrumento de colaboração entre a comunidade e o Poder Público. “O fundo terá a capacidade de captar recursos para a execução de projetos voltados à juventude do município, propiciando uma ferramenta de colaboração com a prefeitura, possibilitando também que a comunidade apresente propostas para o uso dos recursos”, apontou. Wellington completou dizendo que os recursos seriam captados com verbas federais e emendas, sobretudo com empresas privadas. “Seremos uma das primeiras cidades do Brasil a ter esse fundo regulamentado. Poucos municípios contam com isso e será voltado para políticas públicas para os barra-mansenses”, destacou.

O prefeito Rodrigo Drable analisou o projeto e indicou algumas alterações, de modo que não prejudique o orçamento do município e institua novas formas de receitas para que o Fundo seja eficiente e economicamente viável. Ele enviará a mensagem de volta ao Legislativo em projeto de lei ainda neste ano.

QUEM SÃO OS JOVENS VEREADORES

Alessandra Sampaio da Silva (C. M. Jahyra Fonseca Drable), Bruna Gomes Lins da Silva (Escola Estadual Municipalizada Santo Antônio), Daniel Fernandes Alves (CEI), Davi Vitorino de Souza (C. M. Luiz Amaral), Gabriella Alves dos Santos Paulino (C. M. Paulo Basílio de Oliveira), João Marcelo de Oliveira Rodrigues (C.M. Joaquim Maria da Silva), Kaíque Caetano Gomes da Silva (C. M. Antônio Rocha), Kauã de Oliveira Azevedo (C. M. Washington Luiz), Letícia Ferreira de Almeida (C. M. Dr. Elvino Ferreira),

Marco Aurélio Manoel  (CIEP Ada Bogato), Maria Clara Rocha Nogueira (Escola Estadual Municipalizada Rialto), Maria Eduarda dos Santos Campos (C. M. Antônio Pereira Bruno), Nathália Silva Cordeiro (CIEP 054), Raíssa Barbosa de Souza (C. M. Joaquim Peixoto Júnior),

Richard Gonçalves Pereira (C. M. Bartholomeu Anacleto), Talita Quintiliano da Silva (C. M. Pref. Marcello Drable), Vitória Vitória da Silva Pereira (C. M. Maurício Amaral), Sara Guilherme Souza (C. M. Damião Medeiros por um período do projeto) e Giovanna Justino de Oliveira (C. M. Clécio Penedo).

 

Deixe um Comentário