Esportes de alta performance entenda a importância da preparação física

0

No cenário esportivo, a atuação do preparador físico para auxiliar no desempenho dos atletas é um ramo em plena expansão

Em semana de decisão de um dos maiores campeonatos para os times brasileiros, a Copa Libertadores da América, toda a atenção está voltada para o futebol. E se você está sempre ligado ao universo dos esportes, com certeza, já ouviu falar sobre a preparação física dos atletas. É com a preparação que eles conseguem se manter durante os 90 minutos de jogo – fora os acréscimos – e participar de mais de um campeonato ao mesmo tempo, assim como o Flamengo, por exemplo, que também está disputando o Campeonato Brasileiro.

Atualmente, este é um dos principais aspectos que podem definir o sucesso dos atletas em diversas modalidades – e não apenas naquelas que são mais conhecidas, como o futebol.

É claro que outros fatores interferem na performance esportiva, como a habilidade técnica e o entendimento tático. No entanto, estes não serão efetivos, se o atleta não tiver a eficiência e rendimento necessários para desenvolver as atividades propostas.

Assim, nos esportes individuais ou coletivos, a preparação física é fundamental para que os atletas tenham um desempenho de alta performance durante as inúmeras competições e campeonatos disputados durante o ano.

As técnicas de treinamento de preparação física

Para garantir que os atletas estejam aptos e em boas condições de saúde em todos os jogos, o preparador físico precisa estar atualizado sobre os melhores treinamentos e equipamento tecnológicos disponíveis.

O papel do educador físico na preparação

Durante o seu trabalho, este profissional deve alinhar as técnicas de preparação física ao estilo de treinamento do técnico, às necessidades específicas de cada atleta e às características determinantes da modalidade esportiva.

Por desenvolver um trabalho individualizado, o preparador físico é uma figura que precisa estar presente nas diversas categorias esportivas e não apenas no nível profissional. Isso porque deve-se levar em consideração, ainda que, em cada tipo de esporte, as técnicas, a intensidade e a carga dos exercícios variam.

Como você pode perceber, este é um campo de atuação em crescente expansão, o que proporciona aos educadores físicos inúmeras oportunidades no mercado de trabalho.

Assim, o primeiro passo para seguir a carreira de preparador físico é a graduação em Educação Física (bacharelado). É no curso que você terá contato com as diferentes modalidades esportivas e as técnicas específicas para cada uma delas.

Se você tem interesse em seguir carreira nesta área, entre as disciplinas oferecidas no curso, uma boa dica é ficar atento à Fisiologia do Exercício. Ela será fundamental para que você desenvolva as competências necessárias para atuar como preparador nas diferentes modalidades existentes.

Por fim, tenha sempre em mente que somente a preparação física dos atletas não é suficiente para garantir a alta performance no esporte. Por isso, ela precisa ser um trabalho em conjunto com os demais aspectos do treinamento esportivo.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !