BARRA MANSA
Agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa realizaram nesta sexta-feira, dia 4, patrulhamento preventivo em distritos e zona rural do município visando coibir a prática de ilícitos ambientais, como queimadas, devastação de áreas e extração mineral. A ação ocorreu a partir de planejamento estratégico e percorreu estradas vicinais nas localidades de Carfanaum, São Genaro e do distrito Rialto.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, o intuito é manter o princípio do meio ambiente equilibrado, resguardado no art. 225 da Constituição Federal. “O meio ambiente precisa e deve ser preservado para e pelas gerações atuais e futuras. É responsabilidade de toda sociedade, desde o cidadão rural até os grandes empresários. Aqueles que causam danos à natureza devem ser responsabilizados por seus atos e inclusive, repará-los”, detalhou.
Durante a operação, um areal localizado entre a estrada Colonia x Rialto foi vistoriado e constatado que operava com todas as autorizações e licenças exigidas para a atividade.
Ainda no decorrer dos trabalhos, um homem foi orientado a apagar o fogo que queimava no quintal de sua residência e advertido acerca da proibição da prática.